Boa noite pessoal, meu patrão está financiando meu Hobby para eu fazer um contator de sementes para ele. Como não quero ter gastos excessivos com o projeto, preciso da ajuda de você para saber qual sensor comprar.

Abaixo segue um simples esboço de como eu imagino o projeto:

Traduzindo: as sementes passarão por um "cano" de seção retangular de aprox. 2x3cm, e imaginei utilizar 2 sensores IR na parede menor para ter mais precisão de leitura. O quadrado amarelo do centro representa uma semente de milho caindo. Passarão de 2 a 30 sementes por segundo dependendo das condições de operação. No projeto final preciso dos intervalos de tempo entre cada semente que foi captada para saber o quão próxima elas estão.

As dúvidas são:

- Qual sensor seria ideal para isso? (Pretendo comprar LINK REMOVIDO POR VIOLAÇÕES AOS TERMOS DE SERVIÇO).

- Pelo fato de precisa apenas de um sinal independente da intensidade eu posso ligar em uma entrada digital ou precisa ser necessariamente em uma analógica por ser um sensor de movimento?

Obrigado pessoal,

Aguardo respostas.

Thiago

EDIT: 

Primeiramente eu gostaria de agradecer a atenção e o interesse de todos. Obrigado mesmo!

Agora vou explicar melhor o processo:

Gostaria de deixar claro que não tenho formação nenhuma, muito menos experiencia, nesta área de agricultura. O interesse surgiu quando eu iniciei meu estágio de graduação (Engenharia Química) em uma indústria que produz discos de plantio e implementos para plantadeiras. E lá eles possuem um sistema de análise de sementes, para averiguar quais discos são indicados para determinadas sementes. E essa "averiguação" é realizada utilizando o sistema que postei uma foto na página 2, composto por um reservatório de sementes, um sistema que roda o disco que está sendo testado juntamente com a esteira para simular as condições de plantio (velocidade da plantadeira de 5km/h e quantidade de sementes jogadas por metro). 
O problema do processo são os erros de operador, pois a contagem de sementes duplas e falhas é feito visualmente enquanto a esteira se movimenta por 50 metros, então temos problemas de interpretação e atenção do operador (acreditem, é muito exaustivo repetir o processo um dia inteiro).

Foi quando eu tive a ideia de automatizar o processo, primeiro para ser menos exaustivo para o operador, segundo para aumentar a precisão (pois a esteira poderia rodar por mais metros, aumentando o realismo) e terceiro, para tentar diminuir o sistema, pois se a contagem fosse realizada no "cano" que entrega as sementes para a esteira não haveria necessidade de 3m de esteira mais.
Eu não tenho base nenhuma de eletrônica, mas sou bom autodidata. Meu forte é a programação, trabalhei muito com isso na graduação, e eu tenho plena consciência que a partir do momento que eu encontrar o sensor que seja capaz de identificar cada semente o problema maior vai ficar todo para a programação, mas nesse quesito é aonde vou me divertir, pois tudo será um hobby para mim.

Qualquer dúvida, continuo a disposição. E mais uma vez: Obrigado!!!

Exibições: 14663

Responder esta

Respostas a este tópico

Sim sim, saquei, era isso que eu pretendia, mas tive a impressão que o LDR é um pouco "lerdo" para variar sua resistência...qual LDR vc está utilizando?

LDR comum de 5mm, qual é a velocidade que tu pretende ler estas sementes? quantas vão passar pelo sensor? (por/min ou por/seg)..

"calibrando" com um delay pode ficar bem rápido e preciso!

Thiago,

será que só depende de calibração? Eu também queria dar uma olhada no codigo. Pode me mandar para eu testar? farmsid@pop.com.br

De 5 a 35 sementes por segundo, dependendo da configuração.

Eu acredito que o LDR possui limitação nessa velocidade, um certo delay para mudança de resistência.

Oi Thiago,  aqui meu último palpite nesse tópico:

NÃO use a entrada analógica A0 ou outra Ax para a captação de uma informação tipo "tem" ou "não" (no caso, um milho passando).  Isso é coisa para uma entrada digital.

Uma 'barreira fotoelétrica' como a que te indiquei te dá esse sinal bem definidamente, e muito rápidamente!  São só 3 pinos, Vcc, Gnd e sinal ---0/1---.  Não tem que ler sinal 0˜1023 algum, só 0 ou 1, Gnd ou +5V.  Esquece LDR. Boa sorte, tchau!

Não abandone o tópico, gosto de sua ajuda, e não pense que não lhe escuto, pois até comprei o sensor que me sugeriste.

Os poréns de eu continuar pensando no LDR são dois:

1- Eu tenho eles em mãos já para testar.

2- Temo que, em alguns casos, duas sementes podem passar muito próximas, de tal forma que um sensor de pulso interpretaria como apenas uma, já um sensor de interrupção de feixe teria um sinal diferenciado para esses casos, o que eu poderia captar através do software elaborado. Entendeu?

Muito obrigado mais uma vezes, e por favor, não me interprete como ignorante.

Abraço!

Amigo Dieter, segui seu conselho e comprei o sensor que me sugeriste, entretanto, acabei caindo em outro buraco:

- A ideia do sensor e o seu funcionamento é perfeito, porem, a semente precisa passar exatamente entre os LEDs emissor e receptor, veja a imagem:

Entendeu? Quando comprei imaginei que por ser uma barrinha não importava aonde a peça passasse ele captaria, e acredito que você também pensou isso, certo?
É muito inviável eu direcionar a semente, até pq serão vários tamanhos de sementes utilizadas.

Então no momento preciso de um sensor de ruptura em que o led emissor e receptor sejam barras, por acaso você ou qualquer outro da comunidade tem algum para indicar? Não precisa ser da deal extreme necessariamente.

Muito obrigado!

Oi Thiago,   não entendo de milho apesar de aprecia-lo como comida, mas acho que se você medir o maior grão que existir e canalizar o fluxo de sementes por um tubo em vibração desse diâmetro bem para cima da barreira do fototransistor, mesmo o menor grão ainda vai obstruir mais que 50% da barreira de luz, disparando assim um pulso.

Aliás a vibração só precisa ter 0,5mm de amplitude a, digamos, 60Hz, fácil de fazer. Destina-se a soltar eventuais grãos encalhados.

Pode-se pensar em uma segunda barreira pouco mais abaixo, ligeiramente deslocada. Também é viável fazer o software parar o dispositivo todo e dar alarme se por "x" segundos não detectar nenhum grão.

Um pouco de tentativa e erro fará chegar lá. Importante ter um pulso definido, nada de 1023 níveis...

Boa sorte, Dieter

Amigo, usa os til78/til32 não por quebra de passagem, desse jeito aqui, como refletivo...

poe ele dentro de um tubo pvc pintado de preto por dentro, alimenta o led IR e fica amostrando o  sensor IR, se passar uma semente  ela vai refletir mais o IR e consequentemente haverá um autmento na leitura analogica, crie uma histerese para torna a contagem mais precisa, ou use portas logicas com schmitt. se usar um atmega328 poderá controlar até seis canos de sementes, se a velocidade do analogread não for suficiente, aumente o preescaler do adc.

veja esse video em que as semente passam por canaletas até passar pelo tubo com sensor

ou também pode utilizar o LDR que já tem, junto com um LED verde, que excita bem o LDR, fazendo a montagem na mesma configuração, tubo preto com um buraco para o LED e outro para o LDR no mesmo lado, pois assim ele pega a reflexão da semente, o problema do LED verde é que a luz ambiente pode interferir no sensor, já com IR não tem esse problema,

Que maravilha de projeto esse do video. 

Estou esperando chegar esse sensor para testar isso que você sugeriu:

LINK REMOVIDO POR VIOLAÇÕES AOS TERMOS DE SERVIÇO

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço