Alguém já utilizou o Sensor Touch Capacitivo (TTP223)?

Boa tarde, Caros Garagistas. 

Alguém jé teve alguma experiência com o Módulo Sensor Touch Capacitivo TTP223?

Aparente mente não há muito segredo em sua utilização. O fato é que ele está com vida própria, rsrsrs. De tempos em tempos ele aciona sozinho. Já testei 3 módulos e ocorre o mesmo problema. Passado alguns segundos, ele aciona como se estivesse sido tocado.

Será que é algum espirito? huahuahua. 

 

Exibições: 1654

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde Fábio. Utilizei um sensor capacitivo diferente do modelo citado, porém, ele também é acionado aleatoriamente por "espíritos". No começo achei que era mau contato no protoboard, depois comecei a desconfiar de queda de tensão quando outros dispositivos eram acionados usando os mesmos 5 Volts da placa Arduino. O mistério nunca foi desvendado, porém parece ser crônico deste tipo de componente, visto que marcas diferentes apresentam o mesmo problema.

No meu caso, ele acionava apenas com a proximidade do dedo. Se fosse possível ajustar a sensibilidade, talvez este problema pudesse ser solucionado.

Abraços.

Olá amigos,

O caso não é espiritual, por tanto não precisam contratar exorcistas, nem mãe de santo, nem chamar o Chico Xavier, rsrsrs, o caso é material e pertence a nosso mundo, a física explica o fenômeno.

Embora nunca utilizei este sensor, sim utilizo sensores capacitivos e indutivos em aplicações em minha empresa, www.cinedigital-brasil.com.br  por exemplo os da meltaltex entre outros, http://www.metaltex.com.br/produto/c/c-sensor-capacitivo-cilindrico

Sabe-se que um sensor deste tipo que vocês estão usando, utiliza a nosso próprio corpo, no caso nosso dedo, para formar um capacitor na pratica, em consequência mesmo que não seja vosso dedo, mas sim outro material que se aproxime perto da área de sensoriamento, poderá provocar o disparo do mesmo,  inclusive como o Fabio afirma, mesmo sem encostar o dedo ( Ou outro material, acredito até um inseto próximo a área) poderia provocar o disparo, para evitar isso deveria existir um circuito associado ao mesmo, (Com no caso dos sensores que citei de uso industrial) para evitar os falsos disparos erráticos, talvez uma boa ideia para teste, fosse colocar ao redor do sensor um cilindro plástico de 25mm de altura, de forma tal que o sensor esteja direcionado, e somente seja possível receber pela parte superior do cilindro  a inserção de um dedo, desta forma deve cair muito a sensibilidade do sensor direcionando seu raio de captação.

Procurei alguma coisa didática em português mas não achei, mas este vídeo em espanhol que é muito fácil de entender, mostra de certa forma a falência que vocês manifestam, seja acionando sem encontrar o dedo ou passando um objeto próximo. https://www.youtube.com/watch?v=yj_jHT91wl8 

PD Se o cilindro resolvesse poderia ser batizado de cilindro mãe preta fecha corpo. RSrsrsrsrsr.

Abs.

Obrigado, Carlos.

Eu estava fazendo mais alguns testes e percebi algo estranho. Coloquei um print, para monitorar o acionamento dos sensores.
Obviamente conectei um em cada pino. Liguei um no pino 11 (digital) e outro no pino A1(analógico, convertido para digital)
Passado alguns segundos com o circuito ligado, os dois sensores detectam acionamento simultaneamente.
Fixei os dois atrás de uma placa de vidro.

Aciona umas 3 vezes por minuto.

Este sensor, tem uma funcionalidade que o faz entrar em "economia de energia" pensei que isso, poderia estar alterando o estado das portas do Arduino...

Bom dia Fabiano,

Assim já estou quase mudando de ideia, em ultimo caso recorra a um centro espirita rsrsrsrs.

Você poderia enviar o código que esta usando para fazer testes aqui, usando o mesmo código e hardware? Lembre-se de seguir os conselhos do Rui Viana para postagens, http://labdegaragem.com/forum/topics/sugest-o-de-como-postar

Sarava izi fio! Rsrsrss

Abs.

Anexei a sketch. 

Estou usando um Arduino Sensor Shield Expansão V5.0... Conectei os pinos (GND, 5V e Sinal) Diretamente nas portas que estão na Sketch. 

Muito obrigado.

Anexos

Fabiano,

Não estou localizando a biblioteca EEPROMAnything.h em nenhum lugar para testar aqui, pode apontar o link de onde você baixou? Obrigado.

Abs.

Carlos, não lembro onde baixei, mas eu anexei a biblioteca e o arquivo referente a gravação e leitura da eeprom. 

Abs. 

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço