Olá a todos!
Tenho um projeto bem simples onde aciono uma chave e armo ou desarmo um módulo relê.
O projeto possui um lcd 1602 via I2C.
O que ocorre :
Se eu manipular a saida do rele acionando um motor spendle com 12v ( O consumo medido neste momento é de 6A), tudo funciona perfeitamente.Ligo, desligo, manipulo a vontade.
Porém, se eu for manipular via 127 AC uma mera lâmpada ou um pequeno ventilador, ele aciona normalmente ... mas no momento em que desligo o relê neste caso, o dispositivo desliga normalmente mas de imediato o ATMEGA 328 congela e só reiniciando ...
Rele : 250AC 10A com opto acoplador ( já usei 3 módulos diferentes)
Alimentação do projeto : Fonte 5V / 5A ( Já tentei até com 5V 20A)
já coloquei capacitores de desacoplamento aplicados no circuito também.
Não faço a menor idééa do que possa ser o problema.
Alguma ajuda?
Tags:
Bom dia,
use snubber no seu projeto.
Isto de resolver.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Snubber
RV mineirin
Basicamente parece ser um filtro RC, acredito que vá resolver ... Mas fiquei com as seguintes dúvidas :
1 ) eu levo uma fase da rede a um ponto de contato do rele e o outro ponto do rele eu sigo pra carga, ou seja, o rele simplesmente vai ser uma chave. O filtro é aplicado em cima da tensão de 127v literalmente ou aplicado nos 2 contatos do rele que atuarão como chave?
2) Se eu usar tensão DC como já uso, o filtro pode permanecer ou nesse caso precisa ser retirado?
Sabe me dizer?
Olá.
Sim, é um filtro RC, mas a função dele é de snubber, é um conceito meio atípico.
Vc pode colocar em paralelo com a carga (melhor) ou em paralelo com a chave (vide ref).
A ideia é que a bobina da carga iria, quando desligada, gerar uma tensão "infinita" pq não encontra nenhuma resistencia em paralelo com ela. Esse valor cai tremendamente com o snubber, pq se comporta como um resistor para o pulso de frequencia elevada gerado no momento de desligar.
É preciso que o resistor seja de alguma potencia e o capacitor de tensão elevada, senão queimam.
Eu recomendo nos meus projetos sempre comprar pronto. Vende em lojas de produtos para refrigeração, por ex.
(modelo da fullgauge, o mais comum)
Cada bobina precisa de um.
Se vc usa relé precisa para o primário tb, mas pode ser o diodo, para DC é melhor.
Para ac o snubber é o melhor que se consegue ter, pq o diodo não é possível.
Para fazer um teste, se quiser, tente ligar uma lâmpada incandescente (filamento) em paralelo com sua carga. Recomendo uma lâmpada de forno. Vai ver que com a lâmpada em paralelo tudo se resolve imediatamente. O snubber faz o efeito similar, só que só consome aquilo que está fora dos 60Hz padrão.
Tive por anos uma lâmpada de forno em paralelo com a bomba do aquecimento solar em casa, simplesmente pq não voltei lá pra trocar, achei ótimo, pq eu podia saber se estava bombeando só olhando a lâmpada...
A orientação padrão é usar diodo para DC e Snubber para AC, sempre. Caso queira um sistema com flexibilidade entre AC e DC terá que ser snubber, pq o diodo não vai prestar. Não sei sobre a eficácia do snubber em DC, mas certamente é melhor que nada.
Ref:
https://www.usinainfo.com.br/outros-modulos-arduino/filtro-snubber-...
Muito grato pela explicação.
Acabei fazendo um RC com 1 resistor 100R 1W e 1 capacitor poliester 15k 450V
O problema foi absolutamente resolvido!
Eu uso diodo no primário do rele, então vou deixar o filtro nos contatos do rele como fiz, manter o diodo e agora vou testar pra DC se funciona também ou se vai explodir algo ... :-)
Posto o resultado para documentar.
Syscom,
Se o seu problema foi resolvido, para o bem de toda comunidade, siga as diretrizes do site, edite o titulo do seu post, e coloque antes dele a palavra (RESOLVIDO) desta forma outros colegas encontraram mais facilmente seu post resolvido quando tiverem problema similar.
Obrigado.
Abs.
CK
Parabéns pela explicação Eduardo.
Grande abraço,
CK
Bem-vindo a
Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)
© 2023 Criado por Marcelo Rodrigues.
Ativado por