Alimentação do ESP32 no modo WiFi com duas baterias 18650 em série e dois TP4056

Olá, pessoal. Estou montando um projeto com ESP32 DEVKIT V1 utilizando duas Baterias 18650 GOLDHILL 3.7V ligadas em paralelos, e estou alimentando o ESP através do pino VIN. Mas estou com um problema e acho que seja na alimentação do ESP32. O que acontece é o seguinte:

Quando ligo o ESP32 com 2 baterias em paralelo (já fiz ligação em série mas o problena persiste) e faço o upload do código utilizando a biblioteca WiFiManager.h, ou apenas a biblioteca Wifi.h, o microcontrolador liga (acende o led vermelho) mas não funciona, não entra em modo AP. Ou seja, o ESP não funciona no modo WiFi ligado à baterias.

Liguei outros módulos como MAX30100 e um display de LED 4 dígitos e funcionaram perfeitamente. Mas com WiFi não funciona.

Conectado via USB funciona corretamente.

Não estou querendo acreditar que seja a corrente...

Alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema?

Desde já, agradeço!!

Exibições: 2045

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite LOS, (se não gosta que te chame pelas iniciais, avise),

Este tipo de bateria (18650) tem uma tensão nominal de +~ 3,7V.

Pelo esquema desta sua placa ESP32 DEVKIT V1, vi que Vin é a  entrada de um regulador NCP1117.

Este regulador é que fornece os 3,3V para todo o ESP.

Mas pra que este regulador forneça 3,3 V na saída ele precisa de +~ 4,3 V na entrada.

Portanto com a alimentação da forma que vc está usando o ESP fica instável.

RV mineirin

Olá, RV. Obrigado pela resposta! Eu liguei o ESP com as baterias em série e funcionou! Mas, vou te atualizar sobre como eu quero ligar o circuito que não está funcionando.

Bom dia, 

Nesse link vai encontrar o que precisa, e já incluindo até um carregador de bateria Li Ion!

E monitoramento da tensão da bateria. 

Power ESP32/ESP8266 with Solar Panels (includes battery level monitoring)

https://randomnerdtutorials.com/power-esp32-esp8266-solar-panels-ba...

Se seu circuito precisar de mais corrente (500 mA) use outro regulador :

https://diyi0t.com/best-battery-for-esp32/

MCP1725T-3302E/MC

http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/22026b.pdf

Solução mais simples. 

Use um power Bank (bateria externa para smartphone). Você conecta o seu ESP32 através de uma cabo USB. 

Obrigado pelas respostas, Gustavo! Vou te autalizar sobre como está o meu circuito.

Bem, para eu conseguir fazer todo o circuito funcionar eu tenho que ligar as baterias em série utilizando um regulador de tensão 7806. Se eu faço essa ligação diretamente no circuito, tudo funciona! Mas eu preciso adiconar módulos de carregamento para as baterias, estou utilizando dois TP4056, um para cada bateria. Como não posso ligar as duas baterias em série e por pra carregar, pesquisei sobre esse esquema e adaptei para mim.

Obs:

- As chaves encontradas no esquema funcionam de formas simultânea, quando uma está para a esquerda a outra também está e vice-versa. Para isso utilizei uma chave HH 6 terminais e duas posições.

- A carregamento é feito utilizando apenas um módulo TP4056.

- Chaves à esquerda: modo carregamento, e corta a energia do ESP. Chaves à direita: Modo de uso.

Anexos

Boa tarde LOS,

eu uso modulo igual a este nos meus projetos:

Modulo Carregador De Bateria 18650 | MercadoLivre.com.br

Removo o conector maior USB e soldo fios.

Assim pode carregar até 2 baterias 18650 em paralelo e usar a saída de 5V para ligar no

pino +5V do ESP32.

RV mineirin

Mas as baterias ficam ligadas em paralelas, não é?

Sim, no modulo no máximo 2 baterias.

Rui boa noite, 

Você não informou o link ou as especificações desse modulo carregador de bateria.

Por favor, compartilhe com a gente. Obrigado e abraços

Gustavo 

Bom dia José Gustavo Abreu Murta,

eu compro este modulo neste site.

https://pt.aliexpress.com/item/1005001860735662.html?albpd=pt100500...

RV mineirin

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço