Bom dia

Estou fazendo um projeto de faculdade. O projeto consiste em uma "tartaruguinha de trânsito", durante o dia a placa solar carrega uma bateria, durante a noite a bateria aciona 2 LEDs para iluminar a via.

Segue o circuito em anexo.

Acontece que precisamos usar o Arduino (ou outro microcontrolador) e essa parte todo o grupo é bem fraco.

Através de um xbee que estaria acoplado ao circuito (não sei ainda como acoplar) verificar se os leds estão queimados ou não e enviar um sinal pra um arduino de tempos em tempos. E depois disso teriamos uma IHM bem simplificada com a lista de algumas "tartaruguinhas" e seus devidos status.

Estamos desesperados! hahaha

Se alguem puder ajudar estamos dispostos a pagar se for o caso

Obrigado!

Exibições: 284

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Obrigado Argel

Não precisa de Arduino. 

Use um sensor fotoelétrico para perceber a escuridão. 

O circuito ja está funcionando normal, minha dúvida com relação ao arduino é outra

Me desculpe, não ter entendido.

Use um ESP8266-12, e envie os dados para um web site IOT.

No grupo aqui do LDG tem informação: http://labdegaragem.com/group/esp8266-na-garagem

Abs.

Olá Caio,

    Como o nosso nobre José gustavo falou não é preciso o arduino, pooooorem,  como se trata de um projeto escolar e se o uso de um microcontrolador no projeto se faz necessário, a minha sugestão é a seguinte:

1- Coloque um resistor alto,  algo como 1M ligando a saida da sua celula solar que esta carregando a bateria, a uma porta analogica do arduino,  lembrando do limite de 5V do arduino.

2- Crie um sketch que perceba quanto de tensão esta sendo gerado, lembre-se de colocar delays pra evitar acende e apaga em caso de nuvens.

3- Quando for lido que não esta havendo geração eletrica suficiente(só testando pra ver valores)  então mande o arduino acender os leds.

   Aqui fica a questão se a bateria ira fazer funcionar todo o circuito, ou apenas os leds, se a bateria for apenas pra os leds, o arduino deverá então acionar alguma coisa como relês, ou transistores.

   Pra fazer a acoplação de xbee ao arduino utilize o xbee shield, tem nos tutoriais aqui do lab como usar eles, isso óbvio se for obrigatorio o uso de xbee,  senão aconselho seguir o conselho do nosso nobre CK carlos Kwiek. e utilizar os esp.

    Pra verificar se os leds queimaram eu recomendo o uso de LDR proximos aos leds, pois eles percebem a intermitencia de luz, e podem lhe dar uma boa leitura.

bem , é isso ai.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço