Boa noite pessoal, meu patrão está financiando meu Hobby para eu fazer um contator de sementes para ele. Como não quero ter gastos excessivos com o projeto, preciso da ajuda de você para saber qual sensor comprar.

Abaixo segue um simples esboço de como eu imagino o projeto:

Traduzindo: as sementes passarão por um "cano" de seção retangular de aprox. 2x3cm, e imaginei utilizar 2 sensores IR na parede menor para ter mais precisão de leitura. O quadrado amarelo do centro representa uma semente de milho caindo. Passarão de 2 a 30 sementes por segundo dependendo das condições de operação. No projeto final preciso dos intervalos de tempo entre cada semente que foi captada para saber o quão próxima elas estão.

As dúvidas são:

- Qual sensor seria ideal para isso? (Pretendo comprar LINK REMOVIDO POR VIOLAÇÕES AOS TERMOS DE SERVIÇO).

- Pelo fato de precisa apenas de um sinal independente da intensidade eu posso ligar em uma entrada digital ou precisa ser necessariamente em uma analógica por ser um sensor de movimento?

Obrigado pessoal,

Aguardo respostas.

Thiago

EDIT: 

Primeiramente eu gostaria de agradecer a atenção e o interesse de todos. Obrigado mesmo!

Agora vou explicar melhor o processo:

Gostaria de deixar claro que não tenho formação nenhuma, muito menos experiencia, nesta área de agricultura. O interesse surgiu quando eu iniciei meu estágio de graduação (Engenharia Química) em uma indústria que produz discos de plantio e implementos para plantadeiras. E lá eles possuem um sistema de análise de sementes, para averiguar quais discos são indicados para determinadas sementes. E essa "averiguação" é realizada utilizando o sistema que postei uma foto na página 2, composto por um reservatório de sementes, um sistema que roda o disco que está sendo testado juntamente com a esteira para simular as condições de plantio (velocidade da plantadeira de 5km/h e quantidade de sementes jogadas por metro). 
O problema do processo são os erros de operador, pois a contagem de sementes duplas e falhas é feito visualmente enquanto a esteira se movimenta por 50 metros, então temos problemas de interpretação e atenção do operador (acreditem, é muito exaustivo repetir o processo um dia inteiro).

Foi quando eu tive a ideia de automatizar o processo, primeiro para ser menos exaustivo para o operador, segundo para aumentar a precisão (pois a esteira poderia rodar por mais metros, aumentando o realismo) e terceiro, para tentar diminuir o sistema, pois se a contagem fosse realizada no "cano" que entrega as sementes para a esteira não haveria necessidade de 3m de esteira mais.
Eu não tenho base nenhuma de eletrônica, mas sou bom autodidata. Meu forte é a programação, trabalhei muito com isso na graduação, e eu tenho plena consciência que a partir do momento que eu encontrar o sensor que seja capaz de identificar cada semente o problema maior vai ficar todo para a programação, mas nesse quesito é aonde vou me divertir, pois tudo será um hobby para mim.

Qualquer dúvida, continuo a disposição. E mais uma vez: Obrigado!!!

Exibições: 14659

Responder esta

Respostas a este tópico

Ja escrevi dados seriais na velocidade de até 1 khz usando led e ldr.Ou seja,pode variar 1000 vezes por segundo tranqulamente.

Tenta comprar um diodo tipo PIN.Poderá variar milhoes (ou bilhoes) de vezes por segundo.

Caríssimo, vejo que o caminho que trará menos erros de leitura seria afunilar as sementes em um ducto e despejar um a um  espaçados numa esteira para daí sim o sensor contar, fora disso ficará difícil calibrar.

Outra solução mecânica simples poderia ser desenvolver um catador pneumático que como uma caneta bic sem carga, e uma ponta de silicone tipo sapata ligado a uma bomba de vácuo, pegue grão a grão por sucção e o despeje em uma esteira ou recipiente, já fazendo a contagem. Neste caso teria de por um sensor de pressão que ao detectar aumento da pressão negativa no coletor, interprete como semente capturada e inicie o movimento de descarga da mesma, gerando +1 na variável de contagem, depois repete o ciclo e por aí vai. Se for necessário agilidade, multiplique os coletores-contadores  e crie no software a contagem de cada contador e uma somatória de todos.

Ah um solução também para o sistema "sentir" que pegou o grão poderia ser por um sensor IR na ponta da sapata do coletor.

Espero ter ajudado no conceito e se for seguir por este lado, só me cite na plaquinha dos colaboradores do projeto pregada na máquina! rs

Abraços!

Amigo, infelizmente não é essa a idéia...preciso mesmo é identificar falhas no sistema dinâmico e não apenas "contar" sementes...utilizei a palavra "contar" pois eu preciso identificar cada semente do processo, depois disso preciso identificar as sementes falhas (ausencia de semenstes em um espaço X) e as sementes duplas (duas sementes muito próximas), entendeu?

Mas obrigado mesmo assim!

Abraço!

já pensou em comprar um sensor pronto da DICKEY john ou mesmo das outras empresas de monitores de plantio? sei lá nas revendas de tratores deve custar até R$ 200,00.

Praque reinventar a roda? ou quer fabricar sensor pra vender tbm?

Esses sensores do mercado só trabalham com densidade de sementes (gramas/área), e também monitoram o entupimento e talz...eles não informam surgimento de duplas ou falhas durante o plantio.

PS: Até aonde eu sei é isso.

Olá Thiago, você trabalha para qual empresa, Apollo ou Scherer?

Pergunto isso porque estou na fase final de desenvolvimento de um sensor que faz exatamente isso que você precisa e nessa etapa do projeto eu necessito de ajuda para validação do sensor, ai que você entra.

Esse sensor realmente funciona bem e deve ser lançado nos próximos meses, então toda ajuda é bem vinda.

Aguardo seu contato

Alesandro

Fiz meu estágio de graduaçãõ na Scherer.
Entre me envie um email (eng.thor@hotmail.com) que eu lhe envio o contato para você poder oferecer e testar o seu produto, pode ser?

Abraço.
Thiago

oo Zagui vai disponibilizar sensor pra teste, ai sim. ta ninja hem

   Sou iniciante em Arduíno, mais como hobby em eletrônica a mais de 25 anos, já montei muita bugigangas  inclusive uma parecida com essa do Tiago. Minha mulher comprava sacos e sacos de perolas ( aquelas bolinhas para montagens de bijuteria  e como na época nos não tinha uma balança de precisão, eu montei um circuito de uma revista de eletrônica  com LED infra e fototransistor, CI 555, 4518 ( contador) e 4511(decodificador para display de 7 segmento,. Meu circuito contava até 999, mais pode ser ampliado com mais contadores e display. Fis uma mine esteira com buracos que só cabia uma perola, e com a mão cheia de perola,passava por cima da esteira, e as perolas que caiam fora, ficava em uma caixa embaixo da esteira. Resumindo a esteira andava e o foto transistor contava todas perolas que caia na bolça para embalagem, com precisão..... OBS: eu ainda tenho o esquema....    foi só uma ideia.... Abraços para todos aqui...

Roberto.

Roberto,

que maravilha de projeto. Se tiver jeito coloque ele aqui anexado para podermos olhar.

Entendo seu sistema, mas infelizmente aqui ele não seria aplicado, pois sementes são muito uniformes e a contagem necessita ser dinâmica. Mas obrigado, e como o Sidney falou, posta ai para enriquecer o tópico.

abraço,

Thiago

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço