Então galera, sou iniciante em micro controladores, até porque estudo Automação Industrial, atualmente estou em um projeto para monitorar a vazão de água e armazenar os resultados, já vi algumas discussões aqui no site sobre o uso do sensor de fluxo d'água, me ajudou bastante, meu problema agora é armazenar estes dados para que uma pessoa leiga na qual vai usar meu projeto possa acessar facilmente, se alguém souber de como posso apresentar esses dados em uma planilha, tabela, quadro... por favor me diga, pelo menos para eu dar o ponta pé inicial.

PS: vou usar o Arduino mesmo, enquanto a transmissão de dados, não há necessidade de usar rede sem fio.

Exibições: 430

Responder esta

Respostas a este tópico

não entendi porque o título é "Arduino, memória"

Mas enfim, uma possível solução seria coletar os dados do seu sensor e enviá-los para um banco de dados, em servidor local ou remoto. Se for servidor remoto, vc precisará enviar tais dados via internet, e então terá que usar por exemplo um shield ethernet ou um gsm shield. Se for armazenar em banco de dados local, um shield ethernet basta

Prevendo a possibilidade de haver ausência de conectividade (internet ou rede local), seria legal ter um módulo para gravação em cartão de memória (SD Card). Dessa forma, prioritariamente envia-se os dados pro servidor (local ou remoto). Em caso de falha no envio, os dados são armazenados no SD Card para que, na primeira oportunidade que houver, os dados sejam imeditamente enviados pro servidor.

Aí vc constrói uma página (front-end) pro apresentar os dados pro usuário. Essa página por exemplo pode ser acessível via navegador, e ela tratará de exibir os dados presentes no banco de dados ao usuário

Desculpa, acho que me expressei mal, "Arduino, memória" quis dizer que vou usar arduino para memorizar os dados do sensor, enquanto a transmissão ethernet, não há necessidade no meu caso, pode ser via cabo mesmo.

No seu projeto o arduino ficaria conectado a um computador? Se sim, a solução mais simples que eu pude imaginar é enviar os dados via serial e fazer um programa que recebe esses dados e salva da forma como você deseja, talvez possa ser feito usando processing (eu usaria VB pela facilidade).

Sim, o Arduino ficaria conectado a um PC, o gasto em tempo real eu envio para um app (isso ja foi resolvido), sobre o armazenamento, a maneira mais simples de se fazer pelo o que pesquisei é do jeito que vc falou, obrigado.

O que acha de algo simples com isso:

https://www.youtube.com/watch?v=2IqJQWodLMg&feature=youtu.be

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço