Arduino Mega não se comunica com Shield Ethernet (Resolvido)

Boa tarde,

  Quando espeto o Shield Ethernet no Mega, a porta serial para de funcionar.

  Alguém pode me ajudar?

    Roberto Cortes

Exibições: 668

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Roberto,

todos aqui querem ajudar, mas precisam de informação detalhada.

Poe exemplo, esquema que esta usando, desenho ou o que tiver para mostrar a ligação, tipo de placa, existem algumas originais outras não, poste o código que esta usando, siga este link para entender um pouco mais das regras.

http://labdegaragem.com/forum/topics/sugest-o-de-como-postar yodos querem ajudar aqui, mas depende mais de você nesta etapa do que dos colegas garagistas.

Boa sorte.

Abs.

CK

Bom dia Carlos, 

 Obrigado pelas orientações.

 Bem, estou usando o código do Blink, apenas para piscar um Led.

 Utilizando apenas a placa do Arduino Mega 2560, funciona perfeitamente, consigo verificar, carregar, compilar tudo certo, mas, quando eu conecto a placa do Ethernet Shield, a porta serial COM3 para de se comunicar e fica dando erro.

 Enquanto só o Mega está conectado, consigo fazer as alterações de tempo/delay, e enviar estas mudanças para placa sem problema,  após a conexão com a placa Ethernet Shield, não consigo fazer mais nada.

 Minha placa do Arduino Mega é original, o Shield, não, mas, esse já é a segunda placa de Ethernet Shild que instalo e o problema continua.

 Não consigo mais carregar, compilar, para de funcionar.

 Não sei se fui claro, desculpe sou iniciante.

 Roberto

Roberto, bom dia!

Veja se este outro post do LAB te ajuda:

http://labdegaragem.com/forum/topics/problema-ethernet-shield-w5100...

Boa tarde Augusto,

 Dei uma lida por cima, agora estou no trabalho, mas, acredito que vai me ajudar muito, vou verificar e retorno com meus comentários.

 Obrigado pela sua ajuda

 Roberto Cortes

 Abraço

Bom dia Roberto,

por nada, todos estamos aqui para ajuda-nos mutuamente.

Quanto ao seu problema, eu tenho diversas aplicações feitas com Blynk, que você pode visualizar no meu canal CLICANDO AQUI não lembro de ter usado MEGA e Ethernet shield, mas vou fazer um liga led aqui e posto o resultado usando meu MEGA e Ethernet.

Abs.

CK

Boa tarde Carlos,

 Muito obrigado mesmo.

Olá Roberto,

Como lhe disse fiz o teste, liguei meu Mega2560 com minha Ethernet Shield e fiz um teste simples de ligar e desligar com o Blynk via botão um LED no port 13.

Segue link do vídeo que fiz no meu canal no youtube com o resultado: CLIQUE AQUI

Anexo o código usado que tratei de comentar da melhor maneira, embora seu entendimento é simples.

Embora tenha funcionado perfeitamente aqui, eu sugiro que verifique a versão de sua Ethernet Shield, por um lado trate de saber a versão do processador, se usa o W5100 por exemplo? no meu caso usei este: CLIQUE AQUI

Nota para outros colegas:

Estou usando o port 13 para ligar o LED porque no Mega os port de conexão com o shield são diferente em relação ao UNO, caso use UNO, não se devem usar os ports 10, 11, 12, e 13 reservados para conexão.

O Mega usa os ports: 10,50, 51, e 52 para conexão com o shield.

Eu espero que possamos entre todos descobrir porque você não esta conseguindo conectar, e deixar mais um tópico resolvido para todos os garagistas.

Boa sorte!

Abs.

CK

Anexos

PD: Evite usar fonte de mais de 9V, o regulador do Mega esquenta muito com tensão maior que 9V e pode causar falhas indesejáveis.

Abs.

CK

O Código esta disponível no meu repositório do Github também.

CLIQUE AQUI

Abs.

CK

Boa tarde Carlos,

 Você é muito bom, parabéns, você conseguiu resolver o meu problema, abaixei a tensão da fonte para 9V, problema resolvido, tudo voltou a funcionar.

 Mas, o que mais impressionou foi seu senso de colaboração. 

 Muito obrigado mesmo

Boa tarde Roberto,

Bom que deu certo!

Esse mesmo senso de colaboração que procuro ter, é mérito de todos os colegas daqui do LDG, que seguem o principio de compartilhar conhecimento para o favorecimento de todos, alguma vez você também estará ajudando a alguém com certeza também.

Se quiser colaborar com o fórum, por favor edite o titulo atual do seu tópico, e escreva antes dele a palavra RESOLVIDO e salve, desta forma estará facilitando a busca  para outros garagistas com problemas similares, não é obrigatório, mas é uma boa pratica que procuramos seguir aqui.

Grande abraço!

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço