ola sou novo aqui 

gostaria de saber se o arduino pode ser usado como clp ou da para usar os dois em conjunto??

Exibições: 6049

Responder esta

Respostas a este tópico

Estou montando um projeto para substituir um clic-02 da WEG, com 10 reles e 8 entradas de controle 110/220V, e algum controles de temperatura com Ds1420.

Depois que estiver funcionando vou dar uma olhada no tal de ESCADA que parece ser um projeto de CLP para arduino

Marcelo trabalho com automação e pelo visto o problema é a visão do mercado que só utiliza clps consagrados pelo mercado.

É perfeitamente possível utilizar um arduíno uno com relé shield para pequenas automações, o custo seria muiiiito menor, creio que a questão seria utilizar uma fonte industrial para automação, talvez fosse o caso de criar um relè shield utilizando todas as entradas e saídas do uno e oferecer ao mercado.

Como está seu projeto?

Caso queira alguma sugestão:

nelan67@yahoo.com.br

abraço

Nélson

Olá, Fabiano. Isso dependa da aplicação. O que vc quer fazer?

Olá, a aplicação seria controla inversor de frequência e um alimentador com eletro imãs mas tudo isso só por sinal e rele.  

qual o inversor pretende usar?

Delta VFD-B 5hp

Olá,

Este inversor tem entrada anlógica? Normalmente todos tem uma entrada de tensão 0-10V ou de corrente de 4-20mA ou 0-20mA. Você pode então usar um pino PWM do arduino e com mais uns componentes fazer uma saída analógica de tensão ou de corrente. E controlar a velocidade do motor.

Para acionar o inversor, é só ligar as saídas do arduino  a relés que então vão acionar as entradas digitais do inversor. O rele de saída do inversor pode ser ligado a uma entrada do arduino para indicar uma falha ou o estado do inversor.

Agora, se o seu inversor tiver uma porta de comunicação, normalmente RS485, voce pode usar um conversor RS485/TTL e controlar o inversor via rede serial e protocolo MODBUS RTU, o arduino já tem biblioteca pronta para Mestre Modbus. Esta saída tem a vantagem de economizar com cabeamento, componentes e pinos de I/O do arduino. E é a tendência mundial no que se refere a automação industrial.

Abraço

Vendo o manual, ele tem entrada de 4-20.

Sugiro fazer um conversor DA com saída de corrente, acredito que 12 bits é mais do que o suficiente, porém 8bits é muito pouco.

Dê uma olhada no manual do seu inversor http://www.metaltex.com.br/downloads/m_VFD-B.pdf

Como você vê na figura do 2.4.3 Esquema de Ligação Elétrica, esse inversor aceita um potenciômetro de 5K para definir a velocidade do motor.

Na figura ele mostra o potenciômetro ligado a porta AV1 e ao 10V e comum, no meu WEG eu tenho a mesma situação, há um parâmetro que indica o fator de escala da entrada AV1, onde você pode aplicar 5V como sendo o 100% de rotação, no seu inversor talvez seja o parâmetro  "04-02" que vai de 0 a 200%

No manual ele deve explicar como usar os TERMINAIS de entrada para você controlar avanço/retrocesso, inicio e parada do motor.

Permite usar lógica NPN, então os controles quando hábilitados esperam um sinal de TERRA, então ligando um transistor NPN excitado pelas portas do arduino, você faz esse controle.

Oi fabiano,

o arduino pode ser usado como CLP com modificações, procure aqui no forum que tem bons exemplos do uso dele com reles, e também do uso com 485, posts do próprio Marcos que respondeu aí em cima...

eu estou de olho em um cara chamado CLPDUINO que parece ser em parte, o que vc precisa... procure por esse amigo aqui no LdG
que parece que o negócio é sério :-)
http://labdegaragem.com/profile/AntonioFlaviodeSouzaleivaFi

abraço

valeu pessoal 

estou começando agora com o Arduíno duemilenove o meu tem 3 semanas que chego

 eu trabalho com elétrica industrial  vou começar sábado 04/08 o curso de eletrônica no Senai Brás

quero usar o arduino mais na areá industrial aqui na empresa

gostei desse clpduino vou procura saber mais sobre ele.  

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço