Tenho uma dúvida simples sobre a alimentação do Arduino UNO: Tenho lido em fóruns e tópicos que não é possível/recomendado ao Arduino ter uma alimentação externa e ao mesmo tempo estar conectado ao computador para transferência de dados por causa da posição do jumper de alimentação. Porém sei que os Arduinos Rev. 3 ( Pelo menos o UNO) não possuem o jumper de alimentação. Logo gostaria de saber se é possível ter uma alimentação externa e ao mesmo tempo transferir dados via USB sem causar problemas no arduino, e se isso vale para todos os rev 3 (UNO e Mega).

Grato.

Exibições: 2153

Responder esta

Respostas a este tópico

O que em tese funciona, é que quando você liga a fonte externa ao VIN do UNO, um circuito interno "desconecta" a alimentação vinda da USB ele passa a ser alimentado apenas pela fonte ligada ao VIN.

Bom saber, pois isso será necessário em projetos que irei montar. Obrigado

eu axo que tu ta falando no "Conector DC P4 Fêmea.."....

A alimentação externa seria feita sim pelo plug P4. Mas acredito que a porta Vin também tenha direção para o regulador. Se eu estiver errado por favor me corrijam, pois não sei se a porta Vin vai para o regulador, ou se seria necessário fornecer 5V exatos para o trabalho do Arduino pela mesma porta. Grato

Sim, olhe o esquema, os dois são ligados ao regulador, a diferença entre alimentar pelo plugue P4 ou pelo Vin é que no P4 tem um diodo que protege contra inversão de polaridade. 

Olá Rodrigo,

Se você analisar o esquema elétrico do arduino uno, link você vai notar que existe um circuito de comutação automático que transfere a alimentação da placa, desligando o fornecimento via usb assim que for detectado a alimentação via o terminal Vin.

O circuito é formado por U5A e T1 no esquema do link acima.

Assim no uno não precisa se preocupar, pode alimentação externa e ao mesmo tempo usar a porta usb sem problemas. Mas se a sua placa tiver o jumper, siga a recomendação do fornecedor, ou se não tiver, analise o esquema da mesma.

Abraço.

Interessante. Vou dar uma procurada sobre o Mega também. Grato pela resposta.

Para o Mega é igual, mas sempre olhe o esquema.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço