Pessoal

Acredito que tem muita gente que como eu tem alguns smartphones Android encostados em alguma gaveta. Entre esses, alguns sem defeito, apenas aposentados pelo fato de já não possuirem um processador, quantidade de memória ou tela grande para executar os aplicativos mais recentes. Mas ainda são uma plataforma com um processador ARM (99%), conectividade Wi-Fi, Bluetooth, uma porção de sensores, câmera, gps e uma tela touch.

Para um Maker ver um material desse parado dói no coração. Tem já um tempo que penso em utilizar esses smartphones junto com o Arduíno e outros microcontroladores para interfacear com bluetooth e Wifi com o ESP8266 e criar automações, robôs, display´s com dados de sensores entre outras cositas.

Para tanto é preciso um ambiente de desenvolvimento leve e fácil de prototipar com suporte às versões mais antigas do Android. Dei uma olhada e fiz alguns testes com uma versão do Python. O SDK oficial não é para prototipagem rápida, o Inventor particularmente acho um pouco estranho.

Enfim o que acham disso? Tem alguma sugestão?

Valeu

M. 

Atualização 18/10:

Primeiro Experimento

Voltimetro com Arduino e módulo Bluetooth

No Android Script Python e interface em HTML

Sobre o Smartphone

Android 4.4 Xing Ling com 256MB de memória, pegando poeira em uma gaveta

Exibições: 178

Responder esta

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço