Bom dia galera, estou querendo entrar no mundo de automação residencial, porém como todo início surgem dúvidas.

Etapa 1 do projeto é fazer apenas acionamento de luzes de um comodo( no caso meu quarto por enquanto).

Etapa 2 é ligar meu pc (se der certo, ainda irei pesquisar).

Etapa 3 é implementar um sistema de fazer esses comandos ligarem através de um aplicativo(ou por wifi ou bluetooth, o que for mais vantajoso).

A dúvida não é essa e sim qual sistema de microcontrolador usar? Já tenho alguns projetos com arduino e pic, por tanto já possuo uma base até que para o começo. O que seria mais vantajoso para usar? Arduino, PIC, avr, arm, raspberry? existem inumeros sistemas para tal, mas qual para esse tipo de projeto? 

Exibições: 714

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Ao meu ver, o mais vantajoso de usar é o que você dominar, se sentir confortável em desenvolver.

As opções que você citou, em todas dá para desenvolver o que você precisa.

É a mesma coisa que eu perguntar qual SGBD usar, qual linguagem de programação usar, etc, etc.

Comece pela tecnologia que conhece melhor e pesquise se ela suporta tudo o que pretende fazer. Estas etapas que levantou são todas bem básicas e existem exemplos as dúzias pela internet.

Estava com um conceito um pouco "comercial", onde caso desse certo poderia fornecer o serviço. 

O arduino por ser para prototipagem, em projetos finais imagino ser um pouco pode se dizer meio porco, mesmo apresentando um desenvolvimento mais fácil. Enquanto o pic tem um ar mais profissional. 

você diz porco em que sentido?

Pode-se entender como  "meio relaxado". Visto que até o presente momento não ouvi falar de nenhuma empresa que use arduino em seus projetos.

Onde eu, recém formado no técnico, que tenho uma idéia de entrar na área de automação, não tenha bons olhos caso desenvolva projetos usando a plataforma arduino, que nem disse antes, que imaginam que seja de simples uso (dependendo do projeto). 

Tire o nome Arduino, esqueça por um segundo.

Você vai ter uma placa com um microcontrolador, que da mesma forma que você pode montar  em uma protoboard ou mesmo montar sua placa, com o formato que você quiser.

Ok, você não quer usar a IDE do Arduino, use o Atmel Studio ou então use um editor de texto, tipo VIM, Sublime, Gedit ... e crie um makefile para compilar seus códigos, sim isso funciona no RuiWindows, também.

Use o compilador avr-gcc e seja feliz.

Para gravar na memoria flash use um gravador, gosto do USBASP.

A robocore trabalha apenas com arduino

não sei se como técnico tu pode exercer alguma responsabilidade técnica pelos projetos de automação... não sei se pode sair fazendo automações tudo dentro da lei.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço