Boa noite galera,

Bem não sei por onde começar, gostaria de saber como posso fazer para que um arduino encontre o outro, por exemplo deixo um na estante e outro no chão, e ele consegue me passar ao certo aonde ele está, e como posso realizar isso, o que sera necessario? Tenho um com gps, mais creio que não vai adiantar para calcular pois o espaço é muito pequeno entre um e outro.

Obrigado.

Exibições: 974

Responder esta

Respostas a este tópico

 Olá Rafael,

 Olha, localizar um objeto dentro de um espaço pequeno e confinado pode ser bem complicado. Digo em se tratando de um algoritmo que faça isto sozinho.

 Penso em algumas possibilidades, caso "você" queira saber onde o outro Arduino se encontra, você poderia colocar um transmissor e receptor de RF/Bluetooth/Wi-fi/Etc em cada um dos Arduinos, quando um emitir um sinal ou comando de requisição, tipo um broadcast do tipo "tem alguém por perto?" , o outro Arduino poderia responder com um sinal sonoro, para que "você" o encontre. Poderia ser com o GPS, mas ele só seria bom para espaços maiores, onde o erro que pode chegar a metros, começa à ser desconsiderável.

 Outra solução, talvez colocar duas fontes de sinal ultrassônico fixas no ambiente, e fazer alguns cálculos para triângular a localização do objeto. E isso envolve um pouco de conhecimento em física. Dai o seu algoritmo saberia a localização dentro do espaço confinado, e poderia informar para o outro Arduino.

 Veja, estou pensando em propostas onde os Arduinos não se "enxergam", onde não existe a visibilidade de um para o outro.

 Caso possa ter visibilidade, e se tratar de 2 Arduinos montados em pequenos robôs que podem se deslocar, talvez uma câmera em cada um poderia ajudar. Embora que o processamento fique bastante limitado, a nível daqueles carrinhos que seguem linhas pretas em um fundo branco. Pois a resolução que você iria processar da câmera é bem pequena. E tem as dores de cabeça com iluminação do local, e a forma como você iria tratar as imagens.

 Se pensar em outro caso volto aqui.

 T+.

É assim cara.. Preciso saber a localização, para por exemplo um apontar o laser na direção do outro entende?

 Então, como disse, depende do espaço onde eles estão, se terão visibilidade um do outro ou não. Como terão que apontar o laser na direção um do outro, e imagino que seja apenas a direção mesmo, pode ser que você possa utilizar um sistema de controle de "azimute", bastante utilizados em antenas parabólicas, para direcionar o seu feixe de laser. Mas para localizar a direção para onde se deve apontar, ainda continuo com as idéias anteriores, sobre triângular a localização em um espaço confinado (tipo um sonar/radar), ou você usar o GPS com os erros do mesmo. 

 Para saber a altura, você poderia usar um barômetro digital como o BMP085.

T+.

Muito Obrigado Daniel, Farei uns teste aqui e qualquer coisa te mando uma msg ae, obrigado...

Pode fazer com que um dos arduinos tenha 2 (localizacao no plano) ou 3 (espacial) sensores que enviem um sinal para outro arduino. O tempo de resposta desse sinal fornece uma medida sobre a distância.

Conhecendo as distancias, pode fazer a triangulaćão, também chamada de paralaxe.

Os melhores GPS do mercado tem uma taxa  de erro de 5 metros - então não se aplica ao seu propósito.

E além do mais, em ambientes fechados, normalmente não funcionam.

Com triangulação de rádio, também não vai ter precisão.

Uma unica opção (estou chutando) seria usar uma triangulação com ultra-som (alta-frequencia) 

Mas nunca vi algo parecido.

Fico imaginando - um arduino transmitindo para o alto uma fonte de onda ultra-som.

E o outro através de um sensor giratório (scan) faria uma varredura do local.

Em qual angulo tiver um sinal maior, assim poderia encontrar o outro.

Deve ser complicado de fazer...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço