[RESOLVIDO] Arduino Duemilanove Compatible não carrega mais sketch

Bom dia.

Tenho um Arduino Duemilanove Compatible, comprado a muito tempo aqui no Lab, que vinha funcionando normalmente. Entretanto, estava fazendo testes com a biblioteca TimeOne, do tipo fazendo upload de um sketch várias vezes, pois estava testando vários tempos de interrupção. Até que apareceu a seguinte mensagem:

Binary sketch size: 1.084 bytes (of a 30.720 byte maximum)
avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00

Aparecendo: "Done uploading." na barra de mensagem. 

Notei que durante o processo de upload somente o led do RX da placa piscava 2 ou 3 vezes e nada do sketch carregar. Digo nada acontecia, pois passei a testar com  o sketch "Blink" e o led da porta 13 não piscava. 

Será que existe alguma restrição ao usar a biblioteca TimeOne?

Estava usando Serial.print de uma variável (array) volatile, para não perder o valor durante as chamadas de interrupção. Pode ter esgotada a capacidade de escrita da memória do microcontrolador?

Lembrando que neste Arduino estava conectado aos pinos digitais 2,3,4 e 5 um decodificador HT12D enviando pulsos vindos de um circuito RF 433, mas que já vinha funcionado a alguns dias sem o uso da biblioteca TimeOne. Pode ser falta de alta de resistores nestas portas? 

Fiz o teste de retirar o microcontrolador deste Arduino e colocá-lo na placa de um Garagino pra ver se ele funcionava, mas o problema continuou. Engraçado que coloquei o microcontrolador de volta da placa do Garagino e o problema de não carregar sketch começou a dar nesta também. Ai, mudando de computador e de versão da IDE o Garagino voltou a carregar sketchs. Já o Duemilanove Compatible não carrega nem trocando de computador e IDE.

Alguém tem alguma pista do que aconteceu?

Obrigado,

Wagner

Exibições: 472

Responder esta

Respostas a este tópico

Solução:

Regravei o bootloader e o Duemilanove voltou a funcionar normalmente.

Moral da história: quando um CTRL+ALT+DEL (reset) não funcionar faça um FORMAT C: (burn bootloader). Funciona assim com computadores, por que não com microcontroladores?

Grato,

Wagner

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço