Arduino + Receptor 433Mhz + Controle Remoto(JFL, PPA, Rossi,etc)

Boas galera,

Tenho um Arduino e um Receptor RF 433Mhz e gostaria de receber os clicks feitos em controles remotos que sao comercializados por ai e que sao usados em alarmes/portoes eletronicos.

Ligando a saida do receptor diretamente em um led eu consigo ver que qdo eu aperto o botao do controle remoto o led acende forte, mas ele fica piscando mais fraco com o botao solto pois deve estar captando tbem interferencias no ar.

Gostaria de no meu arduino identificar o controle que foi acionado no meio dessas interferencias, e pelo que eu li por ai me parece que esses controles codificam a sua identificação unica antes de trasmitir o sinal, e é essa minha dúvida....

Como identificar esse sinal transmitido e decodifica-lo com o arduino?

Imaginem as possibilidades, hoje temos um numero limitado de E/S no arduino, e se usarmos os sensores de portas/janela sem fio dessas empresas de alarme, sensores infravermelho e/ou controles remotos, a gente poderia ter inumeros acionadores ocupando apenas 1 E/S do seu arduino, mas para isso precisamos decodificar esses sinais. 

Eu abri um receptor com 2 reles de uso geral da JFL e lá existia uma placa receptora de 433mhz identica a essas vendidas por ai para arduino e um PIC16... que nao me lembro o modelo agora, mas que recebia a saida do recptor diretamente no seu pino 3, o seja, a decodificação é feita internamente no PIC, mas como eu nao entendo de PIC eu nao a minima ideia se é possivel fazer uma engenharia reversa para conseguir o algoritimo de decodificação do PIC e reescreve-lo para Arduino.

Alguem ai tem experiência com esses receptores e ja conseguiu decodificar algum desses controles remotos e sensores comercialmente usados em alarmes ?

Atenciosamente,

Alexsandro Nunes Lacerda

Exibições: 14051

Responder esta

Respostas a este tópico

Saudações,

Eng. reversa em PIC dá um trabalho... e se o PIC estiver travado... esqueça.

A um tempo li um post de como utilizar estes módulos e etc... aqui mesmo no LDG e acabei comprando um Tx e Rx e existem CODE/DECODE físicos que são utilizados...

Li sobre isso e aprendi que não precisa disso realmente, pois, dá pra fazer a implementação via software e fiquei de fazer isso e até agora está em PAUSE.

Seria bom fazer um procedimento de escuta... e escovar os bits recebido... e comparar depois pra saber identificar quais os que são de ID e os que são de INFO...

Se quiser podemos tentar juntos... o q acha?

[]´s

Olá Sergio

Vc pode disponibilizar essa biblioteca para HT6P20?

Um abraço

Ailton

Opa Ailton,

Veja... no datasheet do ci http://www.datasheetcatalog.org/datasheets/120/170613_DS.pdf

tem explicando como ele funciona

E nesse link tem um exemplo visual de como teoricamente funciona tudo "com outro CI" mas a ideia é a mesma http://www.rogercom.com/pparalela/AnimaTransmissao.gif

Então lendo o Datasheet creio que implementar isso não seja tão bronca assim... estou querendo justamente fazer isso... implementar uma LIB pra CODE e DECODE pro ARduino.

[]´s

:D

Para que quiser http://www.holtek.com.tw/english/tech/appnote/consumer/pdf/ha0261e.pdf

Acabei de achar o PDF com o código do encoder em Assembler... mas... já é alguma coisa.

Olá Alexsandro

Dê uma olhada aqui http://arduino.cc/forum/index.php/topic,102556.0.html eu acho um bom caminho para vc fazer o que deseja.

Ailton

Olá, fiz um vídeo demonstrando esse projeto 

Pessoal,

 dá uma lida nesse tutorial sobre Controles Remotos com RF.

Tem um post com rotinas para decodificar e replicar o sinal com Arduino usando o encoder HT6P20.

http://labdegaragem.com/forum/topics/desvendando-controle-remoto-rf

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço