Arduino com firmware AccellStepper controlando um Driver de Motor de Passo com L297 e transistores TIP 122. 

Falta colocar os resistores para os sensores do chopper pra testar como fica, mas já está com assim pra tocar um plotter ou uma pequena CNC. 

Basicamente é o mesmo que a CNC3AX só que sem os MOSFETS e toda aquela parafernália que o cara colocou no esquema. 

Depois que concluir os testes eu faço o esquema no EAGLE e posto aqui no fórum, alias esta semana venho me divertindo com EAGLE e MULTISIM 12. O EAGLE melhorou muito desde a última vez que brinquei com ele, e o MULTISIM é um programa incrível, um preço também incrível :-( .

Exibições: 22535

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá B.

No circuito aparecem 3 tensões: 5, 16 e 24. Como é isso? Dá uma esplanada por favor.

E a placa??? Sai quando?

Vê se consegue fazer face simples. É menos problemático pra se fazer.

Até a próxima.

Qual tamanho ela teria? Seria legal ver uma foto da placa pronta. 

A placa sai proporcionalmente a minha paciência em trabalhar com softwares de CAD, estou aprendendo ainda a trabalhar com o EAGLE. 

As placas quero fazer de face simples por que é mais fácil fazer em casa e mais barato se mandar fazer numa empresa. 

Alguém que entenda bem esse chip L297, sabe me dizer se eu preciso necessariamente conectar os pinos de SYNC (1), tendo 3 drivers ?

Ou posso colocar o oscilador RC no pino 16, para cada driver ?

Ou posso simplesmente ignorar o SYNC ?

Não faço ideia de como isso afetará o funcionamento dos motores !!!

Algumas considerações sobre o esquema. 

Tensões:

+5V   - para a parte lógica (IC1 e IC2); se você estiver usando um Arduino, você obter os +5V dele mesmo. 

+16V - vão para os resistores ligados as saídas das portas AND, para fornecer mais de 10 volts aos Gates dos Mosfets. Deve-se considerar isso quando usar Mosfets que conduzem plenamente a mais de 10 volts. 

Os resistores podem ser calculados dependendo da tensão aplicada e da corrente máxima permitida na saídas das portas lógicas.

Para o 74LS09 a corrente máxima na saída é de 8 mA.

Portanto podemos calcular os resistores (R4, R5, R6, R7) pela seguinte fórmula:

                            V = R.I

Supondo uma corrente máxima de 72 mA, dando margem de segurança ao integrado, usamos um valor um pouco abaixo do máximo. 

Temos: 

                           R = V / I 
                           R = 16 V / 0,0072 A = 2222,222

                           Usamos o valor comercial do resistor mais próximo


                           R = 2200 Ohms = 2k2

ATENÇÃO: supondo que você irá alimentar seus motores com 12, 16 ou 18 Volts, você ficará tentado a ligar a mesma fonte nos resistores que irão ao Gates dos Fets. NÃO FAÇA ISSO, QUEIMARÃO TODOS. 

+24V - Fonte EXCLUSIVA para os motores. Aqui pode ser aplicada tensão entre +12V e +85V (dando uma margem de segurança máxima). Verifique qual a tensão máxima suportada pelos Mosfets usados. O IRF 530 é de 100V.

Quanto aos motores, praticamente não importa o valor da tensão enviada para eles, o que importa é a corrente e a corrente é controlada pelo driver.

Lembrando que a fonte deve ter POTÊNCIA (W) e CORRENTE (i) suficientes para comandar os motores usados. 

/---/

IMPORTANTE: A alimentação deste circuito deve seguir a seguinte lógica, para evitar a queima dos Mosfets, queima dos resistores R2 e R3 ou mesmo dos motores, e também desespero e choradeira:

Isto é mais válido para quando estiver executando testes de bancada.

Para ligar:

1. Ligar alimentação da parte lógica (+5V)

2. Ligar a alimentação da parte de potência (+16V e +24V).

Para desligar, fazer o caminho inverso: 

1. Desligar parte de potência

2. Desligar a parte lógica

Importante colocar bons dissipadores nos Mosfets, principalmente se for usar tensões elevadas.

Lembre-se, os Mosfets devem estar isolados quando colocados num mesmo dissipador. 

Pode usar apenas 1 oscilador e conectar os sync restantes, ou usar um para cada L297.

Normalmente é usado apenas 1 oscilador quando tem mais de um eixo numa placa. Vide cnc3ax.

Por que vc não usa um regulador 7805 ligado à fonte de 16V para alimentar a lógica?

E vc pode também ligar todas as fontes ao mesmo tempo que não da xabu.

Tenho uma chave dupla e ligo meus drivers assim e nunca queimou nada.

Sei que os SYNC podem ser ligados, mas gostaria de saber qual a consequência de usar um RC para cada L297 ?

A Fonte é um módulo independente das placas de drivers, então a entrada no conector JP2 já recebe os +5V retificados e regulados, e o +16 pode será obtido antes do retificador na placa da fonte. 

Na fase de montagem das placas, onde você não tem ainda uma chave geral, se ligar a alimentação dos motores, sem nenhum sinal na entrada do L297, os fets começam a conduzir, esse é o problema. 

A pedidos, estou postando o esquema do driver com TIP 122 (a primeira versão que comecei a fazer os testes). 

Link para baixar os arquivos dos esquemáticos para o EAGLE e .pdf, versões com MOSFET e TIP.

http://www.4shared.com/rar/iC4ZuKqr/Stepper_Motor_Driver.html?

Valeu por compartilhar cara. Muito obrigado. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço