Bom, voltei a tentar implementar meu sistema de controle baseado em um transdutor 4-20mA.

http://labdegaragem.com/xn/detail/6223006:Topic:145546

Estou usando um fonte de alimentação de 21V para alimentar tanto o 7805 (que alimenta o ATMEGA) quanto o TRANSDUTOR que é de 10-30V.

O atmega está com bootloader de lilypad. Então está sem cristal.

Coloquei os capacitores de 22nF na entrada e na saída do 7805, e quando ligo para fazer as leituras, depois de um certo tempo, ele pira e não funciona mais.

Tentei não alimentar com a mesma fonte, coloquei uma fonte de 12V alimentando o ATMEGA328 e ele funciona normal, mas assim que ligo no pino A1 o transdutor, ele vai e para de funcionar, as vezes fica como se estivesse dando reset sozinho.

Estou aberto a sugestões.

Obrigado

Exibições: 1181

Responder esta

Respostas a este tópico

Não dá para usar uma fonte com tensão menor que 15V, pois meu sensor é de 10V-30V, como estou medindo a queda de tensão nele, então para ter algum resultado entre 1V - 5V preciso de 15V.

Marcelo alimente o seu sensor com um pilha de 12V (de controle remoto).

Acredito que o consumo do sensor seja baixo.

Não use uma mesma fonte para o sensor e para o Arduino, ligando os mesmos terras.

Faça o teste que recomendei no post anteiror.

Acredito que esse é o seu problema...

Não vai funcionar, dê uma olhada aqui

http://sound.westhost.com/appnotes/an011.htm

No tópico The 4-20mA Standard

Veja que para utilizar um sensor desse tipo, há uma tensão mínima para a alimentação (do sensor) e somando-se a ela deve-se adicionar os 5V para a leitura de um AD como do ATMEGA que é de 0-5V. Não posso usar nenhuma alimentação abaixo de 15 (onde o ideal é algo acima de 18V pois há também a impedância do cabo que deve ser levada em consideração)

Voce tem razão - 10V do sensor mais 5V no resistor de 250 ohms. A fonte precisa ter 15V.O circuito forma um loop de corrente.

Isso comprova a minha dedução que do jeito que esta ligando, esta lendo tensões negativas. Posso estar enganado...

Recomendo então que use a sua fonte de 15V para alimentar o sensor e alimente o Arduino através da USB. Não conecte o terra do Arduino ao terra da fonte do sensor ainda.

Meça a tensão com multimetro no resistor para verificar a polaridade das conexões. Após confirmar as medições, faça as conexões com polaridade correta. A entrada do Arduino só aceita tensões positivas.

Marcelo boa noite.

Peço desculpas por ter afirmado que a sua ligação do resistor de 250 ohms em série estava errada.

Eu me precipitei antes de analisar as características do circuito e do sensor.

O meu intuito é querer ajudar os colegas do Lab.

Espero poder ajuda-lo.

Abraços

Gustavo Murta.

Tranquilo, eu entendi a vontade de ajudar, eu demorei uns 2 meses para entender isso

pensei que só eu tinha problemas com analogRead/analogWrite. Quando uso junto com o sensor IR os valor n aparece na tela se o analogWrite tiver mudando os valores constantemente

Realmente, até hoje não entendi o que há de errado com essa parte do analogRead, com um potenciômetro ligado no pino analógico eu encontro variação do valor lido. Como eu coloquei antes, não preciso de um valor exato, mesmo porque tenho como fazer ajustes que eu chamo de "fator de correção" onde pego os valores lidos e posso aplicar de 2x a 0.1x. Mas as leituras sempre parecem variar muito.

Marcelo eu ainda nunca mexi com as entradas analogicas do Arduino, ainda.

Pretendo em breve.

Mas tenho muita experiência em ADCs (analog to digital converters).

É comum em uma entrada analógica ter pequenas variações (ripple, por exemplo)

Quais são essas variações?

Pode listar os valores?

Não tenho logs aqui, mas vou providenciar,mas posso dizer que as vezes ultrapassam 10% isso já fazendo média dos valores lidos, quando meço com um multímetro, essa variação não ocorre, infelizmente, não tenho como transportar o equipamento para algum lugar que possa colocar um osciloscópio, isso se com um osciloscópio adiantaria

Esta parecendo ruido na fonte que alimenta o Arduino.

Teste se possível,ligando um Arduino ligado a um laptop desligado da rede eletrica, isto é funcionando com bateria.

Se quiser, envie o Sketch que esta usando que posso testar aqui em casa com osciloscopio,

Meu presente de natal foi um Tektronix TBS1062.

Parabéns, belo presente, eu já to feliz, meu presente foi esse projeto já estar me livrando de um serviço massante aqui na empresa, só estou batendo cabeça nisso, pois queria que fosse mais estável, no jeito que está não tenho muitos problemas, mas quando for ampliar para ler a pressão de óleo, onde uma diferença de 2 bar significa danificar o compressor, isso não será aceitável. Então, 60% já está automatizado, falta eu poder controlar a pressão de óleo do compressor, e vou poder deixar alguém menos qualificado operando a máquina.

Aliás, outro dia fiz um teste, usando um filtro RC com PWM em um arduino e em outro fazendo  as leituras e elas sempre variavam, mesmo depois de minutos funcionando.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço