Olá caros colegas, 

Em uma discussão passada, neste mesmo forum, acerca de circuitos de RF, estava eu discutindo e buscando informações para desenvolver um projeto, e surgiram várias sugestões, (aproveito para agradecer a todas). Bom, a discussão ficou longa, e fugiu do título do tópico, então tomei a liberdade de abrir outra. Aqui esta a discussão antiga.

Resumindo minha necessidade:

Preciso desenvolver um aparelho enxuto e compacto, porem robusto, totalmente sem fio, que será utilizado para enviar o sinal de 2 botões pra um servidor web. Para entender melhor, trata-se de um aplicativo que estou desenvolvendo para controle de produção em um setor específico de vestuário da minha região. Estes aparelhos estariam instalados em cada estação de trabalho para os operadores reportarem o término da execução de uma tarefa, que será recebi e processada pelo sistema para gerar informações úteis ao usuário. 

Enfim, surgiram várias sugestões, (ESP8266, XBee, NRF24L01, e alguns outros módulos menos utilizados). 

Vamos as vantagens e desvantagem de cada um (no meu entendimento, corrijam me se estiver errado)

ESP8266: excelente dispositivo, capas de rodar redes wireless com bastante eficiência, possui GPIOs, oque dispensaria o uso de MCUs, e extremamente baratos. A primeira vista a melhor opção de todas. Problema: ALIMENTAÇÂO!! Consume muita carga, o que inviabilizaria o uso de baterias, tornando necessário o uso de uma fonte conectada a rede, descaracterizando o produto final, dentro dos meus objetivos.

XBee: não precisa nem falar de suas vantagens que já ta todo mundo careca de saber. E o problema também acho que é óbvio.  CUSTO!! Preciso de uma solução barata, pois cada empresa pode ter até 100 estações de trabalho, oque tornaria o investimento menos atrativo. 

NRF24L01: Na minha opnião o melhor custo benefício até agora. Barato, simples, pequeno, fácil de usar. (obrigado colega Weider Duarte)

Por tanto gostaria de discutir mais a respeito deste módulo aplicado as minhas necessidades e saber a opinião dos mais astutos neste assunto.

Penso o seguinte, como ele não se comunica com redes wi-fi padrão, necessitária du um receptor (Xbee, imagino eu), para receber as informações deles e transmitir pro servidor WEB, já que o Xbee é plenamente capaz de fazer isso, ou até mesmo o ESP8266. Viável ou viajem minha??

Segundo ponto: funcionamento. Seria necessário o uso de um MCU pra controlar os dois botões, pois ele não possui GPIOs. Pensei em um Attiny85, com oscilador interno, e dois botões com um divisor de tensão em uma entrada analogica. "easy peasy". Rola? 

Terceiro: Alimentação. Vi que este módulo consome relativamente pouca carga, posso alimentá-lo com uma bateria de 3V de 800mAh? Duraria razoavelmente alguns dias, quando a carga acabar o próprio operador a colocaria para carregar. 

Extenso, mas conto com a ajuda de vcs! Soltem o verbo. Obrigado!

Exibições: 983

Responder esta

Respostas a este tópico

Bem Rafael,

    Eu vou escrever um tutorial pra galera sobre minhas descobertas, mas vai demorar um pouco a sair.

    Por enquanto as dicas são só duas:

    1-  Estude a exaustão os exemplos que vem com as bibliotecas, tudo o que você precisa saber tem neles, destrinche e aprenda, foi assim que fiz.

     2- A mesma biblioteca lançada por pessoas diferentes, tem coisas diferentes entre elas, cuidado,  tô falando da biblioteca RF24, ela começou com o maniacbug, passou pelo greg copeland e atualmente esta sendo mantida pelo TMRH20,  apesar de parece a mesma coisa, existem diferenças sim, logo, o meu conselho é, esqueça as versões antigas e foque no TMRH20.

   Estou atualmente com 13 Radios, tô aguardando mais 6 que comprei pelo Mercado Livre, e mais 24 da china, sendo que 20 normais (DIP)  e 4 SMD.

   Semana passada fiz uma rede muito louca com todos os radios, onde eles mandavam a informação para um radio intermediário que reenviava para um radio final com tela TFT, muito legal, a ideia do teste com radios intermediários foi para estudo de aumento da segurança da informação e para aumento da distancia de alcançe, visto que utilizei na mesma rede radios de 100m e de 1000m, tanto com modulos DIP como SMD, tudo se falando direitinho.

   É uma coisa que pouca gente conhece pois não tem ninguem que eu tenha visto vendendo aqui no Brasil, são os radios nrf24l01 em SMD, a versão PA+LNA SMD é muiiiiito louca, ele é minusculo, e tem antena de ceramica embutida.

    Ah!  um ultimo conselho, quando for comprar radios,  fuja dos que tem uma borra no lugar co CHIP,  eles não são NRF24L01 são apenas similares, mas não falam com os nrf, utilizam apenas o mesmo padrão de pinos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço