[NÃO RESOLVIDO] Arduíno uno + Shield RS232/485 + Antena RFID UHF

Olá pessoal,

Sou novo no fórum como também no universo Arduíno. Li alguns tutoriais e já fiz alguns experimentos, atualmente estou "tentando fazer" um projeto envolvendo a tecnologia RFID, mas com muita dificuldade.

A primeira etapa do projeto é simples e consiste em ler o ID da tag de um "produto".

Comprei uma Antena RFID UHF junto com Tags; conectei o cabo macho/macho DB9 na antena e no Shield RS232/485; por sua vez, o shield conectado no arduíno. Usei um código que vem como exemplo para ler dados da serial, sendo o baud de 9600. No entanto, apesar da antena bipar indicando que leu a tag, nada é transmitido pro software do arduíno.

Abaixo segue o código utilizado:

byte byteRead;

void setup() {
//configura a comunicação seria com baud rate de 9600
Serial.begin(9600);
}

void loop() {

if (Serial.available()) //verifica se tem dados diponível para leitura
{
byteRead = Serial.read(); //le bytwe mais recente no buffer da serial
Serial.write(byteRead); //reenvia para o computador o dado recebido
}
}

Agradeço a ajuda!

Exibições: 622

Responder esta

Respostas a este tópico

Mostre as ligações que você realizou, aí podemos ajudar melhor.

Posso adiantar, que os pinos (1) TX e (0) RX do Arduino Uno , Mega, são "exclusivos" para a comunicação da placa Arduino com o computador, a exceção é quando a comunicação serial não é usada.

Creio que deva utilizar a biblioteca SoftwareSerial.h e mapear uma segunda porta serial no Arduino e conectar no RFID. 

Olá Flavio,

Então: com o arduíno montado com o shield, eu apenas conectei a antena na saída do shield (RS232) e conectei o USB do arduino com o PC. Fiz apenas isso.

A antena possui 8 fios, conforme foto abaixo:

Os fios vermelho e preto conectei na energia (cabo de alimentação) e os fios marrom e amarelo conectei com o shield através de uma cabo DB9. Os fios verde e branco acredito que sejam para conectar em saídas RS485 (que não é o meu caso) e os outros 2 fios não fiz nada.

Agradeço sua ajuda!

É esse mesmo Flávio!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço