ola gostaria de saber como seria para eu motar um sistema simples,

 

tenho um arduino uno de 5v e gostaria de adicionar uma fechadura eletronica 12v,

como seria o procedimento com segurança para nao queimar a porta do arduino,

 

vi algumas coisas como motores dc com potenciomentro e transistores tic TIC246D (400V) + diodo

mais fiquei com medo de fazer besteira.

muito obrigado pela atenção

 

 

 

Exibições: 29823

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom...
Sei que o pessoal ta falando de relé, e realmente funciona... mas.... tente um optoacoplador.
Funciona basicamente como transistor isolador. Em um lado vc liga, geralmente, uma porta digital e o gnd, no outro funciona como um interruptor.

Só cuidado, ele aguenta menos corrente, em geral, que o relé e tem modelos mais complexos. Por outro lado, consome menos e, muitas vezes, da até pra passar sinal digital por ele, sem maiores problemas.

o optoacoplador não vai chavear corrente suficiente para uma fechadura (normalmente se usa trafo de 1A para uma fechadura comum)

É, como precisa de uma corrente mais alto, pode complicar. Usaria transistores pra complementar...
Mas se já tem um relé que funciona, melhor ficar com ele e não complicar.

então na verdade estava vendo alguns videos utilizando optoacoplador Moc, acompanhado com transistores tic 296d,

a ideia é montar uma central 2 sensores de porta e janela magnético e uma sirene pequena 12v.

estava pensando montar com modulo de rele para acender a luz e abrir a porta,  

seria melhor separar? pois aqui na minha cidade santos esta difícil achar rele de 5v, só de 6v para cima.

me desculpem mais estou confuso do que fazer para realizar este projeto.

ate mesmo para outros projetos que levam componestes eletrônicos de 9v,12v ou 24v

obrigado se alguém puder ainda me ajudar !!!

abs 

ao continuar minha pesquisa, vi esse esquema com optoacopladores,

alguém sabe se da certo?

tambem tem esse outro

Desculpe, mas acho que opto-acopladores ou RELE para 12V é um canhão para matar mosca, usa esse esquema aqui.

http://bildr.org/2011/03/high-power-control-with-arduino-and-tip120/

Se é você vai usar para 12V pode usar o TIP120 (Darlington Transistor)

ola Marcelo obrigado pela atenção, vamos la expandir esse conhecimento que vc comentou, como seria o esquema com o tip 120, poderia ser usado o tip29c ou o tip246d ?

pois no link que vc mandou, nas imagens as ligações estariam diretas no arduino conforme imagem:

essa ligação não estaria colocando em risco a porta do Arduíno de 5v ?

como então eu iria alimentar os 12 v do motor ou de algum eletro 12v?

Muito obrigado, abs.

Então a diferença do TIP29 que é um transistor normal, ele vai puxar muita corrente do pino do arduino com a base, o TIP120 não é um transistor simples, ele é um transistor Darlington, quer dizer que dentro dele há dois transistores para amplificar a corrente da base, (que é ligado no pino do arduino.

No desenho, você vê um 5-60V. é onde você vai alimentar com os 12V, o outro lado da fechadura vai para o coletor do TIP120, (PINO do MEIO).
Esse é o exemplo de um MOTOR, o primeiro desenho da página é para uma solenoide (olha a direção da flexa em vermelho).

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço