Bom dia! Estou precisando que meu arduino seja carregado por uma bateria 12v e que essa bateria seja carregada por painéis solares. Gostaria de saber o melhor jeito de fazer isso, eu precisaria de um controlador de carga? Estava pensando em ligar os painéis em paralelo e seguir a montagem utilizada nesse projeto Usando o Arduino com painel solar – Paraíso dos Bits (paraisodosbit..., porém não sei como ficaria a alimentação, já que o arduino precisa ficar ligado 24h por dia. Desde já, obrigado!

Exibições: 748

Responder esta

Respostas a este tópico

Certo, retornarei quando obter a medida. Obrigado!

Este é o meu protótipo até agora, como eu faria para utilizar o amperímetro?

Todo o seu projeto uiliza somente 5V?

O amperimetro deve estar em série com o circuito, isto é entre a fonte e o circuito.. Coloque a escala de ampéres, primeiro. Depois que constatar o valor, ajuste a escala adequada. 

Sim, todo ele utiliza apenas 5V.

No caso da utilização do multímetro, eu teria que medir a corrente em cada componente e depois somá-las? Não estou conseguindo enxergar onde eu colaria as pontas de prova.

Onde você encontrou essa informação sobre a capacidade da bateria ?

Na própria bateria.

Eu não acreditaria nela se fosse você... dificilmente uma bateria do tamanho de uma 9V padrão teria capacidade acima de 250mAh. Por outro lado, é comum a indicação de capacidades acima da nominal em marcas "genéricas" ou clones, a menos que sua 9V recarregável fosse de lítio.

Compreendo, obrigado pela dica, retornarei com resultados.

Bom dia, demorei um pouco mas retorno agora com o consumo, após uns minutos o multímetro estabilizou em 110mA. Isso significa que talvez esse arranjo que mencionei dê conta?

https://learn.sparkfun.com/tutorials/how-to-use-a-multimeter/all

(traduzido com o Tradutor do Google) 

Corrente de medição

Ler a corrente é uma das leituras mais complicadas e perspicazes no mundo da eletrônica embarcada. É complicado porque você tem que medir a corrente em série . Onde a tensão é medida cutucando VCC e GND (em paralelo ), para medir a corrente, você deve interromper fisicamente o fluxo de corrente e colocar o medidor em linha. Para demonstrar isso, usaremos o mesmo circuito que usamos na seção de medição de tensão.

A primeira coisa de que precisaremos é um pedaço extra de arame. Conforme mencionado, precisaremos interromper fisicamente o circuito para medir a corrente. Dito de outra forma, puxe o fio VCC que vai até o resistor, adicione um fio onde esse fio foi conectado e, em seguida, teste do pino de alimentação na fonte de alimentação ao resistor. Isso efetivamente "interrompe" a energia do circuito. Em seguida, inserimos o multímetro em linha para que ele possa medir a corrente conforme ela "flui" do multímetro para a placa do pão.

Para essas fotos, enganamos e usamos pinças de crocodilo . Ao medir a corrente, geralmente é bom observar o que seu sistema faz ao longo do tempo, por alguns segundos ou minutos. Embora você possa querer ficar lá e segurar as pontas de prova no sistema, às vezes é mais fácil liberar suas mãos. Essas sondas de garra jacaré podem ser úteis. Observe que quase todos os multímetros têm conectores do mesmo tamanho (eles são chamados de "plugues banana"), portanto, se você estiver em apuros, pode usar as pontas de prova de seu amigo.

texto alternativo

Com o multímetro conectado, agora podemos definir o dial para a configuração adequada e medir alguma corrente. A medição da corrente funciona da mesma forma que a tensão e a resistência - você deve obter a faixa correta. Defina o multímetro para 200mA e trabalhe a partir daí. O consumo atual para muitos projetos de protoboard é geralmente abaixo de 200mA. Certifique-se de que a ponta de prova vermelha esteja conectada à porta com fusível de 200mA. Em nosso multímetro favorito , o orifício de 200mA é a mesma porta / orifício que a leitura de tensão e resistência (a porta é rotulada como mAVΩ) Isso significa que você pode manter a ponta de prova vermelha na mesma porta para medir corrente, tensão ou resistência. No entanto, se você suspeitar que seu circuito estará usando perto ou mais de 200mA, mude sua ponta de prova para o lado 10A, apenas por segurança. Sobrecarregar a corrente pode resultar em um fusível queimado em vez de apenas uma exibição de sobrecarga. Mais sobre isso daqui a pouco.

texto alternativo

Este circuito puxava apenas 1,8 mA no momento da medição, não muita corrente. A leitura média ficou mais perto de 2,1mA.

Perceba que o multímetro está agindo como um pedaço de fio - agora você completou o circuito e o circuito será ligado. Isso é importante porque conforme o tempo passa, o LED, microcontrolador, sensor ou qualquer dispositivo que está sendo medido pode alterar seu consumo de energia (como ligar um LED pode resultar em um aumento de 20 mA por um segundo e, em seguida, diminuir por um segundo quando ele gira fora). No visor do multímetro, você deve ver a leitura instantânea da corrente. Todos os multímetros fazem leituras ao longo do tempo e fornecem a média , portanto, espere que a leitura flutue. Em geral, medidores mais baratos terão uma média mais severa e responderão mais lentamente, então faça cada leitura com cautela. Em sua cabeça, tome uma faixa média de 7 a 8 mA em condições normais de 5 V (não 7,48 mA).

Semelhante às outras medições, ao medir a corrente, a cor das sondas não importa. O que acontece se trocarmos de ponta de prova? Nada de ruim acontece! Isso simplesmente faz com que a leitura atual se torne negativa:

texto alternativo

A corrente ainda está fluindo pelo sistema, você acabou de mudar sua perspectiva e agora o medidor mostra negativo.

Lembrar! Quando terminar de usar o medidor, sempre retorne o medidor para ler a tensão (retorne as pontas de prova para a porta de tensão, defina o medidor para ler a faixa de tensão DC, se necessário). É comum pegar um medidor e começar a medir rapidamente a tensão entre dois pinos. Se você deixou seu medidor no modo 'corrente', não verá a tensão no visor. Em vez disso, você verá '0,000' indicando que não há corrente entre VCC e GND. Dentro dessa fração de segundo, você terá conectado o VCC ao GND através do seu medidor e o fusível de 200mA queimará = não está bom. Portanto, antes de desligar o medidor durante a noite, lembre-se de deixá-lo em um estado amigável.

Medir a corrente pode ser complicado nas primeiras vezes. Não se preocupe se você explodir o fusível - já fizemos isso dezenas de vezes! Mostraremos como substituir o fusível em uma seção posterior .

Maravilha! Tentarei medir essa corrente até amanhã e retorno com resultados, muito obrigado.

RSS

© 2021   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço