Olá pessoal

Estou com um problema com um módulo receptor RF no Arduino,
Já testei com 4 módulos de recepção RF diferentes e diversos tipos de antenas "home-made" diferentes, com 15...17cm de cobre...

Estou usando o controle de um portão PPA, o receptor do portão entende o código a mais de 10 metros, porém o receptor do arduino (que recebe o mesmo código) não passa de 2 metros com visada...

Então algo me diz que o receptor do portão PPA tem um alcance muito superior de recepção do que o receptor que estou usando no arduino. Detalhe que no portão é apenas um pedaço de fio pra fora do motor e tem obstáculos (1 parede de concreto).

Já tentei desligar o motor do portão (para parar de receber o sinal) e ver se influencia algo na recepção do arduino, mesmo assim a recepção é muito fraca...

Procurei alguns "boosters" de RF 433mhz  mas pelo visto são apenas para saída e não recepção, no caso não tem como adicionar um booster ao controle, já que aparentemente ele está funcionando bem porque o receptor do portão recebe ele de longa distância...

O controle possui 3 botões, então o projeto (apenas para aprendizado) consiste em receber o sinal de um botão para abrir o portão eletrônico e de outro botão para ligar um jogo de lâmpadas através de um relay. E o problema é que na distância necessária (5 metros) o portão recebe o sinal e inicia a abertura, porém o arduino precisa de uma aproximação muito maior para ativar o relay. 

O arduino e o motor do portão estão no mesmo local....

Alguém pode dar uma dica de como aumentar a recepção?

Obrigado

Exibições: 4200

Responder esta

Respostas a este tópico

Se diminuir a frequencia dos dados transmitidos, talvez poderá conseguir um alcance maior.
O PPA usa baixa frequencia.


http://labdegaragem.com/forum/topics/desvendando-controle-remoto-rf

Vou dar uma verificada.

Estou usando o RC-Switch no Arduino e estou começando a achar que deve ter algo a ver com ele o fato da recepção estar muito fraca..

O controle da PPA quando fica bem próximo do receptor , coisa de 1m próximo, ele me retorna o código, outros controles como por exemplo da central da alarme ECP, ele cai na mesma situação e é reconhecido por volta de 1 metro.

Estou alimentando o receptor com 5v normais, 17cm de fio de cobre soldado na indicação da antena e uma fonte 12v 1A direto no Vin..

Alguns artigos gringos dizem para soldar um coaxial, não sei qual ficaria melhor, vou procurar por aqui algum coaxial perdido para ver se tenho alguma melhora...

Estou usando esse receptor baratinho também, não sei se ele que deixa a desejar ...

Estou quase optando por este com cristal para ver se tenho alguma melhora

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697390321-modulo-rf-receptor...

Abs

Ola, conseguiu melhorar a recepção? estou com o mesmo problema!
Ele só lê sinais na distancia de 2 metros no máximo.
Até tentei remover o rf da central do alarme mas deu a mesma coisa

Junio,

Resolvi sim,

Depois de testar com 3 módulos diferentes do mesmo modelo que informei na abertura deste tópico, eu resolvi trocar o módulo de recepção por este:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697390321-modulo-rf-receptor...

Resolveu totalmente meu problema e não precisei nem soldar antena nele, está pegando mais de 15 metros.

Espero que ajude,
Abs

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço