Arduino x GSM/GPRS - Usar shield SIM900 (ou equiv.) ou um Rastreador Veicular ?

Acredito que assim como eu muitos outros garagistas já tiveram a intenção de fazer algum projeto usando um shield GSM/GPRS, e também acho que a maioria ainda não foi adiante em razão do custo um tanto salgado do hardware.

Me ocorreu a ideia de talvez algo ser possível usando como alternativa um rastreador veicular, que tem um custo mais acessível (cfe. pesquisei Mercado Livre).

Alguém tem conhecimento maior sobre os tais "rastreadores veiculares" ?

Seria viável adaptar para uso no Arduino ?

Talvez os rastreadores não ofereçam tudo que o shield faz mas quem sabe poderiam atender a algumas necessidades mais básicas, não ?

Com a palavra os "experts".

Exibições: 2909

Responder esta

Respostas a este tópico

P.S.: Se alguém se sentir capacitado a "dissecar" algum rastreador posso verificar a possibilidade de contribuir financeiramente para a compra de um desses rastreadores, independentemente do resultado vir ser positivo ou não. 

Lauro,

não olhei os preços no mercado livre de rastreadores, mas na seeedstudio tem um shield gprs, acredito eu, com um preço bem legal. Shield GPRS

Eu comprei esse shield numa versão mais antiga e estou satisfeito. Se não me engano, por carta registrada o frete é grátis.

Abraço.

Este site é ingles ou chinês ? Comprou com cartão de crédito internacional ? 

É da china sim e compra com paypal. Pra não falar que foi uma maravilha, no primeiro envio o produto não chegou, mas entrei em contato com o paypal e me enviaram outro sem problema.

Existe algum módulo que trate com GPS sem usar o chip de operadoras? Se eu faço um rastreador e o coloco em um veículo sem autorização do dono e ele é encontrado? Basta abrir pegar o chip e ele tem a faca e o queijo pra bater com o prato na minha cabeça!!!! Não é isso o que quero. Quero poder coletar dados da movimentação deste veículo, colocar estes dados em um sistema e ele me "tocar" todo o percurso que este veículo fez dentro do tempo, sem ser "incomodado" por isso. Alguem sabe?

Se não quer usar o sistema celular acho que só resta usar algum tipo de rádio o que complicaria e encareceria bastante ou se puder chegar perto do veículo a menos de 10 metros eventualmente poderia acessar via bluetooth e acessar os dados que poderiam ter sido armazenados num SD card.

A idéia é até + simples do que isso: Localizar e armazenar em SD só. Depois me aproximo do veículo, me abaixo e destaco o aparelho e fico sabendo onde esteve. Somente isso.

Na loja do LAb tinha (está em falta) o GPS Shield que é só GPS não utiliza serviço celular, somando-o com um shield SD Card no Arduíno está tudo feito. Vejo como problema apenas a questão da antena do GPS, que segundo penso deve estar aparente, pelo menos um pouco, para receber as informações dos satélites.

Caramba! Foi só falar em rastreamento/GPS/etc...apareceu aqui em baixo propaganda da Graber...

Aquela internet "inocente" não existe mais, é só falar de algo que aparecem 200 milhões de fornecedore$ querendo te empurrar alguma coisa...

Tem uma proposta interessante na Saber Eletronica. vou ver a edição.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço