Ola a todos.

tenho uma curiosidade. estou com um atmaga162 e gostaria de saber como eu posso usar ele com os sketch do arduino.

este atema162 esta em uma placa simples aqui ja conectado com um cristal de 16.000. eu tenho um gravador PCB LPT 6.0. o soquete que tem no meu gravador não da e pequeno demais mas ele suporta este atmega pois vi no manual.

eu queria usalo mas nao sei como proceder para gravar ele nem por onde começa. poderiam me ajudar

eu encontrei um link de um cara falando sobre este assunto mas nao sei se esta certo. no caso dele ele usa a propria ide do arduino.

Link: http://openhardware.ro/using-atmega162-arduino-ide/

Exibições: 1162

Responder esta

Respostas a este tópico

Alguma ideia gente?

Você conseguiu configurar a IDE, para compilar para esse atmega?

Faça como descrito no tutorial.

Para gravar o firmware ou o bootloader, você precisa de um gravador externo.

A IDE não está preparada para usar o seu gravador, mas você pode pegar o arquivo hex, gerado depois de compilar, e importar no programa que seu gravador usa.

Você pode usar um Arduino como gravador, carregue o firmware ArduinoISP e use-o como gravador. 

https://www.arduino.cc/en/Tutorial/ArduinoISP

vamos lá.

1º- eu não testei ainda compilar código para esta placa como fala pra fazer no tutorial. vou fazer isto de tarde.

2 - eu tenho um software e um gravador que usa LPT. ele grava um milhão de coisas diferentes inclusive este Atmega162. de tarde te mando as fotos do gravador, pois os pinos que tem ali para gravar são por SPI mas não batem com a descrição dos pinos do Atmega162. e eu tmbm não sei por onde gravar o atmega. é por meio do SPI mesmo?

Só a titulo de curiosidade, existem três formas de gravação, por JTAG, SPI e gravação paralela.

O método de gravação mais "simples" (usa menos fios) é através do SPI, observe os pinos:

ola o meu gravador.

tentei copilar um blink aqui mas ele da um erro no arquivo boards.txt, onde o tutorial manda adicionar umas linhas. Não sei se fiz certo, não explica como deve ser adicionada estas linhas neste arquivo.

Development board can be made ARDUINO compatible  if used with ATMEGA162 microcontroller.
(Note: This is not supported by the official Arduino libraries)

To use ARDUINO need to be made ​​the following changes:

1. In the <arduino>\hardware\arduino\avr\boards.txt file, add these lines:

##############################################################

atmega162.name= ATmega162

atmega162.upload.protocol=arduino
atmega162.upload.maximum_size=14336
atmega162.upload.speed=57600

atmega162.bootloader.low_fuses=0xFF
atmega162.bootloader.high_fuses=0xD8
atmega162.bootloader.extended_fuses=0xFB
atmega162.bootloader.path=optiboot
atmega162.bootloader.file=optiboot_atmega162.hex
atmega162.bootloader.unlock_bits=0x3F
atmega162.bootloader.lock_bits=0x0F

atmega162.build.mcu=atmega162
atmega162.build.f_cpu=16000000L
atmega162.build.core=arduino
atmega162.build.variant=atmega162

##############################################################

este é o erro que dá :

Property line '?# See: http://code.google.com/p/arduino/wiki/Platforms' in file C:\Program Files (x86)\Arduino\hardware\arduino\avr\boards.txt is invalid

Erro compilando para a placa ATmega162

Qual IDE esta usando ? Tente usar uma IDE mais antiga . 

No link a versão era 1.5.2 

https://www.arduino.cc/en/Main/OldSoftwareReleases#previous

pergunto. eu ja consegui exportar o .HEX

agora tenho uma duvida. eu ja liguei os pinos do meu gravador do jeito que eu acho que é no atmega162 (SPI).

liguei o VCC 5v e gnd.

preciso ligar mais alguma coisa no meu atmega162?

O CS fica conectado no Reset do atmega.

SO no MISO

SI no MOSI

CLK no SCK

O atmega precisa estar conectado a um cristal (a não ser que você saiba a fonte de clock do atmega, pode ser clock interno, cristal ou apenas um sinal de clock).

O teste mais simples é pedir para o programa do gravador, ler os fusebits ou a identificação do atmega.

consegui ler ele ID e outra coisas

eu agora mesmo tentei gravar ele mas da um erro:

Error at Address 0x000080 buffer=BE1F Chip=3800

consegui compilar usando o IDE 1.5.2. não sei exportar o HEX logo peguei ele dos temporários do Windows.

Você consegue pelo menos gravar o bootloader, que está disponível no site?

consegui agora gravar o HEx que copiei dos temporários de meu windwos esta gravando bem agora. achei o meu erro.

So não sei o tal de bootloader como faz para colocar ele.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço