Pessoal, boa noite.

Estou desenvolvendo um projeto com a Atmega 2560. Para tanto comprei um 2560 (CI) e estou quebrando a cabeça para fazê-lo funcionar no modo standalone no proto-board.

A boa notícia é que consegui acordá-lo, ou seja, consegui gravar o bootloader utilizando uma placa UNO como gravadora, na opção "Arduino as ISP" da IDE 1.6.5.

Logo após a gravação do bootloader, gravei através da mesma placa do UNO, o programa "blink". Coloquei um led na porta 13 do 2560 (até então "virgem") e tudo deu certo, ou seja, o led está piscando no proto board.

O próximo passo foi utilizar o canal serial (TX0 e RX0) disponibilizado nos pinos 2 e 3 do 2560, assim como acontece com o Atmega 328. A ideia é ligar o monitor serial da IDE nesse canal para debugar o programa, bem como gravar os programas por essa porta também, assim como é feita nas placas de desenvolvimento que compramos prontas. Para isso utilizei um conversor USB/Serial - FTDI232.

Isso funciona 100% quando utilizo um Atmega 328, comprado já com o bootloader gravado. Não funcionou com o 2560, na hora de gravar o programa, dá um erro de timeout, ou seja, a IDE não se comunica com o CI via essa porta serial. Será problema no bootloader ?

Alguém já passou por essa experiência ?

Preciso fazer funcionar o "monitor serial", alguém tem outra idéia ?

Desde já, agradeço se puderem ajudar.

Exibições: 2573

Responder esta

Respostas a este tópico

Flavio , quando se escolhe a placa Arduino Mega, como a IDE saberá qual driver usar ?? Escolhendo a porta serial ? 

Obrigado. 

A IDE usa o avrdude para gravar o microcontrolador e esse programa precisa saber apenas, qual porta está conectado o chip alvo  (existem outros parâmetros ).

Sobre os arquivos de configuração da IDE eu já tinha citado:

http://labdegaragem.com/forum/topics/atmega-2560-standalone-monitor...

Obrigado , Flavio .

Abraços 

Pode ligar um conversor usb-serial externo, já fiz esse teste. Só tem um pequeno problema, é necessário fazer um RESET toda vez que for gravar o firmware.

USB-serial externo no Arduino

Deve ter matado a charada !

Gustavo, bom dia.

Vou levar para o Senai e passar pelo osciloscópio digital. Boa idéia.

Antes, vou tentar o circuito de RESET com o transistor. Já tentei somente com o capacitor de 100nF em série e não deu nada.

Interessante é que no 328 funciona só com esse capacitor.

No final tudo dá certo !

Qualquer dia apareço aí !

Abraço

Bernardo

...

Olá Flávio.

Já fiz esse teste também, funciona 100% no Atmega 328 utilizando apenas um capacitor de 100nF em série com o pino de RESET

Porém no meu Atmega 2560 Standalone, nada disso funcionou, ainda. Vou montar com o transistor, conforme dica do blog sugerido por você.

Assim que fizer eu posto os resultados

Desde já, obrigado.

Um abraço.

Flávio....o Blog é seu ??

Sim, é meu.

Já vi um problema parecido com o seu, mas era o cristal que não estava soldado corretamente (solda fria).

Oi Flávio, parabéns pelo Blog. Quando me falou a primeira vez não percebi.

Excelente iniciativa, excelentes matérias publicadas.

Meu 2560 está montado em um proto-board. Já testei as conexões do cristal e ele roda o sketch "blink" gravado via ISP, por isso acredito que não seja esse o problema.

Quando tiver um tempo vou colocar o transistor para enviar o pulso de reset, assim como você fez e darei um retorno a vocês.

Obrigado.

Flávio.

Funcionou com a placa do Mega sem a necessidade do transístor, apenas com o capacitor de 100n em série com o reset.

Vou testar (de novo) no standalone.

Abç.

Bernardo

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço