Olá pessoal,

Estou utilizando módulos RTC Ds1307 em 2 projetos e acabei descobrindo nos testes que os módulos vem ADIANTANDO 10 segundos por dia, considerando isso no mês irá adiantar cerca de 5 minutos, como os projetos são para irrigação necessito que sejam precisos a questão horário.

Alguém sabe a razão, já teve essa experiencia, e qual solução ?

Existe algum código que posso incluir no projeto que faça o ajuste diário dos 10 segundos. (Exemplo todo dia a meia noite efetue o retardo do tempo) .

Obrigado pessoal.

Exibições: 2955

Responder esta

Respostas a este tópico

Olha, eu segui tutoriais feitos pro conjunto arduino + ds1307, ou seja a biblioteca que faz o ds 1307 funcionar. Mas ao invés de usar o rtc citado, eu usei o meu ds 3231 adquirido, e funcionou sem qualquer alteração

Para REGISTRO aos interessados, chegou os RTC DS 3231, já está em teste por 7 horas e até momento não adiantou, e ou atrasou nenhum segundo sequer...(Inclusive coloquei cronometro ao lado para efetuar teste, 100%)

Agradeço imhugo pela indicação, Obrigado!

show... obrigado por compartilhar

aqui conforme eu já relatei, meu RTC funciona há mais de um ano sem necessitar de qualquer ajuste, o tempo não atrasou ou adiantou nenhum segundo sequer também. Inclusive em diversas ocasiões faltou energia e portanto o RTC dependeu da bateria tipo moeda pra se manter atualizado, e mesmo assim quando a energia voltou não foi constatado qualquer atraso ou avanço no relógio. Uso como referência o relógio do próprio windows ou linux, que eu configurei pra sincronizar através do serviço  a.ntp.br de 15 em 15 minutos

esse rtc ds 3231 é super confiável, super preciso, tipo daqueles equipamentos que vc instala e esquece.

E o melhor, se formos comparar preço, não difere muito do ds 1307.

Eu só não entendo porque o ds 1307 é tão popular ainda e não sumiu. Pela lógica, o ds 3231 deveria ser mais popular e conquistar o espaço do ds 1307

Pois é mesmo, se eu imaginasse isso (fui no popular) paguei no Ds 1307  R$9,90 com bateria inclusa já instalada....

Esse Ds 3231 paguei 11,90 com bateria que veio separada e lacrada (bateria - CR2032)...

Por isso é bom divulgar para pessoal fugir dessa bomba RTC Ds 1307

Olá,

Acho que tudo é uma questão de atraso tecnológico que sofremos a diário no Brasil, e interesso comercial sem escrúpulo, todo lixo que é velho em países desenvolvidos vem para em nossas mão como uma novidade, depois de usar e reprovar o que os demais já conheciam nos vem a revelação de que este o aquele produto na realidade é ultrapassado tecnologicamente.

Uma maneira de vencer isso, é exatamente a bendita internet que nos possibilita por exemplo em um simples fórum como este dar as dicas um ao outro para não cair nas armadilhas, mas na maioria das vezes somos alertados tarde.

Já encomendei meus 3231 graças a este tópico, mas podem ler todos os relacionados e somente neste se faz enfase deste fato que serve para muitos que usam o antigo e agora para mim obsoleto DS1307.

Espero que todos os colegas fiquem ligados e não comprem os estoques dos OBSOLETOS 1307, lamento ter sido cobaia, mas me alegro de ter sido alertado antes de empreender um projeto serio com ele.

Abraços!

Em relação a citações sobre os defeitos do DS 1307 em outros tópicos sobre esse RTC, eu certa vez fiz até menção sobre tal defeito, mas um outro colega logo rebateu, alegando que com o RTC dele tudo corria normalmente. Como eu nunca tive um DS 1307, eu resolvi não insistir mais em chamar atenção pra esse defeito.

Mas esse tópico foi diferente. O amigo Paulo já logo de cara reclamou sobre o problema da precisão, então essa sugestão do DS 3231 veio a calhar.

Mas longe de mim querer fazer propaganda de sites concorrentes, afinal de contas aquilo que é uma característica boa precisa ser ressaltada, mas o DealExtreme possui a política de publicação de relatos de consumidores onde os relatos são 100% publicados, sejam eles falando bem sejam eles falando mal do produto. Infelizmente a maioria das lojas virtuais filtra os comentários e publicam somente os comentários favoráveis. Mas creio que isso é um tiro no próprio pé, pois o consumidor não é burro, logo qualquer um percebe que quando só há relatos de consumidores favoráveis, com certeza o lojista baniu os comentários desfavoráveis.

Foi lendo tais comentários desfavoráveis ao DS 1307 no DX que logo percebi a bomba que esse módulo é.

Carlos, o lançamento desse shield com DS3231 é recente.

O DS1307 é vendido pelo mundo todo. 

Acho que por ter problemas de precisão, por isso foi criado o DS3231. 

È uma questão de progresso natural. 

Você já viu os avanços que estão tendo nos sensores de pressão atmosférica. 

Cada dia, estão mais precisos e tem vários modelos.

Verificando o datasheet do DS1307, poderá perceber que não existe especificação sobre qual é a precisão do relógio. 

Consta que a precisão do relógio depende da precisão do cristal e do capacitor de acoplamento. 

No caso do nosso colega, o problema deve estar na baixa  precisão do cristal.

Eu testei o meu DS1337 a um tempo atrás e não percebi tanto erro. 

O meu cristal era de boa qualidade. 

Eu acredito que para aplicações que não exigem muita precisão, o DS1307 deve atender.

Mas é claro, vou providenciar o meu DS3231 !

José, mas como eu exemplifiquei, de 9,90 para 11,90 (no varejo) diferença de 2 reais ( se comprar direto china os valores se equivalem) SOMENTE quem não tem o conhecimento desse problema, se é Cristal, bateria etc...etc...Isso não importa, o FATO é que em se comparando o Ds 1307 não presta, e adquirir um produto contando com a sorte de o mesmo ter ou não um componente de qualidade não vale...

Esqueci de mencionar, tenho um RTC Ds1307 Grove que adquiri aqui também no Lab Garagem, lembrei dele e fui fazer teste o mesmo problema de tempo....E olha que esse paguei uma fortuna em se comparando com os outro (R$ 48,00), se preço é sinal de qualidade aqui nesse caso não se aplicou....http://www.labdegaragem.org/loja/relogio-de-tempo-real-grove.html ... Não acho que é culpa do Lab, porém esse tipo produto não deve ser vendido, pois não cumpre sua função corretamente...

Concordo Paulo!

Abs.

Paulo , depois vou testar o  meu DS1307.

E divulgarei os resultados. Vou medir a frequencia do clock.

Mas como disse, também vou comprar um Ds3231. 

O bom é que ele serve para o Arduino (5V)  e para o Raspberry PI (3,3V) 

O DS1307 so aceita 5V...

Gustavo,

Mais um ponto a favor do 3231, aguardamos seu teste que ira documentar as afirmações  anunciada no tópico.

Abraço.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço