Olá pessoal!
Gostaria de saber se é possível eu utilizar uma antena de internet (via rádio) para enviar dados a um dispositivo. Ex. Controlar um aeromodelo ou um robô qualquer ou até mesmo acionar alguma coisa que que esteja muito longe?
Se for possível, podem me dizer o que eu devo fazer! Valeu!

Exibições: 446

Responder esta

Respostas a este tópico

É possível sim montar um enlace omnidirecional (com antenas omni ou painéis setoriais) usando 802.11 (vulgo wifi). Porém, se o sinal extrapolar a sua propriedade, deverá ser registrado na ANATEL. Lembrando que TODOS equipamentos comerciais (incluindo shields e cia) que utilizam o espectro RF devem ser homologados pela ANATEL e respeitar os limites técnicos presentes nas legislações vigentes. Mesmo os que utilizam frequencias livres (ex: 900mhz/2.4Ghz/5Ghz).

Tô desenvolvendo a mesma coisa, ainda em fase inicial de pesquisa, mas a idéia é usar AM ou FM, por ser mais barato e ter alcance maior que o wi-fi.

Como eu moro num lugar afastado da cidade, não terei problemas com a ANATEL, mas não custa nada pesquisar um pouco sobre o assunto, então a melhor referencia que achei até agora é essa:

http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/um-pouco-de-informacao-faz-bem...

Se quiser fazer uma parceria estamos aí.

Esse resumo está um pouco desatualizado mas é por aí.

Na automação, trabalho principalmente com redes de sensores sem fio e monitoramento remoto (Ethernet, RF,...).

Precisando, outorga, homologação e licenciamento é minha área na Telecom.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço