Armazenamento de dados Elétrico (potência, tensão e corrente) para monitoramento remoto

Olá, me chamo Mikael Bruno, graduando de Engenharia Civil. Estou desenvolvendo um estudo para conclusão do curso e prática profissional a respeito do monitoramento e automação residencial. Sou iniciante dos estudos de eletrônica e arduino, costumo utilizar a automação fabricada(sonoff, smart Led, Infravermelho control...)

De início meu objetivo inicial é captar dados de potência, tensão e corrente e armazenar de alguma forma na nuvem. Tenho um dispositivo que consegue fazer a leitura e exibir em um painel (Romacci AC50-300V Voltímetro Digital Amperímetro Potência Corrente ...), mas gostaria de armazenar esses dados. Há alguma forma ou direcionamento? Por onde posso começar os estudos para conseguir fazer esse armazenamento? 

Obrigado.

Exibições: 330

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Mikael,

Existem vario site IoT onde você pode armazenar na nuvem os dados que você quer, um deles e que recomendo por sua qualidade é o BLYNK  

restaria ver como adaptar o seu modulo em uma placa com conectividade a internet, como ESP32, ou outra placa.

uma outra recomendação seria usar o Raspberry PI, mas o preço atual dos mesmos tornou inviável seu uso em relação a outras placas.

Creio que o melhor seria utilizar os medidores de corrente para arduino, esp, etc, talvez seja mais facil que adaptar o seu modulo.

MODULO

MODULO

No  MEU CANAL no youtube existem alguns exemplos de conexão com o blynk, embora no site é onde ira encontrar toda a documentação pertinente.

Aguarde a opinião dos demais garagistas, a turma do LDG que é colaborativa e existe sempre a vontade de ajudar.

Boa sorte, bem-Vindo!

Abs.

CK

Boa tarde Mikael, 

Informe mais detalhes sobre esse aparelho (link, fotos, especificações, manual) 

"Tenho um dispositivo que consegue fazer a leitura e exibir em um painel (Romacci AC50-300V Voltímetro Digital Amperímetro Potência Corrente ...), mas gostaria de armazenar esses dados."

Ai estão 2 links do mesmo produto, as especificações do equipamento estão no site da compra.

Abaixo é uma foto do equipamento medindo a potência em tempo real (149,3W), corrente (0,64A) e a tensão(233V). Suponho que o valor da potência é, na verdade, calculada por meio da tensão e corrente.

De maneira leiga suponho: ' já que os dados podem ser exibidos, podem ser armazenados' . Após o armazenamento os dados serão organizados e exibidos conforme a necessidade do usuário. Me pergunto: 'De que maneira consigo reprogramar a placa eletrônica, desse dispositivo (Keweisi - AC300) para, no lugar de exibir os dados, guardar informações com o ciclo de 10seg?'

KWS-AC300-100A wielofunkcyjny miernik elektryczny transformator zam...

KWS AC300 voltímetro digital ac 50 300v tensão 45 65hz energia medi...

Boa noite 

1) Esse aparelho(deve ser chinês) não deve ter uma boa precisão. Veja que nas especificações do produto nenhuma informação é dada sobre a precisão!

2) Não consta nos links do produto, nenhuma  informação sobre a existência de uma interface de dados. Você pretende hackear o aparelho? Entende de eletrônica? 

A alimentação do aparelho não deve ter isolação com a rede eletrica. Se for abrir, muita atenção com o risco de choque elétrico. 

Olá, Mikael.

   Tudo é uma questão de custo. Os colegas ofereceram soluções baratas mas que demandam um trabalho extra para colocar em funcionamento.

   Se você dispuser de uma verba um pouco mais consistente, por assim dizer, pode entrar em contato com a Embrasul <- Link.

   Eles tem muitos anos de experiência neste ramo e uma gama de produtos que certamente poderá atender às tuas necessidades.

Sucesso!

D. T. Ribeiro

Boa noite,

Eu ajudei o garagista Alan Lima nesse projeto:

https://labdegaragem.com/forum/topics/controlador-de-fp-com-arduino...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço