Estou com um ATMEGA328 e não estou conseguindo enviar os sketchs pela serial (através de um adaptador FTDI), mas usando o ARDUINOISP ele recebe os programas normalmente (FILE / UPLOAD USING PROGRAMER)

Será que há algum FUSE ou algo assim, que faça a diferença entre as duas formas de RESET?

Já gravei duas vezes o BOOTLOADER nesse ATMEGA328 e não resolveu.

Apresenta o erro.

avrdude: stk500_getsync(): can't communicate with device: resp=0x90

Obviamente, já olhei a COM que está conectado, selecionei corretamente a placa (BOARD) no menu.

Substituindo este ATMEGA328 por outro e fazendo o upload pela USB foi normal.

Se alguém puder propor idéias, agradeço.

Exibições: 387

Responder esta

Respostas a este tópico

Marcelo, já tive os seguintes problemas utilizando atmega sem o arduino:

1) eu sempre faço reset manual (ok, eu não sei fazer de outra forma, tem o lance de usar o capacitor, mas enfim) no manual as vezes dá certo.

(mesmo que vc já saiba, isso pode ser util para outros) para reset manual, quando aparece a frase na IDE que o código foi Compilado, aperta o botão (ou joga o GND) rapidão, ele transferirá o código.

2) Quando eu gravei o Bootloader UNO e uso o FTDI eu preciso apertar duas vezes em sequencia e só assim ele copia.

Bom ... não me pergunte os porques... mas tem funcionado. Se o FTDI tem led, facilita. Se o bootloader for do 2009 um click no reset só.

espero ter ajudado.

Nem colocando direto no GND ele não dá o reset.

Fica somente o LED ligado no pino 13 piscando.

Cara, vou dar uma ideia que acho que de tão estúpida pode funcionar... e se o reset for mais "forçado" tipo se vc momentaneamente (rápidão mesmo) desligar o VCC geral, tipo apagar ele "puxando da tomada" será que não substitui o reset do pino? 

Sim, substitui, o que estou a pesquisar, já que tenho um que está ocorrendo isso, é ver o que pode ser feito para remendar isso.

Eu tive um falecido UNO, que também não conseguia programar pela USB, ele comunicava, mas não subia o sketch, eu programava via ISP, ate´ele "torrar", ai parei de procurar, quando apareceu esse ATMEGA328, to tentando achar a solução

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço