Olá, estou fazendo um timer para irrigação. Mas tenho dificuldades em fazer o tempo em que a bomba ficará ligada. O objetivo é que seja solicitado o valor de um periodo entre 10minutos e 3 horas(maximo), porem o uso de um delay faria com que o programa ficasse travado. Alguem conhece alguma solução ?

Obrigado

Exibições: 1930

Responder esta

Respostas a este tópico

Segue a imagem Rui.

Luciano os caracteres estão mostrando isso, não vejo nenhum comentário seu, apenas a imagem.

Abs.

Boa tarde Carlos, eu estive conversando com outros membros do Lab ai postei a foto

O problema acredito que seja interferencia eletromagnetica pois sempre que aciono o rele ele arma normalmente mas ao desarmar o lcd fica daquele jeito

Ok, provavelmente deve ser, se voce postou seu programa completo posso testar aqui, esta no pastebin completo?

Abs.

Ai esta o programa Carlos, ainda vai passar por algumas alterações, não esta completo também.. mas acredito que seja problema de interferência mesmo

O codigo eu tive como base o do Rodrigo Araujo, que esta excelente apenas estou modificando para a minha necessidade.

http://pastebin.com/CisKscJG

Obrigado

Abraço

Ok Luciano,

Sempre é bom compartilhar conhecimento, esta tem sido a tônica de todos aqui neste forum, vou fazer testes aqui também e estou fazendo modificações no meu que também vou compartilhar, mas com o DS3231, e depois posto resultados. Senão o fez, leia o tópico do Paulo acerca da precisão do DS1307.

Meu maior problema como o de todos é tempo para fazer tudo aquilo que temos em mente, mas com um pouco de paciência chegamos lá.

Obrigado!

Abs.

Com certeza Carlos, estou trabalhando bastante para o projeto e li o topico sobre o DS1307, em questão do atraso nao sei se será um problema para mim não tenho necessidade de tanta precisão. Mas se no futuro vier a atrapalhar vou mudar para o DS3231 que parece ser excelente.

Uma outra duvida que surgiu foi lendo o topico tambem do Paulo, sobre a utilização de reles de estado solido para o acionamento dos motores. Até que tipo de motor este metodo é confiavel? Não conheço ainda as especificações das bombas que vou utilizar e tenho um certo receio.
Vou pesquisando mais e posto aqui os resultados.

Abraço 

Veja, os reles de estado solido podem ser usados em todo tipo de aplicação e são confiáveis, podem ser usados para acionar motores trifásicos ou monofásicos, mas é nada mais ou nada menos que uma chave eletrônica baseada geralmente em triac, que é controlado por sua vez pelo acionamento de um optoacoplador, se voce pode fazer o acionamento com contatores, eu recomendo que o faça, porque é mais fácil encontar contatores no comercia elétrico do que reles de estado solido de potencia, e porque você encontra a solução completa, proteção contra sobrecarga etc.  tudo depende de sua necessidade, no caso de contatoras vai precisar de uma interface shield rele para que este por sua vez acione as bobinas das contatoras.

Abs.

Eu estou com usando um modulo rele mas tive o mesmo problema que o Paulo, meu sistema trava com o acionamento. Ainda nao comprei mas vou  colocar um filtro snubber que ja foi recomendado aqui pelos garagistas. Vc acha melhor que eu mantenha desta forma? O projeto completo consiste em uso de valvulas solenoides para separar os 9 setores de irrigação. Como pretendo usar valvulas de 12v ou 24v acha que apenas o modulo rele comum consegue suportar? ou terei que usar mais filtros? 

Muito Obrigado

Abraço

Luciano,

A capacidade de corrente de contato suportada pelo rele é que vai determinar se você pode ou não usar reles, lembre-se que a corrente de contato de um rele quando a carga é resistiva, é muito diferente para cargas indutivas, exemplo, um rele cuja corrente de contato esta especificada para 10A carga resistiva, em indutiva cai para 2A, por outra parte não sei a corrente qua cada válvula consome, 12V, 24V esta bem, mas você deve priorizar o assunto respeito a corrente de cada solenoide, esta é que vai determinar se a corrente de contato do seu rele é o indicado, consulte a documentação de ambos, corrente maxima de contato do rele com cargas indutivas, e corrente do solenoide.

Quanto ao assunto de travar com acionamento não lembro bem o assunto levantando pelo Paulo, se o caso é semelhante e ele já teve uma experiência ruim usando rele, creio que vale a pena repensar esta parte do projeto, mas também seria bom saber porque o sistema esta travando quando acionado, se puder descreva melhor o problema.

Abs.

Boa noite Carlos, 

Primeiro muito obrigado pela sua atenção, com certeza esta me ajudando muito. 

O topico que citei do Paulo é este: http://labdegaragem.com/forum/topics/ssr-25da-alternativa-melhor-qu.... Onde ele fala sobre a substituição da contatora por SSR, o problema dele é parecido com o meu, quando a contatora aciona eu perco o comando do arduino. Mas assim que o filtro chegar eu acredito que este problema seja resolvido.

Eu não comprei ainda as valvulas, mas pesquisando encontrei muito pouco especificado em relação a isso. Mas as que encontrei variavam entre 125mA até 500mA, acho que o rele consegue atender. Pretendo usar um modulo deste tipo:

http://i00.i.aliimg.com/wsphoto/v1/1614188620/F05460-5-V-8-canais-m...

Para os meus testes atuais estou usando um menor: http://img.dxcdn.com/productimages/sku_292121_1.jpg.

Abraço e novamente muito obrigado pela sua ajuda

Boa noite Luciano,

De nada, todos estamos aqui para dar e receber ajuda mutuamente.

Vendo as fotos dos reles da pra ver que não vai ter problemas com respeito a carga, os mesmos são para uma corrente de contato de 10A e os Selenoides no pior dos casos consomem 500mA.

Tenha em conta que a bobina destes reles que vão ser ligadas pelo Arduino devem ser acionadas não diretamente pela porta do Arduino e sim através de um driver que poder ser um transistor ou um CI especifico como o ULN2003 por exemplo.

Se tiver duvidas quanto a isso avise que te envio alguns exemplos, creio que usando driver de acoplamento não vai ter problemas.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço