Pessoal,

Eu preciso alimentar um arduino pro mini.

Ele pode ter uma tensão de entrada de no mínimo 5v e no máximo 12 v.

Antes eu estava utilizando uma bateria de 9 V mas é muito grande para meu projeto. Preciso de uma bateria menor nessa faixa.

Por isso pensei primeiro naquelas pilhas de 12V (que ficam em chave de carro  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-658373501-pilha-para-control...) mas não sei como faria para ligar o arduino.

Pensei tambem em usar aquelas baterias de relogio, (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-669701760-bateria-moeda-maxe...)

Só que essas baterias tem 3V, iria precisar ligar 3 baterias em série para gera 9v, mas não sei como ligar essas baterias em série.

Alguem poderia me ajudar por favor.

Muito obrigado.

Exibições: 1046

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia TH.

Você precisa saber aonde vai ligar a bateria de 12V, ou seja em que pinos na placa vai ligar ? Ou entendi errado?

De uma olhada aqui, se ainda tiver duvidas por favor post aqui

http://www.eaduino.com.br/2011/08/energizando-o-arduino/#sthash.nyp...

Abs.

Boa tarde Carlos,

Minha principal dúvida é, como consigo ligar em série 3 baterias de relogio.

Minha ideia era energizar o arduino com 9V usando 3 baterias de relogio de 3 V cada, porem eu não sei como ligar essas baterias em série.

amigo, ligar em série significa ligar o positivo de uma bateria no negativo de outra. Empilhe-as e terá baterias ligadas em série, igual na foto a seguir:

Desse jeito que está aí na foto são 4 baterias empilhadas, mas se vc quiser apenas 3, basta tirar uma.

Fica uma dúvida: essa forma de alimentar teus aparatos com bateria de relógio não será um problema pra vc? A troca constante dessas baterias não irá custar caro não?

Não dá para usar esse tipo de bateria com Arduino.

A capacidade dessa bateria é muito pouca para o Arduino. 

Recomendo que use bateira de Li-ion. 

Mas vai precisar de um carregador adequado.

Não tente carregar Bateria de Li-ion  simplesmente ligando em uma fonte.

Existe o perigo de explosão.

Veja esse projeto de um menino de 14 anos = Arduino com bateria 

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/qduino-mini-arduino-com-carr...

 

Boa noite TH,

Creio que a explicação do colega imhugo é suficiente, mas atente para o que ele diz com respeito ao consumo, se você não sabia como ligar as pilhas em serie, creio que também não deve saber como calcular o consumo, isso é comum aqui, pessoas que conhecem de programação e não de eletrônica e vice versa, então tenha em conta isso na hora de implementar seu projeto, não se trata apenas de minimizar o tamanho, mas deve levar em conta se esse beneficio não ira trazer problemas.

O consumo de uma circuito  é medido em W/H ou seja potencia/tempo, só a modo de exemplo , um circuito que demanda uma corrente de 1 ampere hora, se alimentado por uma bateria que possui uma carga de 10 amperes hora, poderá alimentar o circuito por dez horas, isto contando com uma bateria ideal que não existe, apenas para aproximar os cálculos e ter uma ideia, pense então com que frequência seu projeto ira precisar troca de baterias, e se é viável trocar baterias da forma que ira trabalhar.

Boa sorte.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço