Prezados amigos. Estou apanhando para polarizar um TIP 50. Ele recebe pulsos do arduino que variam entre 0 e 5V, na sua base e esses pulsos devem abrir o TIP que está com o coletor em uma fonte de 100V (e o terra em comum). O TIP fornecerá então na sua saída pulsos entre 0 e 100V. Alguém pode me ajudar nisso. Só falta essa etapa para meu projeto terminar! Muito grato!

Exibições: 2647

Responder esta

Respostas a este tópico

Foi o que fiz inicialmente, mas como não obtive sucesso, estou tentando outras alternativas com a ajuda daqui do forum! Muito obrigado!

Olá Enrique,

Analisando seu circuito encontrei um par de pontos para comentar:

1 - O transistor nunca vai fornecer mais de 5 Volts no emissor. Você esta usando uma configuração de coletor comum ou seguidor de emissor, de tal forma que a saída no emissor será a tensão na base menos a tensão da união base-emissor. Para você conseguir uma tensão superior, você precisara que a tensão de base seja referenciada com a tensão do coletor. Isso é feito normalmente com um resistor entre coletor e base. Fazendo isso você tem no emissor 0V ou a tensão de coletor-VCE, dependendo do 'estado lógico' de polarização da base. A primeira o implicação com essa emplementação é que agora a base esta com 100V e não mais com 5volts, e com isso, sugiro isolar oticamente a base do seu circuito de controle, para evitar qualquer problema com o estagio de controle. 

2 - No circuito, você consegue 'abrir ou fechar o Q1' de tal forma que fechando a chave você ira ter uma tensão de emissor igual a Vc-Vce. Se você abrir a chave o emissor fica 'flutuante' e não em GND. Você deve tomar cuidado com isso, a sugestão é referenciar a saída da chave (o emissor) ao GND com outro resistor mas isso será feito de forma adequada analisando o estagio de saída.

Espero que isso ajude.

Abs,


Samuel

Samuel, se colocarmos o transistor para funcionar com uma lógica inversora, de tal modo que ele trabalhe entre a região ativa e região de corte. Você acha que isso não seria possível.

Com 2 transistores seria possível desenvolver essa lógica.

Ola Diego,

Sim, com certeza. Na configuração inversora, como você comenta, seria o transistor configurado como emissor comum e a saída ficaria no coletor em lugar do emissor mas de qualquer forma eu sugiro usar sempre um elemento de 'isolamento' entre os estágios de controle e de potência. Já vi muito circuito que deu problema no campo por falta de proteção.

Enrique, em anexo pode encontrar três configurações que você pode estudar e experimentar, a sugerida pelo Diego e mais duas que estou sugerindo com base na sua configuração de coletor comum.

Samuel

Samuel, a sua análise não é confere, a configuração do circuito não é coletor comum, mas emissor comum, pois a carga do circuito está entre os eletrodos (pct- e pct+) e não é o resistor de emissor.
Abraço.

Wiechert,


A sua observação está correta, não tinha percebido que a carga estava entre PCT+ e PCT-. Mas de qualquer forma, ainda com a configuração do circuito como emissor comum, eu sugiro isolar o estagio de controle pelo menos com mais um transistor e idealmente com um opto-acoplador.

Abs

Enrique , eu nunca ligaria um transistor polarizado com 100V em um microcontrolador (Arduino). Isolaria os circuitos com opto-acopladores.

E isolaria o terra da alimentação de 100V do terra do 12V .

As teclas poderão ser uma forma de receber um choque, devido a alguma falha.

Existe um risco de queimar o Arduino, se houver algum problema com esse circuito.

E o mais importante ! Segurança!

Não sei qual o objetivo do seu circuito, mas um choque de 100V, dependendo das condições poderá ser fatal.

Se pretende comercializar o aparelho, contrate um engenheiro.

CUIDADO! Existem normas de segurança para a fabricação de aparelhos eletronicos para fins medicinais.

Achei isso da ANVISA:

http://www.abdi.com.br/Estudo/Manual%20de%20Equipamentos%20M%C3%A9d...

As nomas Americanas são bem detalhadas e eles são bem exigentes. 

http://www.registrarcorp.com/fda-medical-device/?fromlg=en&lang=po

Prezado José Gustavo: Gostaria de agradecer a todos os garagistas pelas excelentes dicas. Como meu carnaval acabou, estou com menos tempo para fazer os testes, mas não vou deixar de fazer e postar aqui o resultado. Quanto à segurança, não se preocupe, pois sou extremamente cuidadoso e já tenho vários projetos desenvolvidos e até com patente (aqui e nos EUA). Este é apenas um protótipo que será largamente desenvolvido depois, mas é um desfio para mim (como para todo garagista) fazer um produto completo para depois ser modificado. Quanto ao isolamento, gostaria que visse este video do Ricardo Aloi onde ele faz a ligação direta dos 127V retificados no arduino através de um TIP50, e o projeto simples funcionou muito bem: http://www.youtube.com/watch?v=38D_bKVzaFE

(pisca de natal com Arduino).

Um grande abraço a todos e fico no aguardo de mais dicas!

Detalhe: É Renato Aloi - desculpe a confusão - admiro muito as aulas dele!

Nesse seu circuito não é critico a isolação, ja que ele é isolado da rede, porem toda a isolação só tende a melhorar o nível de segurança. Por outro lado, se  seguir a risca esse diagrama que postou, jamais terá sucesso.... Precisa ser melhorada muita coisa ai. :)

Enrique, eu não disse que não funciona.

Eu estou recomendando isolar os circuitos, por motivo de segurança.

Segurança para as pessoas que usarem o aparelho e segurança para o microcontrolador.

Boa sorte !

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço