olá, companheiros desenvovledores/garagistas!.

Minha dúvida e a seguinte, tenho um projeto comercial onde quero colocar o microcontrolador atmega328p e o modulo Bluetooth hc05/06, postei uma dúvida sobre em outro fórum há algum tempo atrás e recebi comentários como "não e seguro colocar o atmega328p em um projeto final visto
que a chances de dar erro são grande", "o modulo Bluetooth hc 05/06 não e confiável também pois a chances de dar erro e o fabricante não poder de ajudar são grande".

Portanto, queria saber se essas informações realmente procede?
Se eu usar o ide e o bootloader do Arduíno no  microcontrolador Atmega328p tenho que pagar os "royalties" a eles?(não vou usar o nome Arduíno no meu projeto)".
Esse hc 05/06 caso não seja realmente seguro ficaria melhor criar um integrado direto na placa?.
grato desde já pela ajuda!.

fotos em anexo :

Exibições: 466

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Minha opinião,

É tão confiável como qualquer outro microcontrolador, muitos projetos comerciais já devem usar, não vejo motivo algum para temer sempre e quando você respeite com boa margem as especificações máximas do fabricante, e tomar as devidas precauções quanto ao seu software e uso da memoria.

Sobre pagar "royalties" não vai ter que pagar nada a ninguém, apenas recolher impostos ao estado se emitir NF e tiver uma empresa formal. Abaixo link do meu canal no youtube.

https://www.youtube.com/channel/UCLZ2cga6-yqz5jtI-XvE7PA?view_as=su... 

Boa sorte com seu projeto.

Abs,

CK

obrigado pela resposta carlos!. eu me inscrevi no seu canal :D

esqueci mais um assunto, você saberia me informa seu eu com o CREA de técnico de automação industrial consigo "publicar" meu produto para venda, pois vi em outro lugar que isso somente e possível com a assinatura de engenharia em alguma área da tecnologia?

Por nada disponha. Obrigado por se inscrever.

As certificações de produtos elétricos podem ser aprovadas pelo inmetro de maneira voluntaria, ou compulsoriamente, você pode se informar neste LINK AQUI 

Dependendo do que vai fabricar, onde vai utilizar, e como vai comercializar, você pode ou não certificar seu produto, no link indicado creio que você poderá obter toda informação necessária, já que não se trata de um sim ou não apenas porque depende de vários fatores.

Abs.

CK

 obrigados novamente pelas informações, irei olhar o link, :) 

Quando a confiabilidade, não vejo esse problema também, como o colega Carlos kwiek já disse.

Quanto a direitos autorais, também não vejo. Vale um estudo dos termos de serviço do Arduino mas o que a Microchip (dona da Atmel) quer é ganhar dinheiro vendendo microcontrolador. Nitidamente o Arduino é um golpe de marketing para esse objetivo. Não vejo razões para virem questionar o uso de algo que fornecem gratuitamente para que vc use com os produtos deles. 

Quanto ao crea. Ele costuma trabalhar para engenharia civil e arquitetura. Para a eletrônica a grande função dele é recolher a anuidade. Não há fiscalização ou coisa assim. Mal sabem que os eletrônicos existem. Se seu produto for passar por regulamentações quem vai cobrar vai ser o orgão competente por área. Saúde, telecomunicações, ipem/imetro, etc. para produto hospitalar, transmissor ou balança, respectivamente etc.

Enfim, vai fundo!

Na minha opinião...

Um fundamentalista diria que estou errado pq vc assina com um click um termo de venda de alma condicional a... quando aceita os termos do arduino...

obrigado por me esclarecer essas dúvidas Eduardo, irei da uma olha com o Imetro sobre o projeto ai pelo que vi no site eles informa se precisa passar por verificação ou não :D

Como seu produto possui um módulo transmissor RF, ele deve passar por homologação na Anatel.

Conheça os 3 passos para obter uma Homologação Anatel

http://www.anatel.gov.br/setorregulado/apresentacao-certificacao

Boa noite, 

Aqui poderá esclarecer as dúvidas sobre o uso do Arduino:

https://www.arduino.cc/en/Main/FAQ

https://www.arduino.cc/en/Main/CopyrightNotice

Só mais um comentário, se for usar o Atmega328p no seu produto, não use o bootloader nem programe-o pela plataforma do Arduíno. Use um gravador USB ASP e grave o microcontrolador diretamente, e também travando o seu conteúdo para não poder fazer a leitura do código gravado, assim ninguém vai pegar o seu produto e fazer uma cópia, pelo menos não do seu código.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço