Prezados amigos. Estou apanhando para polarizar um TIP 50. Ele recebe pulsos do arduino que variam entre 0 e 5V, na sua base e esses pulsos devem abrir o TIP que está com o coletor em uma fonte de 100V (e o terra em comum). O TIP fornecerá então na sua saída pulsos entre 0 e 100V. Alguém pode me ajudar nisso. Só falta essa etapa para meu projeto terminar! Muito grato!

Exibições: 2647

Responder esta

Respostas a este tópico

boa noite,

se vc esta usando esse componente como chave uma chave digital, e assim mesmo, mas e bom vc dar uma olhada no data sheet do transistor e fazer os calculos de correntes e e tensão. a ideia e fazer conectar a entrada do sinal na base e o negativo coletor, e a tensão que irá controlar ligar no emissor e aterrar no coletor, essa seria a configuração para trabalhar como chave eletronica.

link do data sheet

http://www.fairchildsemi.com/ds/TI/TIP50.pdf

espero ter ajudado.

Prezado Thiago, é aí que está o problema! Eu não sei fazer esses cálculos pois não sou engenheiro eletrônico (embora seria o meu sonho!). As tentativas que fiz foram baseadas em outros projetos que achei na internet, e como não funcionou, estou fazendo este apelo aos garagistas mais inteligentes, rsrsrsr!!! Muito grato!

Ola,

Você pode chavear tensões neste valor com um Mosfet IRF540.

Não é muito aconselhável trabalhar com tensões elevadas sem isolação, verifique a possibilidade.

Obs, o NCP1400 não tem saída de 100V.

Abs.

Vc tem razão Maurício. Coloquei o NCP1400 pois não encontrei no Fritzing o que tenho, que gera os 100V à partir de 9V. O IRF540 responde linearmente ou só como chave (abre/fecha)? Muito obrigado pela dica!

Controlando por um microcontrolador para ter uma saída linear é complicado pois os sinais do micro são 0 e 1 vc terá que utilizar o PWM, assim terá valores entre 0 e 100% da tensão Chaveada.

Vc também pode utilizar vários pinos do micro para fazer uma saída R2R.

https://www.youtube.com/watch?v=0nKuxFL5EiU

Abs

Muito legal essa solução Maurício, não tinha pensado nela. Eu coloquei o Arduino para controlar um potenciômetro digital de 32 passos (estou aguardando chegar 1 de 128 passos) e me falta exatamente a etapa onde a base do transístor recebe esse sinal trabalhado do POT digital. Muito obrigado!

Enrique, tenta colocar o teu TIP pra ficar operando na entre na região de corte e na região de saturação. 

Acredito que dessa forma, você conseguirá obter os resultados necessários.

Olá Diego, vc sabe polarizar o TIP50 nessa faixa de trabalho? Muito grato!

Enrique, se esse transistor TIP50 for um BJT (Transistor Bipolar de Junção), te aconselho a dar uma olhada no capítulo 4 do Livro do Autor: Boylestad. Já no final desse capítulo, ele mostra como fazer uma lógica inversora com transistor.

Bom dia!  Enrique estive procurando na internet e acredito que este circuito funcione perfeitamente, porem estou com uma duvida se o resistor da base é de 140homs ou 140khoms. Vou providenciar os componentes para testar e ai te passo os resultados, caso queira testar segue imagem da net encontrada no link. Se possivel teste no proteus.

http://www.elektrikforen.de/elektronik-allgemein/12226-pwm-f-r-220v...

Olá Rodrigo! Obrigado pela ajuda. Não sei se vai funcionar pois parece que esse circuito trabalha na faixa de corte/saturação do TIP50. No meu circuito, preciso modular a saída de acordo com o sinal injetado na base do TIP, ou seja, se aplicar um sinal de 2,5V, tenho que ter 50V na saída, e se injetar 5V na base, aí tenho que abrir totalmente o TIP e ter 100V na saída. O Maurício me deu a idéia de usar um MOSFET (IRF540). VC sabe se o MOSFET pode trabalhar de forma linear, ou seja, se ele abre proporcionalmente à tensão de entrada?

Enrique, e se vc no lugar do resistor fixo na base, você usar um potenciometro para tentar calibrar seu circuito conforme sua necessidade, sera que não da certo?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço