Bom dia! Estou precisando que meu arduino seja carregado por uma bateria 12v e que essa bateria seja carregada por painéis solares. Gostaria de saber o melhor jeito de fazer isso, eu precisaria de um controlador de carga? Estava pensando em ligar os painéis em paralelo e seguir a montagem utilizada nesse projeto Usando o Arduino com painel solar – Paraíso dos Bits (paraisodosbit..., porém não sei como ficaria a alimentação, já que o arduino precisa ficar ligado 24h por dia. Desde já, obrigado!

Exibições: 748

Responder esta

Respostas a este tópico

Existem os chamados "painéis auto-regulados", mas são mais voltados à aplicações com demanda constante de correntes próximas à capacidade de geração do painel. Se vai ter uma bateria, e como o consumo é baixo, o ideal é ter o controlador para evitar sobrecargas na bateria. O controlador simplesmente curto-circuita o painel quando a tensão da bateria sobe além da tensão desejada, então você consegue implementar isso com um sensor de tensão e um relê, por exemplo. Lembrando que se for curto-circuitar o painel precisa bloquear a corrente da bateria por meio de um diodo.

Pode também usar um contato reversível de um relê, que desconecta o painel da bateria e o conecta a um resistor de dissipação adequada. Não precisa necessariamente comprar um controlador comercial.

Entendi, Claudio, vou elaborar essa ideia com controlador, muito obrigado! Poderia me dizer quais os problemas que eu poderia encontrar ao fazer exatamente igual ao link que citei anteriormente? Nele eu não sei como ficaria essa questão da alimentação e tensão máxima da bateria. O painel forneceria energia para a bateria incessantemente enquanto houver sol?

Não lido diretamente com Arduino, mas mexo com eletrônica desde meados da

década de 70... Eu não usaria a sugestão do link. A bateria vai estar em regime de sobrecarga/sobredescarga, e não vai viver muito, pode ter certeza.

Obrigado pela dica, Claudio!

Boa noite Gabriel, 

Primeiro passo é você descobrir o consumo de corrente do seu projeto. Qual Arduino pretende usar? 

Meça com um amperímetro. Assim poderá dimensionar o sistema completo de energia solar. 

Para alimentar o Arduino UNO, não recomendo o uso do regulador interno pois ele desperdiça energia. Use um regulador chaveado como o LM2596 (módulo regulador step down) mais eficiente. 

O Tamanho do painel e da bateria vai depender do consumo. O Carregador vai depender da bateria e do painel. Os carregadores MPPT são mais eficientes, mas são mais caros. 

Bom dia, José, agradeço a atenção. Este carregador que você fala? "Carregador Solar Controlador Carga Bateria 4,2v 3,7v Mppt".

Já possuo um LM2596, porém não sei como ficariam as ligações entre, painel solar, bateria, controlador e LM2596, perdão pois sou um pouco leigo.

Gabriel boa tarde, 

Esse carregador serve para bateria de Li Ion.

Você nos informou que pretende usar bateria selada de 12V, não é? 

Sim, percebi que não ia me servir. Na verdade estou para suar uma bateria de 9v, podendo também usar outras, inclusive uma 12v selada.

Pesquisei e cheguei até esse controlador:

Bom dia, 

Faça testes com esse outro carregador e nos informe sobre os resultados. 

https://www.marinostore.com/fontes/controlador-de-carga-bateria-hw-632

Bom dia, farei o teste! Desse esquema eu só não entendi uma coisa, onde fica a saída pro arduíno?

Nos contatos da Bateria 12V conecte o Módulo LM 2596 5V. 

Se for usar o LM2596 ajustável, ajuste o 5V antes de conectar no Arduino. 

https://www.instructables.com/How-to-Use-DC-to-DC-Buck-Converter-LM...

O carregador escolhido precisa ser compatível com a química da bateria. carregadores de Pb e de NiCd/NiMh podem literalmente explodir/incendiar sua oficina se tentar carregar Lítio com eles...

RSS

© 2021   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço