Automação residencial como elaborar um projeto e executar

Eu já vi vários exemplos de aplicações de arduino, com lâmpada, robô e etc. Mas ainda não vi um esboço de uma instalação, modelo de uma automatização numa residência. Eu fiquei pensando se eu quiser fazer um lâmpada acender atraves da web ou do tablet, como eu monto isso? como ligo na fiação que vai até a lâmpada da minha casa ? e onde fica o arduino que controlaria todas as lâmpas? Aí surge outra dúvida, se eu quiser controlar aparelhos eletrônicos, como conectar a casa toda ao arduino, onde o arduino fica e como essa ligação toda é feita. 

Exibições: 7466

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Felipe...


Estou desenvolvendo um projeto mais ou menos com o que você precisa, o nome é House on-Line.

Algumas funções tais como ligar luzes e aparelhos IR já estão prontas e funcionando aqui em casa, já coloquei alguns videos o codigo do Arduino e o aplicativo para download.

Estão disponiveis no site : http://houseon-line.blogspot.com.br/.

Como outros comentaram tudo pode ser desenvolvido só precisa de criatividade e tempo.

As camadas que ainda estou desenvolvendo são estas:

- Abertura e fechamento de janelas automatica

- Varal inteligente

- Alarme e Cameras de vigilâcia.

- Alimentação automatica de animais

- Sistema de Irrigação

- Ativação por reconhecimento de voz.

Entre outras ideias...

Se tiver ideias não deixe de compartilhar.

A nossa criatividade é o diferencial, ai é só implementar.

Um grande abraço.

Entrei no seu blog e gostei do projeto.... também estou nessa mesma empreitada aqui em casa.

Poderíamos juntar as idéias e te ajudar na criação do manual e principalmente no aperfeiçoamento da interface e funções.

Vou mandar um email pra você.

Gostaria de ajudar... No desenvolvimento dos projetos e do manual....tbm no nessa empreitada..... Aguardando.....

Ok, podemos fazer então.

Agora estou melhorando o código do Arduino para gastar menos memória e ficar mais rápido nas respostas e execuções.


Já está totalmente diferente do que foi postado, mais ainda não está pronto.

Estou formatando um padrão de recebimento das mensagem para execução dos comandos.

Assim a mensagem poderá vir de qualquer linguagem ou plataforma...  o desenvolvedor deverá simplesmente respeitar o padrão de envio e recebimento.

Ficando mais fácil programar.

estou com uma ideia similar tem mais coisa sobre o assunto sou novo com a programacao e conhecimento do mesmo 

Muito bom, obrigado. Assim que puder disponibilizar o manual eu agradeço, está faltando entender a montagem

Olá Felipe;

Também tive essas mesmas dificuldades que você está tendo... Tive que pesquisar bastante pra poder desenvolver um projeto de automação residencial utilizando Arduino.

Depois de muita leitura e de assistir muitas vídeo aulas, consegui tudo que precisava para iniciar o projeto. No meu caso utilizei Android + uma página PHP para comandar o Arduino... Infelizmente você não vai achar um projeto que ensine tudo... é como se fosse um quebra cabeça... Aqui no LabdeGaragem você acha bastante coisa, contudo em outros sites você vai achar aquilo que não tem por aqui e que vai ser util. Basta pesquisar, e perguntar nesses fóruns que estão aos montes na Internet... Em breve estarei disponibilizando um pequeno Tutorial ensinando o básico de como controlar um arduino utilizando um smartphone ou tablet com Android... Mais segue firme... pesquisa bastante.. que você vai conseguir...

http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/mgtv-1edicao/videos/t/edicoes/v...

fizemos este projeto  para o Mundo Senai ,   se interesse, manda inbox, explicarei melhor!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço