Arduino com firmware AccellStepper controlando um Driver de Motor de Passo com L297 e transistores TIP 122. 

Falta colocar os resistores para os sensores do chopper pra testar como fica, mas já está com assim pra tocar um plotter ou uma pequena CNC. 

Basicamente é o mesmo que a CNC3AX só que sem os MOSFETS e toda aquela parafernália que o cara colocou no esquema. 

Depois que concluir os testes eu faço o esquema no EAGLE e posto aqui no fórum, alias esta semana venho me divertindo com EAGLE e MULTISIM 12. O EAGLE melhorou muito desde a última vez que brinquei com ele, e o MULTISIM é um programa incrível, um preço também incrível :-( .

Exibições: 22535

Responder esta

Respostas a este tópico

A pira do motor.

Será que tenho que chegar com 10 V no Gate do Mosfet ?

A parte lógica é alimentada por +5 V.

A alimentação dos motores de +12 V a + 24 V é feita em separado. 

Os gates dos mosfets é alimentado por +12 V passando por um resistor de 470 R, com isso eu consigo os 10 V no gate dos Mostets. 

Depois que queimei neurônios pensando nisso, encontrei um esquema esperto, não tão esperto porque o desenho é birosca horrenda, mas dá pra exemplificar o que eu descrevi acima. 

Acredito que seja isso, tive que deduzir isso porque os esquemas que encontrei na INTERNET são muito mal feitos ou furados. 

Olá Bulek.

É por aí mesmo. As minhas experiências com MOSFETs me indicaram o caminho que os gates quando acionados tem que estar o mais próximo possível de 20V (Família IRF, o que quer dizer que 12V é relativamente pouco para o rendimento máximo), e lógico: descarregando o gate quando não estiver conduzindo, pois o gate é um "capacitor" que precisa ser descarregado quando não o MOSFET não estiver conduzindo, senão ele começa a funcionar como um TRIAC...quer dizer "parecido".

Cheguei a ver circuitos que tinham o transistor para carregar e outro para curto-circuitar para acelerar a descarga e portanto aumentar a velocidade.

Já tinha visto um circuito igual a este, e realmente achei muito estranho uma ponte resistiva de 1K (Oras, se for colocado tensão desse nível no gate ele já não estará conduzindo o tempo todo???...ou pior: Quase?

Ou esta ponte é justamente para descarregar o gate???

Me parece que está com os polos invertidos.

Vamos que vamos...

O francês da cnc3ax fez isso !, usou resistores de 470 R. O VCC que chega nos resistores deve ser de 12V, mas lógico, não é o mesmo VCC dos motores.

Em todos esquemas eu vejo isso ? Você sugere alguma mudança. 

Vc. chegou a testar esta configuração? Funcionou?

Os testes que eu fiz aqui me levaram a ligar o coletor de um transistor PNP direto no gate do MOSFET e do gate ao terra (para descarregar o capacitor do gate). Isso quer dizer que a tensão positiva que chega ao gate vem pelo transistor e a descarga vai para o terra. Estou me invocando a fazer um teste ligando no lugar do resistor um outro transistor para ver se a descarga acelera (pensando em aumentar a velocidade de comutação/do motor).

Como estou alimentando esta parte do circuito com 24V, fiz um divisor de tensão que entra no emissor do transistor (que o atravessa) e só então chega ao gate. Os 24 V assim se tornam 18V que ao atravessar e dividir com o resistor que liga o gate ao terra, entrega somente 14V no gate. Achei pouco. Vou estudar melhor se é possível aumentar ainda mais a tensão no gate (aumentar a eficiência do MOSFET). Estou pensando...pensando...

Coloquei esses resistores e está chegando 2,5V no gate do Mosfet. 

Não chega aos 10 V esse negócio, o que estou fazendo de errado ?

Gozado né?

Justamente por estarem ligados ao positivo deveria ter voltagem alta?????

Concorda? A não ser que as portas estejam trabalhando invertidas...pois aí os resistores estariam "roubando" tensão da saída da porta e em um circuito de 12V, um resistor de 1K é bem "pesadinho" (é o que se usa para ligar um LED em 12V praticamente...).

Os resistores que estou usando são de 470R. 
Será que estou medindo a tesão direito?, 

Medindo a tensão entre Gate e Source não passa de 3 Volts com o motor funcionando. 

Entre o Terra e o Gate fica em torno de 2,6 Volts. 

A tensão entre Gate e Source não deveria ser de 12 Volts pelo menos ?

Por aí...para estar rendendo.

No meu dá aproximadamente de 14 a 15Volts (O ideal é 20Volts), estou alimentando com 24Volts.

Para testar a corrente é fácil, pegue um MOSFET e coloque um divisor de tensão no gate e vá regulando até a corrente no dreno dar o que a bobina do motor pede (pode-se usar a bobina mesmo como carga, mas tem que ser breve para não correr o risco de queima-la).

Nos primeiros testes que fiz aqui utilizei 2 lâmpadas de 12V como carga até chegar perto do que poderia se chamar de uma "regulagem" próxima, depois que fiz a substituição pela bobina. Detalhe: Ligue em paralelo com a bobina um diodo para "amortecer" a reação da bobina.

Alguns circuitos me parecem meio estranhos, mas...Vamos afinando...

Gostaria de esclarecer aos amigos que não sou nenhum expert Eletrônica só faço disso um hobby porque gosto muito dessa área. Se eu escrever ou comentar alguma bobagem aqui, sinta-se livre para me corrigir ou sugerir uma maneira melhor. 

Meus vídeos são horríveis, toscos e sem edição, porque não tenho câmera HD e nem quero perder tempo editando vídeos. 

Obrigado a todos e ao fórum.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço