Arduino com firmware AccellStepper controlando um Driver de Motor de Passo com L297 e transistores TIP 122. 

Falta colocar os resistores para os sensores do chopper pra testar como fica, mas já está com assim pra tocar um plotter ou uma pequena CNC. 

Basicamente é o mesmo que a CNC3AX só que sem os MOSFETS e toda aquela parafernália que o cara colocou no esquema. 

Depois que concluir os testes eu faço o esquema no EAGLE e posto aqui no fórum, alias esta semana venho me divertindo com EAGLE e MULTISIM 12. O EAGLE melhorou muito desde a última vez que brinquei com ele, e o MULTISIM é um programa incrível, um preço também incrível :-( .

Exibições: 22539

Responder esta

Respostas a este tópico

Vc. não tem sucata aí? Eu sempre garimpo no meio da sucata antes. Ou então põe em série ou em paralelo até "dar a medida certa".

Qual o máximo de rotações que vc. está conseguindo (tem como medir...)?

Esta semana estou enrolado. Mas quando terminar um trabalho, vou fazer as plaquinhas para os drives de potência e começar a fazer a parte de controle das fases, prototipando no Arduino.

Ainda preciso testar PWM acima de 20Khz. Um amigo disse que posso levar na empresa dele que ele permite que eu use o Osciloscópio dele. Vamos ver...

É, as fontes de lógica e potencia precisam ser separadas.

Estava vendo a imagem da proto.

O capacitor de 3,3n não deveria estar ligado no terra e no terminal 16 (osc)?

Na foto vejo ele no pino 11 (control).

E o resistor de 2k2 que também deveria estar ligado ao pino 16, esta ligado no 15 (href)

Verifica aí, Luis.

P.s. Qualquer cap de 1n até 5n pode ser usado, com melhores resultados do que esse de 33p que está usando.

O capacitor está indo pro pino 11 que está ligado ao terra. 

O resistor de 22k está ligado no 16 e ao +5V.

O que tem ao lado conectado ao pino 15, é um terminal para teste de Vref, não estão conectados. 

O problema do motor travar deve em consequência da frequência errada dada pelo RC. Tenho que ir na loja só por causa de um capacitor maldito, não tenho nenhum desses valores ai. 

Guarde sempre uma "sucatazinha"...mesmo que a sua mulher brigue...

É sempre mais fácil dar uma garimpada do que ter que sair por causa de um componente que não vale o tempo que se gasta indo atrás dele.

Descobri as especificações deste motor. 

Mini Angle Step Motor 17PM-H005-P2VA

Tensão: 3,75 V

Corrente: 750 mA / fase

Ângulo de Passo: 1.8°

Volta completa: 400 passos

Resistência: 5 Ohms  10% tolerância

Boa noite Luís,

Gostei de saber que obteve sucesso com o drive.

Se for possível, coloque um vídeo mostrando o motor em funcionamento e a versão final do esquema.

Até +,

Milton Vilela

Só uma macro da protoboard.

Mais testes: 

Assim que tiver o esquema concluido, posterei o mesmo. 

Big. Acho estranho, estes resistores de 2K2 ligando o positivo nos gates dos MOSFETs. verifique para mim se é assim mesmo que está fazendo. Pois se os gates estiverem a 6V (+/-) eles estão em semi-condução e isso poderá colocar carga extra nos MOSFETs e faze-los ficarem quentes.

Se é assim que está, tem como medir a saída de cada um em relação a corrente que fica conduzindo?

Eu imagino que a saída do 74LS09 ou está em 0 ou 1. Ou seja: Ou está ligado ao terra ou ao Vcc, isso deve ser suficiente para carregar, e descarregar, o capacitor do gate e manter o MOSFET 100% ligado (ou quase, pois os gates dos IRF são de 20V, e conduzem melhor acima de 11V...diminuindo a resistência em relação à carga) ou 100% desligado (o que é o desejável neste tipo de circuito).

A pergunta é: com todos os sinais lógicos desligados entre o 74LS09 e os gates (mas mantendo os resistores de 2K2), há ou não tensão nos gates (tem que medir os 4 gates)?

Esta parte me parece estranho...

Obrigados.

Este esquema que usei, é referente ao esquema alterado da CNC3AX, com 74LS09, resistores de 2k2 e IRF530. Na verdade o Mosfet ficou por minha conta, o pessoal tem usado o IRF640, mas eu não preciso tanto.

Você pode usar o esquema da CNC3AX (MODIFICADO), que é semelhante ao que estou montando. 

Os resistores que vão ao GND de onde são retiradas amostras da corrente para o L297, são de 0.33R.

(Não tive tempo ainda de fazer o esquema no Eagle).
Vi nos documentos da CNC3AX, que você deve usar este valor conforme a tensão aplicada aos resistores, para que não exceda os 8 mA nas portas do 74LS09, ou seja: 12V / 2200R = 5,45 mA (para 12V), mas veja como fica com 16V: 16V / 2200R = 7,27 mA (bem mais próximo do limite de 8 mA. Não sei de quando será a queda de tensão, pois não lembro como calcular isso.  Esses 12V com 2k2, acredito que tenha usado erroneamente, acredito que a tensão ai deva ser de 16V. (testarei)

Respondendo a sua pergunta: DETALHE IMPORTANTE: Nesta configuração, se você ligar a alimentação dos motores, sem ligar a alimentação da lógica, os Mosfets conduziram loucamente e esquentaram e provavelmente queimaram. 
Ligando tudo (o que seria na prática, depois de montado tudo): parte lógica, o +12V nos resistores e a alimentação dos motores, não existe corrente circulando nos gates e os Mosfets não ficam ligados. 

(Espero que tenha ficado claro!)

Ainda vou testar levar a tensão para os gates, usando transistores BC-337, mas acho que mesmo assim você tem que ligar tudo para que os Mosfets não conduzam desesperadamente. 

Olá Big.

Ficou bom o desenho. Este será seu drive definitivo?

Quando está controlando o motor nada esquenta? Nem a fonte?

E agora? Vais fazer tambem a placa?

No meu estou meio que parado, hoje fiz uma "baita" bobina para testar um detector de metais para um projeto que estou fazendo junto com o Mauro Assis.

Comprei mais transistores IRF540 e transistores BC640 (esses "aguentam" 100V como os MOSFETs), vou trocar os que estava usando (que aguentavam "só" até 45V...) e ver no que dá (meus planos é chegar aos 48Volts...preciso comprar mais lâmpadas de 12Volts e fazer as montagens para testar os consumos...é um "passinho" de cada vez...).

Para isso preciso tambem montar uma fonte de 48Volts (estou protelando...mas já fiz os testes com as fontes de PC e acho que elas vão "aguentar"...).

É isso aí.

...por enquanto...

Exclui a imagem, encontrei um erro no esquema, estou postando novamente. 

Os motores que tenho aqui são pequeno, portanto não tenho como testar em motores maiores.

Os mosfets não esquentam com esses motores, só o motor que esquenta se estiver dando passos em baixa velocidade. Por enquanto estou fazendo testes com fonte de PC, e está aguenta perfeitamente. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço