{SOLUCIONADO} [AGRADECIMENTOS]Medir altura de um elevador em metros.

Olá Galera,

     Um amigo por quem tenho grande estima, trouxe para falar comigo um amigo de faculdade dele que tá concluindo curso e tá pra fazer TCC.

     O TCC dele é medir a altura em que um elevador se encontra do chão em metros.

      Inicialmente achei a proposta muito facil,  bastaria colocar sensores nos andares e cada vez que o elevador pasasse por eles, daria o andar e por conseguinte a altura.

      Mas ai veio o balde de água fria,  a proposta é medir o deslocamente do elevador, indicando em um visor, metro a metro quando o elevador se desloca subindo ou descendo,  logo, em um predio real, teria que ter sensor pra caramba pra indicar metro a metro.

       Proposta B,  colocar um sensor ultrasonico pra medir a distancia do chão até o elevador e dar o resultado, BALDE DE ÁGUA FRIA 2.0 -  o sensor ultrasonico do arduino só mede até 4 metros, dai numa maquete daria perfeito,  mas o trabalho dele é em um elevador real,  e ai o sensor ultrasonico foi descartado.

       Proposta C,  colocar um sensor de pulsor na roldada do cabo do elevador, ele contaria numero de voltas e a gente transformaria em metros. BALDE DE ÁGUA FRIA 3.0-  O pessoal da segurança do predio não nos deixou ter acesso.

        Proposta D, Parti então para o sensor BMP085 que possui a função altimetro(mandei vir no inicio do ano uma porrada de trekinho pra o arduino da china e tinha esse sensor pra aprender a usa no meio da minha bagunça).  montei um altimetro.   BALDE DE ÁGUA FRIA 4.0-  o resultado foi sofrível,  ele oscila pra caramba,  fiz até a estabilização com leitura de média, mas mesmo assim ele oscila demais, até com ele parado ele fica indicando que o elevador tá subindo e descendo,   resultado , não deu! e acabaram minhas ideias !!!

        Resumindo,  tô precisando da ajuda de vocês, tomei o desafio como pessoal,  e tô querendo ajudar o carinha de verdade.

    

        O lance é medir a altura em que o elevador esta em relação ao chão,  a precisão não precisa ser algo absurdo,  algo como uns 3 a 5 cm ( eu disse centimetro e não milimetros ok)  daria de bom tamanho.

      Então galera, podem me ajudar ?

Exibições: 5861

Responder esta

Respostas a este tópico

Zé gustavo,

    Você é realmente impressionante, esse projeto eu lembro já fazem uns 2 a 3 anos atras, e caramba você reviveu,  que legal.

     O sistema que você mostrou no video, lembra muito o utilizado em impressoras comerciais modernas.

     No inicio as impressoras utilizavam motores de passo, tem umas que ainda utilizam,  dai eu acho que a galera percebeu que um simples sensor optico com uma fita com um codigo vazado, faria o mesmo e ainda aumentaria a velocidade.

      Respeitando a posição politica de cada um, mas ao menos PRA MIM, e alguns amigos, a visão do tão demonizado PT, de investimento e conteudo nacional, foi uma maravilha,  tinha trabalho,  emprego, oportunidade,  chegava ao ponto de me chamarem e eu ter que negar pois tava muito ocupado,  agora... bem... mas não quero criticar a visão de cada um,  digo apenas que foram tempos muito bons para mim e outros técnicos e engenheiros.

Eu me lembrei desse projeto seu ao ver o video no YouTube. 

Esperamos que o Brasil melhore o mais rápido possível ! 

Abraços

Gustavo 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço