Amigos,

Fiz um projeto de automação das luzes da casa com Arduino e um módulo de relé de 16 canais, conforme esquema abaixo simplificando exibindo apenas uma lâmpada e um relé.

O projeto possibilita acionamento das luzes pelo Arduino e pelos interruptores comuns. Estou fazendo um app simples no Thunkable para o controle.

A dúvida é: como saber pelo Arduino (consequentemente pelo app) que uma luz foi acesa ou apagada através do interruptor? Sensor de tensão? Sensor de corrente?

Agradeço antecipadamente e saúde a todos.

Fabio.

Exibições: 164

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia FRC,

Eu tenho aqui em casa vários cômodos com lampadas "automatizadas".

Se tenho um ucontolador controlando uma lampada,  então ele deverá monitorá o interruptor também.

Este problema resolvi assim:

O interruptor não controla diretamente a lampada, ele entra em um port do Arduíno.

Assim eu sei o status da lampada e do interruptor,

e tenho um three-way lógico.

RV

Bom dia RV,

Definitivamente sua solução seria o ideal pra eu fazer aqui, mas o problema é que já fiz toda a instalação. Vejo que, a única desvantagem no seu projeto é que, se o Arduino queimar, vc fica no escuro rss... mas isso é raro de acontecer, creio. Já as vantagens são ótimas: poderia usar relé sólido e interruptores comuns, em vez dos three-way que usei. E tb pode usar uma bitola menor nos interruptores, gastaria menos. Fui cabeça dura, deveria ter perguntado a você antes de fazer.

Mas e agora, teria uma solução mais simples? A sua eu terei de subir no forro (que é bem baixo e tem partes que nem consigo passar, essa fiação toda eu montei antes de fazerem o forro..

FRC

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço