Estou desenvolvendo um robô tipo tanque (locomoção por esteiras), que terá consigo uma airsoft.

A parte mecânica já está quase pronta.

A parte eletrônica compõe:
_Arduino Uno R3
_Drive L298n
_2x Servo Motores M995(Para a Airsoft) (pretendo colocar mais para um dispositivo que facilitara a locomoção do tanque)
_2 Motores Pittman
_Baterias~ ´
_Câmera sem fio

Agora só falta a transmissão sem fio. Tenho duvidas de que dispositivo usar :/
Pensei em um Radio Turnigy 9x 9ch Com Receptor 8ch 2.4ghz ou um Módulo de Comunicação Sem Fio - APC220. Tenho preferencia pelo APC220 pois a principio eu gostaria de controla-lo pelo PC, mas não consigo descobrir como usa-lo :/, na verdade descobri, mas não enviando sinais em tempo real :/.
O outro modo seria usando o Radio, mas como o robô é do tipo tanque, exige controle de 2 motores, o radio permite o controle de só um :/(para frente e para trás), minha dificuldade é para fazer o robô virar, alterando a velocidade dos motores, e, se o robô estiver parado, poder gira-lo. Pensei em juntar um potenciômetro em um servo e liga-lo em série com o motor, á principio funcionou, mas se o robô estiver parado ele não poderá rotacionar :/.
Este será meu TCC do curso técnico em mecatrônica e será o primeiro robô feito na escola :D, se concluído, é claro rsrs...

Espero que vocês possam me ajudar :D

Podem enviar paginas, tópicos, imagens, tudo é valido :D

Obrigado a todos!

Exibições: 937

Responder esta

Respostas a este tópico

Já vi este :D 

a minha dificuldade mesmo é como funciona

Uma dica legal era vc usar um controle PS/2, modelo rádio, claro. Custa R$ 50 e é fácil ligar no Arduino. No meu blog tem um post que fala disso, http://automatobr.blogspot.com.br/2012/10/automacao-no-parque-20102..., mas como fala de outros assuntos vc pode achar um pouco confuso. Mas lá tem o código fonte.

Esse controle tem um alcance de uns 15m, e tem a vantagem de ser digital, ou seja, se tiver outro por perto não há interferência,

Então amigo, preciso de mais distancia :D 

Olá. A algum tempo eu fiz um robô tipo tanque, com papelão (isso mesmo, papelão!). Tive muitas dúvidas e aprendi dando umas cabeçadas. O projeto não funcionou como eu tinha previsto porém aprendi algumas coisas:

- aprendi o funcionamento de um rádio controle

- conheci um "mixer" para asas voadoras

- aprendi que papelão serve para muitas coisas, inclusive fazer robôs..

Essa parte está focada na parte mecânica. Espero que te ajude:

http://www.instructables.com/id/Cardboard-Talon-Wheels-and-Mats/

Olá! 

Sua informação foi muito útil, mas ainda resta uma duvida: Sempre terei que parar o tanque para poder vira-lo? Já que sempre que for virar os motores girarão  em sentido diferente. Quando movo o robô para frente e quevo virar só um pouco, é possível reduzir só um pouco a velocidade de um dos motores?

Olá. Com o uso do "mixer", não será preciso parar para fazer uma curva. Ele usa dois canais do rádio transmissor  para "mixar" proporcionalmente esses movimentos.

No tanque que eu fiz, usei dois servomotores standard modificados para rotação e um mixer para asa voadora.

Obs.: Em alguns rádios já têm essa função mixer. Basta configurar. No meu, como não dava, tive que comprar um separado.

Ele funciona mais ou menos assim:

Ao colocar para frente ou para trás, os dois servos giram em um sentido. Ao ir para frente ou para trás, fazendo uma curva, um dos servos vai girar mais rápido que o outro, fazendo a curva. Ao colocar para os lados, ele faz uma rotação no próprio eixo, proporcionalmente ao movimento da alavanca do joystick. Acho uma solução simples que não requer programação (a naõ ser a do mixer do rádio. Porém, nada difícil).

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço