[RESOLVIDO] Ajuda para entender o circuito que fiz - Ponte H

Ola,

Estou querendo montar 2 pontes H para controlar um motor de passo bipolar que tirei de um driver de CD-ROM velho ( PL15S ).

Mas em casa só tenho 5 transistores TIP31 e para fazer 2 Ponte H precisaria de 8 TIP31.

To sem tempo de ir na loja pra comprar um L293D ou outros TIP31, então estou tentando fazer com o que tenho em casa mesmo, (2 ULN2003APG e 5 TIP31).  Só pra ver o motor girar, nada de mais.

Até consegui fazer funcionar, mas ta muito estranho, segue o circuito montado no Proteus(ainda não montei fisicamente).

Bem em cima tem a entrada de 12V DC(que esta desligada), e a esquerda a Entrada de 5V que alimenta o TIP31(como se fosse uma saida Digital do Arduino).

Se eu aperto o SW1 o motor gira no sentido anti-horario, se aperto o SW4 o motor gira no sentido horário, isso mesmo com os 12V desligados.( se eu ligo, a saida dos transistores não muda quase nada, nem a rotação do motor)

Alguém pode me explicar o que fiz ai? isso funciona na prática?

Ache estranho que a saida dos botoes SW2 e SW3 estão com 4.9V mesmo com eles desligados, e quando aciono SW1 o emissor do transistor fica apenas com 4.9V e não os 12 que vem do coletor(quando o botão de 12V esta ligado).

Se isso realmente funcionar irei utilizar apenas 2 portas do Arduino e não as 4 de uma ponte H convencional, ja que os botoes SW2 e SW3 não servem para nada.

Vale lembrar que não tenho nenhum fundamento teórico em eletrônica  nesse caso só vi como usar o ULN2003A em um motor unipolar, e tentei fazer o papel de 2 Transistores para poder fechar a ponte H. Por isso estou tão confuso.

Se alguém puder me ajudar, agradeço muito.

Exibições: 6014

Responder esta

Respostas a este tópico

Você não fez uma ponte-h, dá uma olhada nesses tutorial que está bem explicadinho. 
http://www.maxwellbohr.com.br/downloads/robotica/mec1000_kdr5000/tu...

Talvez isso ajude:http://robolivre.org/conteudo/ponte-h   o problema é que você precisa de uma fonte simétrica!

Dica:

No Proteus o motor selecionado está errado(DC)

deve escolher : motor-bistepper. 

Não tem problema,basta ligar uma meia ponte em cada bobina no lugar do motor e você tem um controle completo

com 4 transístores.Na verdade você não pode ligar o tip31 diretamente ao arduíno,tem que usar um BC547 por exemplo para fazer um darlington e usar diodos de proteção nos tip31 e se a tensão for de 12v,você terá que obter uma fonte simétrica tipo: 12v  0  -12v.Estou supondo que o motor seja bipolar.

Ola pessoal,

Obrigado pelas respostas e desculpe demorar para dar um retorno.

Luís, Estou tentando fazer uma ponde H fora do comum, utilizando apenas 2 transistores e 1 ULN2003.

Julio, é exatamente como o Américo disse, esse é só uma parte do circuito, preciso de 2 ponte H para controlar um motor bipolar. Usei um motor DC só para testar se o circuito esta invertendo as polaridades, como esperado.

Mas ja consegui resolver, vejam como ficou o esquema da ponte H "modificada":

Esta sem nenhuma proteção, mas funciona perfeitamente(ainda não queimei meu arduino ou me PC. xD), irei adicionar alguns diodos e resistores para evitar futuros problemas.

Obs: O GND da alimentção do motor fica ligado no pino 8 do ULN2003, que na imagem acima não apareceu.

Segue agora ele montado na ProtoBoard:

Nesse caso montei 2 ponte-h, com 4 transistores e 2 ULN2003, (eu poderia ter usado apenas 1 ULN2003, mas lembrei disso só quando estava terminando de fazer).

Consegui controlar o motor sem problema algum, esse fio branco que chaga por cima do arduino é os 5V para o motor.

Não tenho ideia de usar isso por muito tempo, na verdade só fiz para testar os motores que tenho aqui. Quando for usar os motores em alguma projeto irei comprar o CI L293D, é mais correto que fazer essa gambiarra toda.

Mas fala ae, o que vocês acharam? Gambiarra d+? rsrsrsrsrsr

Estranho mas funciona,aliás, se você retirar os tip31 e se o motor não for muito grande,então o circuito também funcionará só com o uln2003!mas cuidado,só se  o motor for pequeno!(o uln2003 só suporta 500 mA no total).e assim você não precisa de diodos de proteção.

PS:evite que as entradas 1 e 2 fiquem ambas em nível alto simultaneamente senão vai sair fumaça...

O motor é esse aqui: https://enmb.us/content/html/en/motor_list/pm_motor/pl15sb20.shtml

Ai não diz nada, mas não deve passar de 500mA.

Como eu poderia fazer apenas com o ULN2003?

Ele ele não transmite apenas o sinal GND quando é acionado?

Na verdade o uln2003 é composto de inversores então se a entrada for alta(5v ou 1 lógico)a saída será 0v

e vice-versa,como disse antes basta retirar os tip31 e suas ligações no circuito que você fez acima e para garantir que o integrado não queime ligue duas portas em paralelo como no circuito abaixo:

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço