Olá, tenho um projeto, no qual uso arduino uno e quero mudar para uma arduino nano. como uso um display lcd ligado na porta 5v, não posso ligar a alimentação externa na porta 5v. Alguém sabe se eu posso alimentar como uma bateria de 9v na porta USB? Se não, há como fazer sem usar a  porta 5v? Muito obrigado.

Exibições: 4241

Responder esta

Respostas a este tópico

Desculpe mas não entendi bem o que quer, você quer usar uma alimentação externa em vez da USB do seu computador? è só isso mesmo? Se puder melhorar a explicação ficara melhor tratar de opinar.

Abs.

Preciso alimentar o arduino nano com uma alimentação externa, porém não posso usar o pino 5v. Posso ligar uma bateria externa na porta USB? Obrigado

Olá,

Entendo pela sua pergunta que você deseja alimentar sua placa via USB mas não pelo computador, sim com uma fonte externa usando a entrada USB e não a entrada 5V da placa.

Se for isso, segue minha explicação abaixo, caso não desconsidere.

Acredito que não deve alimentar via USB com mais de 5V, porque segundo o esquema da placa, (veja link abaixo por favor) porque quando alimentada pelo conector USB da placa a corrente alimenta o conversor USB/Serial da FTDI, e a placa, sem passar por nenhum regulador de tensão, estimo que você deveria usar a entrada VIN, e o GND para alimentar a placa com fonte externa de 9V, porque então sim a corrente passa entes por um regulador de tensão, (Veja pinagem no link abaixo), esta entrada, VIN, é destinada para alimentação externa, e quando usada, você não deve usar a alimentação USB.

Uma outra opção é usar um regulador de tensão tipo 7805 ligado na bateria de 9V, desta forma então sim poderia ligar a alimentação via USB.

            7805
9V--------- |--------5V-----USB
                |
                |
            GND

Deixe saber se é isso mesmo o que quer saber.

Link esquema: https://www.arduino.cc/en/uploads/Main/ArduinoNano30Schematic.pdf

Link Pinagem: http://pighixxx.com/nanopdf.pdf

Abs.

Muito obrigado era isso sim. Tinha lido e estava pensando em usar o Vin para alimentação, mas li que o pino 3.3v não seria alimentado se o arduino fosse ligado no pino Vin. Isso é realmente verdade? Se eu ligar no Vin todos os recursos estarão disponiveis?

De nada,

Não ha nada que indique no esquema ou na pinagem sobre isso, seguem link compartilhado no imgur de fotos que fiz  aqui com uma placa Nano que tenho, onde alimento tanto com USB como fonte externa e das duas formas continuo obtendo os 3.3V para comprovação.

http://imgur.com/a/nRRGc

Em ultimo caso, isso a parte somente para fins didáticos, é bom que saiba que caso fosse necessário, fazendo um divisor resistivo poderia obter os 3.3V a partir dos 5V, usando a formula

V/R1+R2*R2

5V--------R1-----------R2---------GND

                              |                    |

                              |                    |

                            3.3V--------------

Aqui no link abaixo uma calculadora online que facilita este calculo.

http://www.arduinoecia.com.br/p/calculador-divisor-de-tensao-functi...

Se ainda tiver alguma duvida a disposição.

Abs.

                             

Olá,

A saída 3V3 do arduino nano é proveniente do pino 17 do FT232RL (conversor USB/TTL) e só podemos drenar no máximo 50mA deste pino.

Sempre que existir 5V na placa, quando a alimentamos via conector USB, seja aplicando uma tensão entre 7V e 12V no pino Vin ou simplesmente aplicando 5V diretamente no pino 5V da placa, o arduino será ligado e teremos os 3V3 no pino 17 do FT232RL conforme o Carlos demonstrou.

Muito obrigado!! Agora está claro! 

Abs.

De nada da minha parte, somente se for possível, edite o titulo atual do seu tópico e coloque antes dele a palavra RESOLVIDO, desta forma estará  ajudando que outros garagistas saibam que é um tópico resolvido, e serve para refinar a busca no forum, colocando a palavra resolvido junto a palavra chave da busca.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço