Bom dia pessoal,

Estou desenvolvendo um projeto com Arduino Mega, um Shield RS485 para uma rede Modbus.

É bem simples na verdade: O Arduino vai atuar como mestre, realizar leitura de alguns escravos e enviar essas leituras pela rede.

O problema que estou enfrentando é que, quando fiz os testes do Arduino com um simulador Modbus, ele funcionou normal, mas quando fui conectar com o equipamento, ele nem deu resposta. O escravo é um Multimedidor de Energia da Schneider, modelo PM210 (mapa%20ModBus-PM210%20schneider.pdf).

Gostaria de saber se alguém já trabalhou com redes RS485 / Modbus e se tem alguma sugestão.

Grato.

Exibições: 1804

Responder esta

Respostas a este tópico

Pergunta besta, vc identificou corretamente o ID do Multimedidor? Se você tem esse simulador Mobbus, tentou usar ele para ler o Multimedidor???

Bom dia Marcelo, obrigado pela resposta.

Também pensei que pudesse ser as configurações. Verifiquei e percebi que o Multimedidor tem padrão Slave 1 e comunicação serial 8-Even-1 a 19200 baud, versus, 8-None-1 a 9600 baud do Arduino. Fiz as alterações tanto no equipamento quanto no Arduino, com o mesmo resultado.

Como o Shield tem um led indicador de comunicação e o equipamento tem um led semelhante na parte posterior, percebi que ambos piscavam no mesmo ritmo, indicando que recebia as requisições. Contudo, não respondia nada.

Cheguei a conclusão de que pode ser a questão dos stop bits, ou das requisições mal-formadas.

Para testar o equipamento em si, tenho o software que simula o master, mas precisaria do outro shield que converta os sinais TTL direto para a porta USB do PC.

Posso sugerir você retirar o ATMEGA do seu ARDUINO, se for UNO ou DUEMILANOVE, e colocar direto a entrada TX RX TTL nos PINOS 0 e 1 do arduino, ai vc converteu seu UNO em um TTL - USB

Ou colocar um sketch de Softserial, onde vc o que receber do softserial vc manda pela serial do USB.

Ótima sugestão Marcelo, vou tentar aqui, vlw!

Bom dia pessoal,

Tentei sua sugestão Marcelo, mas não consegui sucesso em simular um conversor TTL-USB com o Uno.

Você tem mais alguma sugestão?

Abraço!

Sinceramente não entendi a sugestão do Marcelo.

Talvez tenhamos entendido errado.

Ele queria testas o simulador dele como Master, acredito que esse simulador rode no PC, então para ligar o dispositivo SLAVE com o PC ele precisaria de um conversor TTL-USB, usando o UNO com um sketch de ECHO com softserial ou removendo o ATMEGA ele faria isso.

Ja testou a porta de comunicação do o medidor se esta ok(ter 100% de certeza da configuração da porta)? Esse é o primeiro passo...

Bom dia Jucelei,

O equipamento é novo, retirei da caixa e começei os testes. Também tem o fato do led indicador na parte traseira do multimedidor piscar no mesmo ritmo do led no shield RS485, indicando que está recebendo a comunicação. Parece que é dentro do equipamento, provavelmente o formato da requisição do protocolo Modbus, mas não tenho certeza.

Testei outro dia a sugestão do Marcelo com o simulador Master da própria Schneider, que é feito especificamente para testar os equipamentos dela. Sem resposta. Na verdade parecia que ele nem reconheceu. Talvez eu tenha feito errao o modo "echo" que o Marcelo sugeriu.

Alguma outra ideia?

Abraço!

Geovani, como vai meu caro?

Conseguiu alguma novidade sobre o assunto?

se precisar que eu faça algum teste aqui, eu tenho um MEGA, um 210 também e 3 tcs, já monitorando somente no multimedidor.

abraços

Halisson,

explica mais seu sistema? Vc montou o que?

Bom dia Sidney.

PM210 da Schneider

Arduino MEGA 2560.

Me referi estar a disposição, pois se precisar de outro multimedidor para testes, pode utilizar o meu.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço