Olá pessoal, estou tendo um problema com meu projeto, onde o schematic se encontra abaixo.
Como sou muito novato na área, gostaria de um auxílio de vocês.
Meu problema é o seguinte, o projeto tem duas fontes onde uma utilizo para alimentar o Arduino e a outra para alimentar um modulo de 8 reles utilizando o barramento i2c. ao acionar o rele o Arduino fica muito louco (se desconectar a segunda fonte funciona normalmente), ao dizer louco me refiro ao Arduino resetar sozinho, acionar reles fora de ordem e assim por diante.
Obs.: utilizando a mesma programação e uma fonte de alimentação externa para os reles funciona normalmente.
Já troquei os capacitores e o problema persiste.

Gostaria de saber se vocês podem me dar algumas dicas para a solução deste problema.

Um outro detalhe, estou utilizando o barramento i2c (pcf8574 e uln2803) para trabalhar com os reles, mas o modulo de rele tem o padrão active low e ao ligar o Arduino todos os rele são ativados para depois eu poder desativa-los e isto acontece mesmo sendo o primeiro comando que envio para o pcf8574 também gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar neste problema também.
Até o momento estes são os meus problemas e fico grato por qualquer sugestão enviada por vocês. Grato pela atenção e espero que todos vocês tenham um bom dia.

Complemento: esta mesma ligação feita em um Arduino Mega Funciona Perfeitamente.

Exibições: 1300

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá,

Mas basicamente a que se refere este seu projeto? para qual tipo de controle?

Me parece que existe uma "bela" interferência por parte dos reles na alimentação do arduino, ate aonde sei não é "bom" usar a mesma alimentação para alimentar o circuito de potência e o circuito de comando, e acredito que isto também possa ser levado em consideração mesmo neste caso que as alimentações são diferentes mas no mesmo circuito.

Se possível tenta alimentar o arduino por uma outra fonte externa e faz um teste. Eu utilizo uma bateria de 9 voltas junto com um pino macho de 2.1mm com o positivo no centro do pino.

A respeito do outro problema não sei te dizer o que possa ser.

Espero ter ajudado em alguma coisa, caso contrario apenas trocamos conhecimentos....

Luis, grato pela dica.

O projeto é para controlar a ligação de vários motores, não ficarei apenas em 8 reles e sim 32.

Referente ao problema curioso é que se a alimentação da segunda fonte não passa pelo rele que simula um interruptor não ocorre o problema.
Este rele que esta no schematic seria para resolver o problema de inicialização dos pcf8574, pois não achei nenhuma solução para o problema do (pcf8574 com uln2803) com os módulos de reles (active low)

Mesmo assim valeu muito pela dica, mas pretendo ainda arrumar uma solução para qualquer um dos dois problemas onde uma delas já resolveria meu problema.
Caso eu consiga alguma solução fora deste forum postarei aqui para quem precisar...
Valeu

Olá Renato,

Não sei qual o tipo de rele que você esta utilizando como "interruptor", mas o que pode acontecer é que como você esta passando apenas 9 volts pelo contato, existe a possibilidade de este valor de 9 volts estar sofrendo uma queda de tenção, porque não são todos os reles que aceitem esta voltagem baixa, pelo fato da pressão nos contatos internos não serem suficiente para garantir a "completa" passagem dos seus 9 volts, talvez se você colocar um DIAC, TRIAC, (não conheço muito sobre estes componentes) etc, ...... seria melhor talvez!?......

Sobre o segundo problema, não entendi muito bem ainda! O pcf8574 é para receber sinal analógico (botão, teclado, etc...) para acionar os reles atravez da unl2803 ? é isso?

 

Luis, grato pela ideia, referente ao pcf8574 seria para expandir as portas, para cada modulo de rele (8 reles), o uln2803 seria para a ativacao dos reles ao inves de utilizar transistores.
Resumindo, o modulo de rele é composto por 1 pcf8574, 1 uln2803 e 8 reles, seria como o modulo deste link http://www-users.cs.york.ac.uk/~pcc/Circuits/dome/relays.html

Olá,

    Eu tive o mesmo problema que voce reporta quando liguei a fonte do arduino e a fonte do relay board.

    O problema desapareceu quando passei a alimentar somente o relayboard.

    Parece que não podemos alimentar as duas placas sem que uma interfira na outra.

    Outra possibilidade que encontrei, foi energizar ambas as placas mas ligar somente os fios de dados entre elas. Não conecte os dois fios de alimentação entre as placas.

Edmar, grato pela atenção
Esta será uma alternativa que pretendo utilizar caso não consiga uma solução.
Insisto em tentar resolver este problema, pois ao fazer esta mesma ligação com um Arduino mega funciona perfeitamente. Como funciona no Mega, acho que da pra fazer funcionar em um standalone. tentarei mais alternativas caso tenha sucesso postarei aqui no forum para que outros também não passem por este problema
Do resto fico muito grato pela atenção e pela opinião.

Renato,

     Admiro sua decisão em encontrar uma saída consistente.. 

     Vou acompanhar, com entusiasmo, por uma solução.

     Como disse, também passo pelo mesmo problema.

 

   

Olá Edimar, fico grato com a sua opinião.
Ainda estou a procura mas assim que arrumar uma solução posto aqui.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço