Aumentar potência de transmissão do controle remoto de um portão.

Prezados amigos, 

tenho uma necessidade da qual eu vou precisar de ajuda. 

Já brinquei um pouco com arduino e raspberry pi, tenho conhecimento de eletrônica básica, mas agora vou precisar de mexer em algo que está além do meu conhecimento. 

Preciso aumentar a potência do meu controle remoto do portão para que eu possa acioná-lo a 200m de distância, sem barreiras. 

Eu comprei um amplificador no aliexpress, mas usarei apenas se não conseguir modificar no próprio controle.

Gostaria de tentar colocar uma antena dipolo, talvez yagi para abrir um portão a distância. 

Por razões que nao vou colocar aqui, imagine que não tenho acesso ao hardware do portão. Qualquer modificação precisa ser feita apenas no controle e antenas. O controle + antena serão fixos. 

O que eu quero é não ter que ir até a entrada do condomínio, que não possui comando para abrir o portão à distância, para abrir para amigos, entrega de comida, drogaria etc.

Questão: Tendo em vista a foto do controle, como eu poderia conectá-lo em uma antena dipolo?
Qual modificação eu precisaria fazer.

Controle:

Amplificador do ALIEXPRESS (usar em ultimo caso)

Gratidão a todos. 


Exibições: 1208

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, Marcos!

   Entendo perfeitamente a tua situação. Tenho uma amiga com o mesmo problema.

   O teu controle remoto usa o chip HCS201 da Microchip, o que indica que é criptografado, usando o algoritmo KeeLoq, proprietário da Micrchip.

   Se fosse um controle learning code comum, tipo HT6P20, eu sugeriria que você tentasse usar um transmissor com filtro SAW ou mesmo um superheterodino, pois o alcance não é só uma questão de potência, mas também da qualidade com que o sinal é transmitido. Seria só copiar o código. Infelizmente não será possível neste caso.

   Quanto a adaptar uma antena, é complicado, pois o circuito do transmissor teria que ter sido projetado para tal.

   Sem isto, você poderá ter o efeito contrário ao desejado, ou seja, o alcance do sinal diminui ao invés de aumentar.

   Quanto a este amplificador de RF que você mostrou, também não pode ser ligado diretamente ao transmissor, pelas mesmas razões do caso da antena.

   A única ( e complicada ) solução que vejo, seria pegar o sinal digital que sai no pino 6 ( DATA ) do chip e injetá-lo em um modulador com amplificador de RF. Para isto você terá de saber qual o tipo de modulação. O mais comum é OOK ( On Off Keying ), e também a frequência da portadora, neste caso provavelmente 433.92 MHz.

   Se a modulação for OOK, também pode ser usado um modulador AM em que o índice de modulação possa chegar a 100%, o que é equivalente ao OOK.

   Ah, e encontrar no mercado um equipamento assim, isto é, um rádio transmissor OOK ( ou AM com I. M. até 100% ) onde você possa injetar o sinal.

   Eu faria este teste usando um transmissor de Walkie-Talkie AM, tentando adaptar o sinal de saída do HCS201 na entrada para microfone do Walkie-Talkie, se é que existe algum que tenha esta frequência. É uma ideia meio maluca, mas pode dar certo.

Boa Sorte!

D. T. Ribeiro.

   

Bom dia,

infelizmente por todas as razões explicada pelo DT,  vejo isso como uma missão impossível,  e a ironia é que se pudesse colocar no portão um simples modulo receptor com saída a rele, em paralelo com o do portão, poderia acionar o mesmo desde qualquer lugar do planeta via internet, ou até 2Kms. via RF de longo alcance.

Tente contato com o fabricante do sistema, quem sabe explicando seu problema eles indiquem alguma solução.

Boa sorte!

Abs.

CK

Olá Marcos!

   Tive uma outra idéia maluca, uma legítima gambiarra!

   Imagine que você use um módulo receptor de controle remoto, destes bem baratos que se compra por aí.

   Este módulo receberia o sinal do seu transmissor original e, assim que a transmissão terminar, passaria esta informação para um Arduino que, por sua vez, usaria um transmissor de maior potência para retransmitir o sinal.

   Gostaria que os demais colegas do LdG comentassem sobre o índice de "maluquês" da ideia.

   Vocês acham que tem alguma chance de dar certo?

   Este assunto interessa-me também pois, como disse, tenho uma amiga com este problema e, se for resolvido, talvez possa aplicar a solução para ela.

D. T. Ribeiro.

Olá, Gustavo!

   Pelo que entendi, e parece que o CK também, o O. P. não tem acesso ao receptor.

   Se tivesse, realmente esta seria a solução mais simples.

D. T. Ribeiro.

Boa tarde José Gustavo, Boa tarde D. T. Ribeiro

José, o controle que me mostrou não é compatível com o portão Rossi. Ele usa o chip hcs 201, e não tenho acesso à chave do fabricante para fazer a cifragem e enviar por um SDR ou módulo utilizando um arduino por exemplo...

Mas através do seu link eu cheguei a um controle remoto "automotivo", que aparenta ser mais forte que um controle tradicional. Vou tentar e aviso em caso de sucesso. 

O problema é bem sério, me incomoda muito e não tenho muito o que fazer. Passar um cabo ou ter acesso à placa do portão (RX) seria o melhor dos mundos, mas por problemas no condomínio não é possível. 

Obrigado a todos. Qualquer outra idéia seria de grande valia.

DT Ribeiro, eu gostei da idéia. A "gambiarra" que propôs funcionaria muito bem. 
Vou procurar na internet para ver se alguém já fez coisa parecida.

Parabéns pela criatividade.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço