Olá pessoal, gostaria de saber se é possivel utilizar o arduino para controlar um motor dc de 12 V.

Meu problema é o seguinte:
Estou desenvolvendo um dispositivo para reabilitação da mão. E tenho que fazer o movimento na estrutura, o encoder irá armazenar esses dados, e o motor deve repetí-los.

Alguem tem idéia de como fazer isso? Ja fizeram algo parecido?

Obrigadaa

Exibições: 10105

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Jonatas

Muito bacana seu projeto, meu conhecimento sobre I²C é limitato , sei que tem um otimo pedigree, Phillips atual NXP e um extensa linhagem de componentes disponiveis ao projetista. Ja  a norma EIA - 485 esta consolidada na industria e tenho alguns projetos funcionando com ela.


Quanto as interrupções e considerando o projeto em questão, acredito nem ser tão necessárias, o processo ai no projeto da Isabella me parece bastante lento e dependendo do eixo onde sera instalado o encoder talvez não seja necessário o uso de interrupções.

Quando vc cita o codigo gray me faz pensar que esta falando de encoder optico, opção esta que considero  de custo muito alto para o projeto em questão.

Um encoder absoluto de 12 Bits que me parece bastante atraente e viavel para o projeto é o AS 5045(LinK)

Porém se vc encontrar alguma tornearia, e ou oficina capaz de produzir um involucro de 15 mm de Dia. com eixo para ele + o imã para aciona-lo por menos de R$ 400,00 me avise. AH ! a resolução da mecanica deve ser melhor de 0.1 Graus.

Um potenciometro de precisão seria uma opção bem mais cara, em relação ao encoder incremental, sem consirerar a limitação de curso. E o optico de 12 bits vc sabe quanto custa ?

Abços

Olá Joe,

Brigadão pelo elogio acho pertinente também esse assunto, a quantidade de pessoas que tem algum tipo de deficiencia na mão é muito grande. Por isso espero que a área de Egenharia Biomédica cresça cada vez maiss =D

O que seria esse barramento RS 485?

O encoder que tenho disponivel é incremental também, voce viu? Ele nao eh bom vc acha?

Desde já, Obrigada... assim que eu tiver novidades compartilho com vocês.

Olá Isabella

O barramento RS 485, é uma norma que estabelece valores de tensões e correntes para a transferencia de dados digitais seriais entre dispositivos eletronicos, através de um par ou pares de fios.

Tente este LINK

Aquin no LDG tem uma discussão(link)  iniciada pelo colega Enio,

e o importante trabalho do Sidney Alves ScadaBR ,

Quanto ao seu encoder ainda não tive tempo de analisar o datasheet, mas pela aparencia é destinado a altas rotações, se for incremental com dois canais, normalmente designados por A e B dá !

se for de apenas um canal não dá ! vc não conseguira registrar o sentido do movimento.

este encoder certamente esta superdimensionado para o seu projeto, o ideal seria um do tipo que mencionei acima, é para baixas velocidades de rotação, baixo custo e facil de encontrar.

Porém para o inicio do projeto o seu é valido pois para o microcontrolador o q importa e a informação.

Nesta fase vc pode superdimensionar o hardware, depois de adcionadas todas as funcionalidades via software, vc faz a otimização e quem sabe um modelo industrial né ?

A mãe natureza nos ensina que devemos usar o estritamente necessário e reciclar o que não é mais.

sendo assim será necessário a otimização não só do ponto de vista do hardware mas do firmware tb, códigos em demasia ou instruções sem finalidade no programa são problemas que mais tempo menos tempo vão se manifestar.

abços e boa sorte

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço