Saudações amigos garageiros!
Alguém já trabalhou com os sensores hcsr04? Estou desenvolvendo uma aplicação em que preciso detectar quando alguém estiver em frente aos sensores, mas estou enfrentando os respectivos problemas:

1 - Mesmo trabalhando com 3 sensores alinhados, existe MUUITA sombra no sensoriamento, ou seja, meu tornozelo precisa estar exatamente na reta de um dos sensores para acusar o "obstáculo". Superfícies rígidas e retas o sensor identifica bem, mas pra identificar "pernas humanas" não está dando muito certo ehehe. Provavelmente a forma e a densidade do corpo estejam dificultando o echo do sensor.

2 - Subindo a linha de sensores para o "tronco"(+ou - 80cm do chão) melhora mas não muito, acredito que o tecido da roupa possa estar abafando o ultrassom e causando uma reflexão super atrasada, com isso, em várias medições o sensor acusa distâncias maiores que as reais.

3- Mesmo criando loops de amostragens (usei10 amostras por sensor)  e trabalhando com o menor valor lido, ainda sim não consigo leituras satisfatórias, todas as 10 amostras dão valores parecidos.

Alguma ideia pessoal? Obrigado.

Exibições: 226

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia, 

Essas pessoas estão em movimento ?

O sensor ultrasonico demora um certo tempo para detectar obstáculos.

Se o obstáculo estiver em movimento, poderá ter dificuldades. 

Por que não usa um sensor infravermelho, mais adequado para detectar a presença de pessoas ?

Bom dia. Obrigado pela atenção.

Então, meu objetivo final é abrir uma porta usando servos ou atuadores (ainda nem comecei a implementar essa parte) antes de mexer na parte mecânica e de programação estou implementando o bloco que dará "segurança" ao conjunto. Como eu não quero que essa porta abra em cima de ninguém, vou condicionar o disparo do atuador as leituras dos sensores de distância.

Mas como mencionei, esses sensores não têm um cone muito bom, a forma do objeto pode refletir as ondas de ultrassom pra longe do receptor, e em superfícies macias, esse som pode ser "abafado" gerando atraso na leitura ou até um timeout.

Pensei em usar o sensor IR tcrt5000, mas o datasheet indica uma detecção máxima de 2,5cm, pra minha aplicação ele precisaria detectar pelo menos até uns 50cm. Com essa condicionante só achei o sensor de ultrassom mesmo.

Já o sensor hcsr501 creio que funcionaria bem na detecção de movimento, mas com a limitação de não identificar obstáculo "parados", como um objeto deixado na frente da porta.

Pesquisando na net (robozinhos autônomos e afins) to vendo que os sensores ficam bem juntos mesmo, em alguns projetos acabam tendo encostados os sensores uns nos outros. Vou tentar um arranjo "racional" aqui, entupir de sensores inviabilizaria minha empreitada.

Conhece algum outro sensor?

Valeu!

Boa tarde, 

Estou lhe indicando o sensor de presença com Infravermelho:

http://blog.eletrogate.com/automacao-residencial-sensor-de-presenca...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço