Boa Noite caros colegas, tenho uma radio onde entramos com a voz do brasil as 19:00 horas e saímos as as 20:00 horas, de segunda a sexta feira, mas uma vez por semana este horário e estendido 15 minutos devido aos pronunciamentos. tenho um operador que faz esta mudança manualmente, mas ele nunca segue o cronograma e sempre sou autuado por não repassar os pronunciamentos, queria fazer a automação disso, usando um sistema que eu programasse online pelo navegador os horários e disparasse sozinho, obs. tenho ip fixo, mas o transmissor fica a 22 km do estúdio. tenho internet nos dois lados, a chave e básica tem duas fontes de áudio e uma saída, em uma posição toca musica e na outra toca a voz do brasil. quando encerra ele volta a chave. desde já agradeço a participação de todos

.     

Exibições: 1884

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá,

Entendo que para retransmitir a rádio, você tem que receber o sinal de outra rádio ou via internet.

Essas transmissões possuem algum sinal no início e no fim da transmissão para poder identificar os momentos de corte de transmissão.

Portanto, você apenas precisa montar um aparelho que consegue identificar estes sinais para chavea-los automaticamente.

  'Eiju

sim, aqui uso o  software winkochan,  como sou uma cabeça de rede eu uso um tom TDMF antes de cada bloco, a outra emissora ouve esse tom e chama os comerciais locais deles, se aqui o bloco tem 3 minutos la também terá 3 minutos, o mesmo para uma programação de uma hora, mas a volta sempre sera casada, se eu supor que a programação sera feita com antecedência funcionara sim, porem o pronunciamentos que forem avisados durante a programação da EBC não irão para o AR pois o tempo de retorno previsto era outro, tipo 15 minutos depois. A radio aqui só toca musica então montamos os blocos para a semana toda e quase que funciona tudo sozinho. 

Na sua fonte de audio, mesmo tendo os pronunciamentos, deve ter algo no fim da transmissão deles que indica que terminou, um tom de DTMF, talvez ...

Caso contrário, voce deve ter algum detector que indica que terminou. Ou pela faixa de frequencia do audio, geralmente bem limitada pela transmissao deles ou por algum tom ou no pior caso,um reconhecimento de fala para detectar "neste momento se desfaz a rede ......"

Boa sorte,

  'Eiju

Eu colocaria um pc rodando linux + apache + mysql + php ali no local onde vc pensa em colocar o relê.

Esse linux + pacotes (pache + mysql + php) funcionaria como um website que aceitaria conexões provenientes de navegador, por exemplo para vc entrar na página administrativa desse site, e configurar a data/horário da programação

Dessa maneira, você poderia colocar um arduino + ethernet shield w5100 + módulo relê. O módulo relê faz as comutações necessárias conforme vc já idealizou. E o ethernet shield servirá para ficar fazendo consultas de 10 em 10 segundos (ou a cada 5 segundos, ou a cada 2 segundos, vc quem define) no banco de dados instalado no servidor linux, consultando para saber se o relê deverá ser acionado ou não.

Dessa maneira penso que fica muito bacana porque vc poderá criar uma página administrativa com login/senha e acessar de qualquer lugar no mundo desde que tenha conexão de internet

e isso ai que eu preciso! tem ideia se e muito complicado fazer o código?

pois é, ficará show de bola se vc fizer desse jeito que te falei.

Aqui eu já fiz usando esse esquema que te falei. Apensar de eu nunca ter visto algo parecido na internet dessa forma que te falei na íntegra, existe farto material desmembrado, tipo um ensinando a montar servidor com apache + php + mysql, outro material ensinando a montar página de login/senha, outro ensinando a montar script em php para aceitar conexões do arduino, outro ensinando a montar sketch pro arduino se comunicar com alguma página na internet, etc

Precisaria juntar todas essas informações e usar no seu projeto.

Marco fiquei na dúvida, você se interessou pela solução do Hugo, não é?

Não entendi a necessidade de usar um Arduino para ligar um relé. 

Pode usar uma porta paralela (PCs antigos conectavam as impressoras através delas) para acionar um relé. 

Se o seu PC não tem porta paralela, pode usar uma Interface USB Paralela ( é barata) .

Cabo Conversor Usb Para Porta Paralela Db25

Vendo driver para paralela pronto com 8 saídas a relé que podem ser configurado como 4 pontes H

Você pode ver mais detalhes em:

https://app.box.com/s/38ijkpycxyafzin8vfl7

Caso,necessário,tenho capacidade e experiências com Porta Paralela

O Dono da Estação de Rádio só não resolve se não quiser

Almir, você mora em BH ?

Que bandeira é essa no seu perfil ?

Certo, mas como ficaria a interface para eu poder programar o tempo de disparo? pensei em usar o Arduíno para não ser preciso usar um pc, mas a ideia também e boa.

Se vc usar o arduino como webserver para aceitar as programações via navegador, também dá pra fazer, mas não fica tão robusto quanto ter um servidor web dedicado a isso.

Por exemplo com um servidor web do jeito que te falei (apache + php + banco de dados), vc poderia criar uma tela de login com senha para vc acessar a página administrativa. Nessa página vc poderia colocar uma seção de cadastro de usuários autorizados a mudar programação, página com relatórios de com histórico de programações lançadas, etc etc etc

Mas o melhor mesmo é fazer um sistema simples de inicio, com as funcionalidades básicas apenas (tela de login com um único usuário + página web para lançar a programação do dia + arduino com ethernet shield e com módulo relê).

E depois, aplique o sistema "Kaizen", vá melhorando e incrementando as funcionalidades do seu sistema.

Pra fazer o arduino acionar o relê: busque tutoriais sobre isso, verá que maioria usa acionamentos de carga, tipo lâmpada, mas se vc captar a idéia principal, poderá adaptar tais sketches para chavear sua mesa do jeitinho que vc planejou

Pra fazer o arduino acessar o seu sistema web: busque tutoriais sobre arduino + ethernet shield fazendo com que o ethernet shield trabalhe como webclient. Nesse modo webclient, vc será capaz de mandar seu arduino consultar um script php a cada "XX" segundos e o script php responderá pro arduino se o relê deverá estar na posição ON ou posição OFF.

Para hospedar seu script PHP, se vc não souber como montar um servidor linux local, talvez o mais fácil seria contratar uma hospedagem linux com painel de controle tipo CPanel. Há inúmeros fornecedores, tipo locaweb, uolhost, hostgator, godaddy, etc

E por fim, restaria a parte mais engenhosa da coisa toda, que é montar o sistema web para gerenciar os agendamentos, gerenciar o login ao sistema web, lançar os agendamentos no banco de dados, criar uma API para aceitar as conexões do arduino

Não digo que seja fácil, dará um belo de um trabalho, só não sei se vc está motivado a aprender a fazer por si, ou o quanto vc já domina desses assuntos que relatei.

O PC ou o raspberry com linux tem a vantagem de ter o relogio auto-ajustável através do protocolo NTP.

O windows tem o scheduled tasks que roda o que quizer na hora que quizer.

O linux tem o cron que faz a mesma coisa

no lugar do rele, voce pode até passar o audio pela sua placa de som e manipular também, se quizer.

Boa sorte,

  'Eiju

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço