Arduino com firmware AccellStepper controlando um Driver de Motor de Passo com L297 e transistores TIP 122. 

Falta colocar os resistores para os sensores do chopper pra testar como fica, mas já está com assim pra tocar um plotter ou uma pequena CNC. 

Basicamente é o mesmo que a CNC3AX só que sem os MOSFETS e toda aquela parafernália que o cara colocou no esquema. 

Depois que concluir os testes eu faço o esquema no EAGLE e posto aqui no fórum, alias esta semana venho me divertindo com EAGLE e MULTISIM 12. O EAGLE melhorou muito desde a última vez que brinquei com ele, e o MULTISIM é um programa incrível, um preço também incrível :-( .

Exibições: 22535

Responder esta

Respostas a este tópico

Luiz, não se reprima! :)

O último chato que ficava aqui enchendo os pacová com esse tipo de amolação o lab expulsou...

Continue colaborando como puder!

Big, estamos com você.

Eu sou só um "espicula de rodinha" e curioso nas horas vagas.

O importante é estar tentando aprender e fazer algo que seja útil e nos dê prazer quando ficar pronto, senão valeu o esforço, a dedicação e a diversão...principalmente a diversão.

Pode contar com nossos chutes para resolver as encrencas e até a próxima.

Luis,

Se vc me permite, tenho duas dicas sobre o que li até aqui.

Nos fets da série IRF, o acionamento do gate precisa ser de no mínimo 12V.

Menos que isso faz com que o fet não conduza corretamentre e faz ele aquecer muito.

E o máximo de tensão é perto de 18V, mesmo que na datasheet indique 20.

Muitos deles abrem ou entram em curto acima de 19V.

Eu uso uma fonte entre 14 e 16V aqui, e funciona muito bem.

No esquema do francês, ele usa o fet da série IRLZ. ( L de LOW)

Nestes fets, a tensão para ele conduzir a pleno vapor é 5V no gate.

O VCC que chega nos resistores no esquema dele é de 5V, pois ele até usa uma fonte de 12V, mas logo na entrada da placa existe um regulador 7805.

Acho que aí pode estar sua confusão com o esperado e os resultados encontrados.

E parabéns pelos testes.

Assim é que se aprende pra valer em eletrônica.

Abraços

Alexandre. Estava procurando por FETs "LOW" e vou pesquisar esta "série".

É bom poder fazer escolhas, embora em circuitos assim a alimentação de motores que rendem sempre estão acima de 24V (O que acaba se tornando um problema de alimentação para a parte lógica do circuito).

Obrigado por estas dicas.

Obrigado por participar Nicolai, e pode se intrometer sempre que quiser, pois se resolvi abrir minhas pesquisas ao fórum é para que todos possam aproveitar e quanto mais gente contribuir, melhor. 

Euclides,

Cuidado para não confundir a tensão de acionamento do gate, com a tensão de acionamento do motor.

São duas coisas diferentes.

A do gate geralmente usamos a própria alimentação dos componentes da placa.

A dos motores é sempre bom usar uma fonte separada, e aí podemos usar tensão mais alta.

Normalmente até a metade da tensão de Dreno-Source que o fet suporta. (Lembre-se do back emf)

Já vi alguns conhecidos usarem até 90V com o irf640.

Eu, e ouvi muitos relatos iguais aos meus, tive muitos problemas em usar os fets da família IRLZ.

Eles entravam em curto muito facilmente por back emf dos motores.

Depois que substitui pelos IRF640, e com a mudança de tensão de gate, isso parou de acontecer.

Luis,

Notei só agora, mas os esquemas que vc postou nas mensagens anteriores tem uma pequena diferença.

Em um deles os fets são os IRLZ44N, e no outro é o IRF640.

Mas a única diferença neste caso seria a tensão de gate mesmo.

Mas é sempre bom avisar.

Abraços

Alexandre. Estou tendo cuidado...

O Vgs não é a tensão máxima de acionamento do MOSFET? É dentro deste limite que estou trabalhando, quanto maior a tensão no gate (dentro deste limite) melhor a condução entre Source e Dreno (ou estou errado?).

Durante os testes que fiz, com uma tensão muito baixa, mesmo com uma carga leve o MOSFET ficava quente, com uma tensão maior ele fica frio mesmo com uma carga elevada, mas dentro dos limites.

Um MOSFET pode ser para 600V, mas se o gate for até 20V, se teimar em colocar mais (cheguei a por 23V em um que diz que é somente 20V) ele queima o capacitor do gate, aí fica inutilizado, certo?

O Back EMF é combatido colocando-se diodos "parrudões" para cancela-lo em paralelo com a bobina, os diodos internos dos MOSFETs tem limites, e se ultrapassados queimam.

Isso.

Mas o ganho com a tensão tão perto do limite não é significativa.

E corre-se o risco do fet entrar em curto mais facilmente.

Continuo aconselhando uma tensão de 12 a 18V.

Eles vão esquentar. Disso não temos dúvida. Importante usar um dissipador.

E nem precisa ser "O" dissipador. Pra vc ter idéia, usei perfil em L de aluminio de 20x20mm por 3mm de espessura. Mas é extremamente imprescindível isolar todos os fets com mica ou Silglass

E de novo, sim.

O diodo interno é bem fraquinho. Eu uso os schottky byv27-200 nos meus drivers.

Então estou no caminho certo. Obrigado.

Euclides: Quanto mais próximo dos limite de 18V no gate, os Fets conduzem melhor e trabalham mais folgados, não esquentado muito.

Aquela malha resistiva, ligada as saídas das portas lógicas, varia conforme a tensão empregada e corrente suportada pelas portas lógicas. Descobri essa coisa na prática, queimando um integrado. 

No caso do 74LS08 que estou usando, a carga é de 8mA nas saídas, isso vale também pro 74LS09.

No caso do original 7409, a carga na saída é de até 10mA. 

Tem que prestar atenção na hora de comprar os integrados, as letras no meio fazem diferença.

Olhando o datasheet do IRF530 (o qual estou usando), não consegui entender qual é a carga máxima no gate, lá fala em valores de uA e nA ??? 

Luis,

Esqueça o 74LS08. Ele não vai funcionar com os motores. Alem de ser bem mais lento.

Use o original 7409, que drena 16mA por porta, ou o 74LS09, 8mA por porta.

Pra usar o 74LS08 teria que fazer algumas modificações no esquema, entre eles eliminar os resistores SIL.

A carga do gate do 530 é + 20V.

http://www.vishay.com/docs/91019/91019.pdf

Então foi por isso que parou de funcionar bem quando coloquei os resistores. Fiz duas coisas erradas, coloquei o 74LS08 e deixei os mesmo resistores de 470R, acredito até que tenha ido pro saco as portas do CI. Espero que não tenha ferrado com o L297, senão sao R$ 12,50 de prejuízo. 

Hoje comprei o 74LS09 (o 7409 não se encontra nas lojas), e peguei resistores de 2k2. Segundo meus cálculos, se aplicar 12V em 2200R, terei: 12V / 2200 * 1000 = 5,45 mA na porta do CI, e se aplicar 16V em 2k2 terei: 12V /2200 * 1000 = 7,27 mA, ambos os valores ficam abaixo do teto de 8 mA suportado pelo 74LS09. Confundi com o 74LS09 pois achei as características muito parecidas, só não lembrei da porcaria da corrente nas portas. O meu negócio é montar as coisas, não projetar. Mas vivendo e aprendendo. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço